O que é flora e fauna?

O que é flora e fauna - Pixabay
O que é flora e fauna - Pixabay

É verdade que termos como flora e fauna são muito comuns, já que compreendem as plantas e os animais, respectivamente, de um lugar. Mas, você sabe realmente o que é flora e fauna?

Neste artigo, além de entender mais profundamente cada um desses termos, você vai poder conferir diversos outros aspectos importantes quanto a essa temática. Acompanhe!

O que é flora e fauna?

Como mencionado, enquanto a flora está ligada às espécies vegetais, a fauna compreende as espécies animais de uma região.

Mas para entender de uma forma mais completa cada um dos termos, é preciso considerar cada uma das partes separadamente.

Veja agora: O que é lago: características, tipos, exemplos e como se forma

O que é flora?

O que é flora e fauna? 1
Flora – Pixabay

A flora, dentro do campo da ecologia e botânica, trata-se do conjunto de táxons de plantas, ou seja, representa as espécies vegetais de uma determinada região ou então de um determinado período.

Esse é o nome da deusa romana das flores e da primavera, de onde o termo se originou.

Um ponto interessante, dentro desse contexto, é que a flora varia bastante quanto a sua designação e delimitação.

Isso porque há a flora de uma floresta, de uma região, de um bioma, de um país ou de um continente inteiro, a exemplo da fauna brasileira, fauna da amazônia, etc. bem como a ligada a períodos específicos da vida na Terra.

Tipos de flora

Há muitas formas de classificar e tipificar a flora. No entanto, a forma mais comum é dividi-la em dois grandes grupos principais, compreendendo as espécies nativas e agrícolas.

A flora nativa engloba justamente todas as espécies de plantas, arbustos, árvores e flores que surgem naturalmente dentro de um local específico.

Já a flora agrícola são todas as espécies que acabaram sendo cultivadas pelo ser humano, seja para a produção agrícola em si, ou a nível ornamental, para os jardins.

O que é fauna?

O que é flora e fauna? 2
Fauna – Pixabay

A fauna, por outro lado, está ligada à vida animal de uma determinada região ou período.

É o termo correspondente da flora dentro desse cenário animal, representando o conjunto de suas espécies.

Ou seja, também é caracterizado por essa variação e diferentes abrangências, como a fauna brasileira, a fauna do pantanal, etc.

Tipos de fauna

Também é comum dividir a fauna em dois grandes grupos principais, tal como ocorre na flora, sendo eles o silvestre e a doméstica.

A fauna silvestre compreende as espécies selvagens, por assim dizer, que não são domesticadas ou criadas pelo ser humano.

Já a fauna doméstica é o contrário, designando as espécies animais que foram domesticadas pelo homem, como os porcos, cavalos, gatos, cachorros, vacas, etc.

Saiba mais: Qual a diferença entre golfo e baía?

O que é flora e fauna endêmica, nativa e invasora?

Um ponto importantíssimo ao explorar o conceito por trás de o que é flora e fauna, é justamente entender mais a fundo os termos endêmico, nativo e invasor. Acompanhe!

Flora e fauna endêmica

As espécies endêmicas, sejam elas animais ou vegetais, são aquelas que evoluem, desenvolvem-se e vivem em um local específico, sendo encontrada apenas dentro de uma região ou país.

Em outras palavras, são exclusivas de um território específico, nativas apenas desse lugar.

Flora e fauna nativa

Embora sejam tratados, às vezes, como sinônimos, endêmica e nativa não são exatamente a mesma coisa.

Isso porque as espécies nativas, também chamadas de indígena ou autóctones, são aquelas que possuem sua origem natural em um determinado território, mas não precisam ser necessariamente endêmicos, isto é, não precisam ser exclusivos dessa área em determinado.

Em outras palavras, embora sejam naturais da região, também podem ser encontradas naturalmente em outras partes do planeta.

Flora e fauna invasora

Por fim, há ainda a fauna e flora invasora, que são as espécies de animais e plantas que não são naturais da região, e acabaram chegando ao lugar de alguma forma.

Em muitos casos, os seres humanos são os grandes responsáveis por essa movimentação, já que somos nós que acabamos introduzindo intencionalmente ou acidentalmente espécies invasoras dentro de um outro território.

Considerando a harmonia instaurada no local ao longo de milhões de anos de evolução, a introdução de uma espécie nova é capaz de gerar impactos catastróficos ao ecossistema.

Ao prosperar, ela afeta diretamente as espécies nativas e endêmicas, que não estão adaptadas a sua presença.

Flora e fauna no Brasil

É impossível tratar sobre o que é flora e fauna e não mencionar o Brasil, que é um grande destaque desse contexto.

Afinal, com suas dimensões continentais e a Floresta Amazônica em seu interior (somado a outros biomas ricos em biodiversidade), trata-se simplesmente do país com a maior diversidade em fauna e flora do mundo.

Quanto à fauna, são impressionantes 123 mil espécies de animais, englobando os vertebrados e os invertebrados.

Já em relação à flora, as estimativas chegam a mais de 50 mil espécies de plantas e algas, onde mais da metade são endêmicas do território brasileiro, existindo somente em nosso país.

A biota: a soma de ambas as partes

Enquanto a flora compreende a parte vegetal e a fauna a parte animal, a soma de ambas essas partes é chamada de biota.

A biota, nesse caso, é o conjunto de todos os organismos vivos de um local ou época, o que inclui ainda os fungos.

O termo foi utilizado pela primeira vez no comecinho do século XX, quando o herpetólogo, ornitólogo e zoólogo noroeguês/norte-americano Leonhard Stejneger o criou.

Assim como ocorre em suas divisões, a biota varia muito em escala, podendo compreender a vida em uma pequena floresta, de um rio, de um país, de um continente ou de todo o planeta terra.

Somado aos demais compartimentos terrestres com os quais interage, ela forma justamente a biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, o maior nível de organização ecológica existente.

Confira também: O que é o ciclo da água: características, etapas e importância

Compartilhar