O que é lago: características, tipos, exemplos e como se forma

O que é lago - Wikipédia
O que é lago - Wikipédia

Se você quer saber o que é lago, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, vou te contar com mais detalhes o que realmente é um lago, suas características, tipos, exemplos de destaques ao redor do mundo e muito mais. Acompanhe!

O que é lago?

Um lago, em termos práticos, pode ser conceituado como sendo uma grande massa permanente de água que se deposita em depressões no solo.

Esses corpos d’água, por definição, são cercados por terra, não tendo uma comunicação direta com o oceano.

Geralmente, os lagos são formados de água doce, e surgem por meio da contribuição das chuvas, águas subterrâneas, rios, riachos, etc.

Eles se localizam dentro de uma bacia hidrográfica e fazem parte do ciclo da água do planeta Terra.

Aliás, é nos lagos onde estão grande parte da água doce utilizável ao redor do mundo.

Cerca de 98% das águas superficiais disponíveis para uso ficam armazenadas nesses locais.

Qual a diferença entre lago e lagoa?

Oficialmente, não há uma distinção bem definida quanto a diferença entre um lago e uma lagoa. No entanto, pode-se dizer que o lago é um corpo d’água bem maior e mais profundo.

Além disso, enquanto as lagoas são mais localizadas e tem uma origem mais simples e específica, os lagos são mais abrangentes, possuem uma origem mais antiga.

Veja também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Características dos lagos

Além do conceito, outro ponto importante para entender o que é lago é conhecer melhor suas principais características. Acompanhe!

Ecossistemas lênticos

Diferentemente dos rios, que são ecossistemas lóticos (caracterizados pela presença de água em movimento), os lagos são ecossistemas lênticos.

Ou seja, assim como as lagoas, lagunas e pântanos são corpos d’água fechados, não apresentando um fluxo contínuo de água.

Processo de drenagem ou sistema endorreico

Como mencionado, os lagos não costumam possuir uma comunicação direta com o oceano.

Em muitos casos, na verdade, os lagos são endorreicos, perdendo o seu excesso de água apenas pelo processo de evaporação e filtração.

A depender do tipo, também há casos em que existe uma saída natural, como um rio ou riacho, que mantém o nível de água presente na área.

São recentes

Geologicamente falando, grande parte dos lagos presentes na Terra são recentes.

Como um lago se forma?

O que é lago: características, tipos, exemplos e como se forma 1

O principal motivo que leva a existir diferentes tipos de lagos é justamente o fato de sua formação ocorrer através de processos variados. Tudo depende diretamente da geomorfologia do terreno.

De toda forma, movimentações tectônicas, vulcões, ação dos rios e mares, ações antrópicas, etc. são muitas as origens desse corpo d’água.

Saiba mais: O que são águas superficiais?

Tipos de lagos

Os principais tipos de lagos existentes são classificados justamente levando em consideração sua origem e formação.

Lagos tectônicos

Os movimentos tectônicos criam grandes e profundas depressões na crosta terrestre, levando a área a tornar-se um potencial ponto de acúmulo de água. Esse, aliás, é um processo comum na formação dos lagos.

Lagos vulcânicos

Como o próprio nome permite entender, ele ocorre em crateras de vulcões extintos, que tornam-se um ponto de acúmulo perfeito também.

Lagos glaciares

O poder erosivo das geleiras, além do seu próprio peso, acaba gerando depressões no terreno, que é preenchido com água líquida após o descongelamento da área.

Lagos fluviais

Como mencionado, há também casos em que um lago surge através da ação de um rio ou córrego, com os sedimentos acumulados criando uma barreira que represam a água.

Lagos residuais

Outra variação bem característica é quanto aos lagos residuais, formados por água salgada de antigos mares que acabaram sendo represadas também devido a movimentação das placas tectônicas.

Lagos antrópicos (artificiais)

Como não poderia ser diferente, os seres humanos também foram capazes de criar novos tipos de lagos, que são chamados de antrópicos ou artificiais.

Os reservatórios, usados para abastecer as cidades, por exemplo, se enquadram dentro dessa classificação.

Exemplos de lagos ao redor do mundo

O que é lago: características, tipos, exemplos e como se forma 2

Por fim, um último ponto importante dentro dessa temática sobre o que é lago, é quanto a alguns dos principais lagos ao redor do mundo. São eles:

Lago Baikal

É justo começar a lista com o Lago Baikal (ou Baical), localizado na Sibéria, Rússia.

Isso porque estamos falando simplesmente do maior lago de água doce do planeta, considerando o seu volume, além de ser o mais antigo e mais profundo.

São cerca de 25 milhões de anos de origem, 1 680 metros de profundidade, 636 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura.

Lago Superior

Em extensão territorial, por outro lado, o maior lago de água doce do mundo é o Lago Superior, um dos cinco Grandes Lagos, que fica entre o Canadá e os Estados Unidos.

A área total é de 82.414 km², superando e muito os 31.500 km² do Baikal.

Nesse contexto, aliás, é possível ter uma ideia bem clara da diferença entre extensão e volume, já que, mesmo menor em área, o volume do Baikal supera simplesmente o de todos os Grandes Lagos somados.

Mar Cáspio

Nem só de água doce são formados os lagos, exemplos como o Mar Morto também se encaixam nessa classificação.

Um destaque especial, no entanto, vai para o Mar Cáspio que é considerado o maior lago do planeta Terra.

Trata-se de um corpo de água fechado e interior que fica entre a Europa e a Ásia, e possui nada menos que 371.000 km2.

E aí, deu para entender o que é lago?

Como foi possível observar, não é difícil entender o que é lago, já que apesar da sua semelhança com as lagoas, difere bastante dos demais corpos d’água superficiais comuns.

Confira também: Qual a diferença entre golfo e cabo?

MARCADO: , ,
Compartilhar