6 curiosidades sobre abelhas que você não conhece

6 curiosidades sobre abelhas
6 curiosidades sobre abelhas - Reprodução Adobe Stock Grátis

Você quer saber algumas curiosidades sobre abelhas? Separamos alguns fatos muito interessantes e que talvez você não conheça. As abelhas são pequenos insetos famosos por sua picada dolorida, mas também bem conhecidas pelo saboroso mel que produzem. Assim, não há como não as amar.

Se você tem interesse nas abelhas ou simplesmente quer entender mais sobre sua comunidade, como vivem e até mesmo quanto de mel produzem, então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes.

6 curiosidades sobre abelhas

Vamos agora conhecer estas 6 curiosidades sobre abelhas e entrar de cabeça no mundo desses pequenos insetos únicos que trazem tanto benefício para os seres humanos e para a natureza também.

Leia também: 10 animais que usam mimetismo para sobreviver

Elas têm mais de 3000 olhos

Curiosidades sobre abelhas em relação aos olhos
Curiosidades sobre abelhas em relação aos olhos – Reprodução Adobe Stock Grátis

Uma das maiores curiosidades sobre abelhas, é a de que elas possuem mais de 3 mil olhos, mas essa visão única não é uniforme em toda a colmeia. Cada abelha tem um número diferente de olhos compostos, que são responsáveis por sua visão tão diferente da maioria dos animais e insetos.

Esses olhos compostos são estruturas complexas formadas por múltiplas facetas. Os zangões chegam a ter cerca de 10.000 facetas em seus olhos, enquanto as rainhas alcançam aproximadamente 3.500.

Enfim, as operárias, que desempenham diversas tarefas dentro da colmeia, podem ter entre 5.000 e 6.000 facetas em seus olhos.

Além desses olhos compostos, as abelhas também têm o que chamamos de omatídeos. Esses omatídeos servem para detectar mudanças na luz e ficam mais ou menos no meio da cabeça das abelhas.

Além disso, elas possuem dois olhos compostos na parte superior da cabeça, o que ajuda a ter amplo campo de visão.

Esse tipo de olho permite que as abelhas vejam em cores, incluindo o infravermelho e o ultravioleta, o que aumenta ainda mais sua capacidade de interagir com o ambiente ao redor, ajudando então na busca por flores e na comunicação dentro da colmeia.

Se comunicam com feromônios

As abelhas têm um sistema de comunicação muito sofisticado que envolve o uso de feromônios.

Os feromônios são substâncias químicas que provocam certos comportamentos entre indivíduos de uma mesma espécie. Em relação ao caso das abelhas, o uso de feromônios é muito importante para a organização da colmeia.

As operárias utilizam feromônios para se comunicarem entre si, transmitindo informações sobre a localização de alimento, perigos e outras mensagens importantes para a sobrevivência da colônia.

Já a rainha das abelhas utiliza os feromônios de forma mais complexa. Ela os libera para influenciar o comportamento e a atividade das operárias. Assim, ela vai controlando o crescimento da colônia, estimulando a produção de ovos e mantendo a ordem dentro da colmeia.

Esses feromônios também desempenham um papel importante na manutenção da sociedade e na defesa coletiva da colônia.

Essa forma de comunicação baseada em feromônios é muito importante para o sucesso e a sobrevivência das abelhas como uma comunidade bem organizada e eficiente e é uma das maiores curiosidades sobre abelhas.

Confira em seguida: Vida selvagem: o que é e qual a sua importância

Uma das curiosidades sobre abelhas é que apenas uma delas procria

Outra das curiosidades sobre abelhas é a de que em cada colmeia, existe apenas uma fêmea fértil, que é justamente a abelha rainha.

As outras abelhas são operárias que servem para realizar diversas funções na comunidade. A rainha é bem diferente fisicamente das operárias por seu corpo alongado. A principal diferença está na alimentação. Sendo assim, a rainha come apenas geleia real.

Durante seu desenvolvimento como pupa, a futura abelha rainha já come geleia real, uma substância especial que as operárias produzem. Caso a rainha atual morra e a colmeia necessite de uma nova, as abelhas selecionam uma larva para ser a nova rainha e a colocam em uma célula especial na colmeia. Nesse ambiente, ela também come a geleia real para garantir seu desenvolvimento adequado e prepará-la para o papel de liderança na colônia.

A geleia real não apenas fornece nutrientes essenciais para a rainha, mas também desempenha um papel muito importante em seu desenvolvimento reprodutivo.

Ela estimula o crescimento de órgãos reprodutivos funcionais na rainha, permitindo que ela possa no futuro liderar e povoar a colmeia. Essa dinâmica de alimentação e desenvolvimento é o que move a estrutura e funcionamento eficiente de uma colônia de abelhas.

Quanto mel cada abelha produz

Curiosidades sobre abelhas produzindo mel
Curiosidades sobre abelhas produzindo mel – Reprodução Adobe Stock Grátis

A verdade é que nós humanos consumimos mais mel do que as abelhas podem produzir, e essa é uma das maiores curiosidades sobre abelhas.

Cada abelha produz uma quantidade bem pequena de mel, que dá cerca de duas colheres de sopa durante toda a sua vida. No entanto, uma colmeia pode produzir até 50 quilos de mel, mas isso depende de diversos fatores, como o tipo de flores disponíveis na região e a quantidade de água que as flores recebem.

Outra das curiosidades sobre abelhas é de que a produção de mel é bem complexa e trabalhosa para as abelhas. Elas coletam néctar das flores e o armazenam em seus favos, onde acontece a transformação desse néctar em mel por meio da ação das enzimas que estão na saliva das abelhas.

Então, esse mel serve de alimento para as abelhas, principalmente durante os períodos quando há falta de alimentos.

Além disso, as abelhas tem um papel super importante na polinização das plantas, ajudando então na reprodução das espécies vegetais e mantendo a biodiversidade dos ecossistemas.

Portanto, a produção de mel não é apenas importante para os seres humanos, mas também para o equilíbrio ecológico e a sobrevivência de diversas espécies de plantas.

Vivem numa complexa estrutura social

Talvez você não saiba, mas, dentro da colmeia, existem três castas principais: a abelha rainha, os zangões e as operárias.

A abelha rainha é quem coloca os ovos que irão gerar futuras gerações da colmeia. Ela possui uma vida relativamente longa, vivendo cerca de cinco anos e sendo capaz de colocar aproximadamente três mil ovos por dia durante sua fase de fertilidade.

Em seguida, temos os zangões. Estes, por sua vez, são os machos da colmeia. Sua principal função é fertilizar os ovos da abelha rainha. Durante a época de reprodução, eles e a rainha se alimentam apenas de geleia real, uma substância essencial para essa função.

Já as operárias são as abelhas mais numerosas e trabalhadoras da colmeia. Elas são as que vemos coletar néctar das flores, e que fazem todo o trabalho transformá-lo em mel e armazenar nos favos das colmeias.

Além disso, as operárias fazem muitas outras tarefas, como a construção e manutenção da colmeia, alimentação das larvas e ainda defendem o território contra predadores.

Se orientam pelo sol

Uma das curiosidades sobre abelhas mais legais é que elas se orientam pelo sol.

Ao contrário de outras espécies, que se orientam de forma interna, as abelhas dependem muito do sol para isso. Graças a ele, elas são capazes de saber onde estão e onde fica sua colmeia, mesmo em dias nublados, pois conseguem perceber a luz.

E aí, gostou de conhecer essas curiosidades sobre abelhas? Comente com a gente o que você achou e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares.

Leia agora: Quais são as principais fontes de energia?

Compartilhar