Quer saber algumas curiosidades sobre os leões? Então chegou ao lugar certo. Neste artigo, o Mundo Curioso vai te mostrar 10 curiosidades incríveis sobre o “Rei da Selva”. Confira!
10 curiosidades sobre os leões
Os leões (Panthera Leo) são um dos maiores felinos do mundo, ficando atrás apenas dos tigres, sendo carnívoros vorazes e muito bem estabelecidos dentro das savanas africanas, território onde são verdadeiros reis.
1. Os leões vivem em grupos, liderados pelo macho alfa
Uma das maiores curiosidades sobre os leões é que, diferentemente de outras espécies de felinos, eles vivem em grupos, chamados orgulhos. Nesse caso, a formação padrão desses orgulhos é um macho alfa, algumas fêmeas e muitos filhotes, sendo uma média de 40 indivíduos.
2. Cada grupo conta com territórios bem estabelecidos
Como são grupos bem demarcados, cada um desses orgulhos tem seu próprio território, onde vivem e caçam. O alfa atua justamente na proteção dessa área, impedindo que outros leões entrem dentro de suas demarcações. Para isso, se utilizam de seus imponentes rugidos, que alcançam até 9 km de distância, e também de marcações com odores.
3. São as fêmeas as grandes responsáveis pelas caçadas
Dentro dos orgulhos, as divisões das funções são muito bem respeitadas. Nesse caso, enquanto o alfa é o responsável por proteger o território no qual está estabelecido, as leoas cuidam das caçadas e também dos cuidados com os filhotes.
4. As caçadas costumam acontecer durante o entardecer e a noite
Por ser um gigantesco felino e precisar de bastante energia para manter seu reinado, os leões costumam passar grande parte do dia simplesmente dormindo e descansando.
Por isso, é muito comum que as presas passem perto dos bandos, sem que nenhum ataque seja feito. Apenas quando o horário está mais apropriado é que as caçadas acontecem, uma vez que os leões, assim como os gatos, têm excelente visão noturna, e não tem a menor dificuldade em caçar a noite.
Isso não quer dizer, é claro, que eles não caçam de dia também. Mas, na grande maioria das vezes, não é isso que acontece. Um detalhe interessante é que o primeiro pedaço sempre é do alfa.
5. Os filhotes são criados juntos
Como cada orgulho tem seu alfa, é justamente ele o pai de todos os filhotes do bando. Nesse caso, as leoas têm um trabalho em conjunto na hora de cuidar dos mais jovens, independentemente de quem seja a mãe. Essa é também uma das principais curiosidades sobre os leões.
Para se ter uma ideia, um filhote de leão mama em qualquer leoa que esteja amamentando, sendo essa uma responsabilidade geral realmente. O que importa para o grupo é o desenvolvimento de um orgulho saudável e forte, para dar continuidade a espécie.
6. Os orgulhos também podem ser liderados por coalizões de leões
Embora seja normalmente apenas um leão alfa que lidere o grupo, ou até mesmo dois leões adultos. Não são raros os casos em que leões nômades façam coalizões para dominar mais territórios.
Assim, três ou quatro leões se juntam e atacam outros orgulhos, destronando o macho alfa e ficando com as fêmeas para si. Nessas situações, não necessariamente tenha um alfa dentro da coalizão, apesar desta também ser uma possibilidade.
Outro fator importante é que, por serem mais de um leão macho, as coalizões não se contentam com apenas um orgulho, e tendem a expandir seu território cada vez mais, dominando essas áreas juntos.
7. Quando um leão é destronado, seus filhotes geralmente são mortos
A meta principal de um leão é deixar descendentes seus, para dar continuidade a sua linhagem. Nesse caso, quando um leão é destronado, ele é morto ou expulso do bando, e tudo o que interessa para o invasor são as leoas e o território em si.
Ou seja, os filhotes do macho alfa anterior não têm a menor relevância para o novo líder, e por isso, geralmente, eles são mortos. Isso faz com que as leoas entrem no cio novamente, e estejam aptas a gerar filhos seus.
Em muitas situações, porém, o leão pode matar apenas os filhotes machos, e deixar as fêmeas para crescerem e integrarem o bando, ou até mesmo permitir que todos os filhotes fiquem vivos.
8. O título de “Rei da Selva” é usado de forma equivocada
Outro ponto que entra nessa lista de curiosidades sobre os leões é que o título de “Rei da Selva” não cabe muito bem aos leões. Isso se deve a um fato bem simples, uma vez que, na verdade, a espécie não vive em selvas, mas sim nas savanas africanas.
O termo, aliás, surgiu devido a sua imponência, e também por causa da juba característica do leão macho, que parece um tipo de coroa. Além disso, o título de “Rei da Savana” lhe cai muito bem, sendo o predador topo de cadeia alimentar na África.
9. A cor da juba diz a idade do leão
A juba, que são os pêlos que cobrem o pescoço e cabeça do leão macho, muda de cor conforme sua idade vai avançando. Nesse caso, quando jovem, sua coloração é mais clara, e vai escurecendo cada vez mais quando o leão fica adulto.
10. Os leões estão na lista de vulneráveis à extinção
Embora possa não parecer, uma vez que eles são muito bem estabelecidos dentro da cadeia alimentar, uma triste curiosidade sobre os leões é que eles fazem parte da lista de animais vulneráveis à extinção, da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Para se ter uma ideia, atualmente existem apenas 21 mil leões na natureza, um número preocupante. Como comparativo, há 415 mil elefantes na África, o que demonstra essa vulnerabilidade.
Antes bem estabelecido na África, Ásia e Europa, o leão vive atualmente apenas na região subsaariana do continente africano, e conta com uma pequena população que fica próximo ao Parque Nacional da Floresta Gir, na Índia.
Essa redução deve-se, dentre outros fatores, à diminuição do seu território, provocado pelo avanço da população humana.
Fontes: WWF – Lion World Travel
Imagem: Wikipédia