Algumas curiosidades sobre o trânsito chamam a atenção por causa da sua própria regra ou natureza inusitada. Sejam leis que não são cumpridas ou fatos curiosos, a verdade é que o trânsito proporciona discussões interessantes sobre o seu movimento. Então, veja a seguir 12 curiosidades sobre o trânsito que talvez não sabia.
Conheça 12 curiosidades sobre o trânsito
1. É permitido dirigir sem camisa, mas não sem calçado
O Código de Trânsito Brasileiro não possui uma regra quanto ao motorista dirigir sem camisa. Até o momento, não há alterações que proíbam um motorista de dirigir sem a parte de cima do vestuário. Entretanto, o contato frequente do cinto com a pele pode causar irritações no corpo do condutor.
Por sua vez, o CTB proíbe que um motorista dirija descalço ou use um calçado que possa sair dos pés. Ou seja, nada de usar sandálias ou calçados do tipo enquanto dirige. Caso seja pego, o condutor receberá multa e 4 pontos na CNH.
2. Os maiores engarrafamentos do mundo
Segundo o Guiness Book, a França protagonizou o maior congestionamento já registrado na história. Em fevereiro de 1980, um congestionamento de 175 km se estendeu de Lyon até Paris. De acordo com registros, o clima dificultou a passagem dos carros pelas ruas e estradas da França.
Porém, uma das mais recentes curiosidades sobre o trânsito indicou que a situação quase se repetiria em 2010. Em Pequim, muitos carros ficaram quase 12 dias presos no trânsito. Registros afirmam que o engarrafamento chegou a se prolongar por mais de 97 km.
Esse congestionamento em Pequim aconteceu por causa dos caminhões que transportam carvão pela cidade. Os motoristas que não conseguiam sair chegaram a comprar água e comida vendida por locais a um custo quase 10x acima do normal.
3. Não precisa pagar multa antes de recorrê-la
Muitas pessoas acreditam que é necessário pagar uma multa antes de acionar o recurso contra ela. No entanto, todo motorista tem direito ao recurso ou defesa prévia, sendo esse direito garantido por lei, mas nem todos sabem dessas curiosidades sobre o trânsito. O pagamento das infrações só é obrigatório quando o processo administrativo decidir contra o motorista.
O condutor que desejar apelar para o recurso pode contratar advogados especializados na causa. Além da defesa, eles ajudarão o motorista a decidir a melhor estratégia para anular a multa. Quem desejar pagar a multa antecipadamente, é possível economizar até 20% do valor da infração.
4. O motorista sempre deve manter o braço dentro do veículo
Um hábito bastante comum entre motoristas e passageiros é colocar o braço para fora da janela. Porém, o condutor pode receber uma infração média ao ser flagrado com o braço para fora do carro.
Dentre as curiosidades sobre o trânsito, essa é uma das mais ignoradas. Por esse motivo, o motorista também deve evitar manter o braço fora por segurança. Afinal, as chances dele esbarrar em outro veículo e sofrer acidentes aumentam bastante. Por esses motivos, é essencial manter o corpo dentro do veículo e ficar atento ao caminho.
5. Perda de tempo anual
Autoridades da Europa registraram uma das curiosidades sobre o trânsito mais preocupantes da lista. Motoristas de Amsterdã, Bruxelas, Colônia e Londres chegam a ficar mais de 50 horas presos no trânsito anualmente. Em Manchester, Paris e Utrecht a média chega a ser maior que 70 horas.
6. Transporte público é uma opção para economia
Uma das curiosidades sobre o trânsito mais amadas pelos ambientalistas é a economia causada pelo transporte público. Estima-se que 3,2 bilhões de litros de gasolina sejam poupados todos os anos com o uso do transporte público. A quantidade de combustível economizada equivale a uma fonte de energia capaz de aquecer e fazer a manutenção de 25% das casas americanas.
Não o bastante, um ônibus consegue transportar uma quantidade de passageiros equivalente a ocupantes de 30 carros. O melhor é que o ônibus ocupa o mesmo espaço que três veículos enfileirados. Logo, com a melhora de políticas do transporte público, é possível economizar recursos e agilizar a condução de passageiros.
7. É proibido molhar/jogar água nos pedestres
Segundo o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido jogar água nos pedestres. Tal situação acontece quando um motorista passa por cima de uma poça de água ou detritos para atingir um pedestre de propósito. Apesar de parecer algo engraçado, a lei adverte a atitude com infração média.
8. O transporte público diminuiria o uso de petróleo
Estima-se que se 1 em cada 10 norte-americanos tivesse o transporte público como preferencial, o consumo de petróleo estrangeiro diminuiria. Atualmente, os EUA ainda importam petróleo da Arábia Saudita. Nesse sentido, mais passageiros nos transportes públicos significaria menos motoristas nas ruas.
9. Grávidas devem evitar dirigir a partir do 8° mês de gestação
Uma das curiosidades sobre o trânsito mais comuns entre as pessoas era se grávidas podem dirigir. Nesse sentido, médicos recomendam que as gestantes evitem conduzir um carro pelos dois meses finais da gestação.
Segundo especialistas, a placenta pode ser deslocada em caso de freadas abruptas. Como resultado, a mãe e o bebê podem sofrer ferimentos graves ou fatais.
10. O engarrafamento ajuda no desperdício de gasolina
Nos EUA, um condutor que fica preso em engarrafamentos com frequência chega a gastar 375 litros de gasolina anualmente. Não o suficiente, cada motorista chega a perder mais de US$1.000,00 todos os anos por causa do trânsito parado. Quem prefere economizar certamente não gostou de descobrir essas curiosidades sobre o trânsito.
11. Atrasos de bilhões
Por causa dos engarrafamentos, os norte-americanos chegam a acumular 5,7 bilhões de horas em atraso. As curiosidades sobre o trânsito indicam que a soma de todas as horas das pessoas que se atrasam chegam a mais de 100.000 anos.
12. O Google Maps usa o seu celular para calcular a velocidade do tráfego
Uma das curiosidades sobre o trânsito mais interessantes é o uso do Smartphone para acompanhar a velocidade do tráfego. O Google Maps tem acesso à quantidade de pessoas que estão logadas no aplicativo. Em seguida, a plataforma calcula que se houver um grande número de usuários concentrados em uma região, o tráfego está lento.
Matt Laroche, ex-funcionário do Google, afirma que o tempo de chegada em um local depende de vários fatores. Por exemplo, a velocidade média do trânsito em alguns horários, o tipo de asfalto e viagens de outros motoristas.
Considerações finais sobre curiosidades sobre o trânsito
As curiosidades sobre o trânsito revelam situações e diretrizes inusitadas pouco conhecidas da maioria dos motoristas. Mesmo assim, um bom condutor deve permanecer atento às leis que regem o trânsito de uma cidade. Dessa forma, é possível manter o trânsito mais fluido e dar exemplo de cidadania aos outros condutores.
Fonte: Mapon – Kickass Facts – Planalto
Imagem: Wikipédia