O que é a lua azul?

Lua azul

Já ouviu falar na lua azul? Descubra tudo sobre esse fenômeno!

Blue moon… you saw me standing alone…” Na voz de Elvis Presley, um certo fenômeno da natureza ganhou destaque pelo mundo. Muitos conhecem outros acontecimentos parecidos, principalmente por conta das mudanças impressionantes. Todavia, mesmo este tímido e raro momento foi capaz de inspirar uma das canções mais famosas do mundo. Estamos falando da lua azul!

Assim como vários outros fenômenos cósmicos, a lua azul desperta muita curiosidade em quem ouve falar dela. Dessa forma, continue lendo para saber mais!

O que é a lua azul?

Lua minguante
Fonte: Pixabay

Talvez, ao ouvir falar dela, você pensou que fosse algo muito incrível. Uma lua gigantesca, de cor azul, bem no estilo de filme de ficção científica. Entretanto… talvez a realidade não seja tão legal assim.

Isso se deve ao fato de que a lua azul é apenas o nome dado para a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Assim, ela é rara porque só acontece de 2 em 2 anos. Também, uma explicação mais antiga é de que a lua azul é a terceira lua cheia de uma mesma estação.

Segundo algumas fontes, as duas definições diferentes existem porque o astrônomo James Hugh Pruett entendeu errado o que leu em uma revista e espalhou o erro em outras publicações.

A lua azul é mesmo azul?

Não! Apesar do nome, não há nenhuma diferença entre uma lua cheia comum e uma lua desse tipo. É tudo uma questão de definição, como dissemos acima.

Apesar disso, uma lua cheia em um céu limpo e estrelado é sempre muito bela, e a lua cheia dessa categoria traz um certo encanto por ser rara. Também, se você é fã de astronomia, pode tentar acompanhar de dois em dois anos cada lua azul que aparece no céu.

Existem outras parecidas?

Sim! A lua negra, por exemplo, é uma lua que aparece aproximadamente a cada 33 meses, quando um mesmo mês tem duas luas novas. Assim como no caso da azul, a lua negra também tem outra definição: quando não há lua nova no mês. Nesse caso, a lua negra só ocorre em fevereiro.

Também há a lua do lobo, a primeira lua cheia de janeiro. Muitas culturas usam esse termo pois acreditam que é a época em que os lobos estão mais famintos e uivam mais do que o normal.

Por fim, há até a lua rosa. Ela é a primeira lua cheia de abril, tendo em vista que marca o inicio da primavera no hemisfério norte e a chegada das lindas flores. Como no Brasil a primavera acontece em setembro, não temos lua rosa.

O que é lua cheia?

Embora já tenhamos falado do assunto, vale a pena trazer uma explicação rápida. Assim, a lua pode ser vista da Terra de diferentes formas, que mudam conforme sua posição em relação a nós e ao sol.

Dessa forma, em determinados dias ela simplesmente não está visível (lua nova), aparece discretamente (lua crescente), pela metade (quarto crescente), totalmente exposta (lua cheia), novamente pela metade (quarto minguante), e apenas parcialmente visível (minguante), até sumir completamente de novo.

A lua cheia, então, recebe esse nome por ser justamente o período em que a lua aparece em sua completude. Também é um período muito importante, principalmente pois causa certas mudanças no nosso planeta.

A mudança mais perceptivel é nas marés, tendo em vista que durante a fase de lua cheia grande parte dos continentes passa a receber uma maré mais alta. De forma curiosa, a lua nova também tem efeito semelhante. Isso se deve ao fato de que, nesses períodos, a lua está mais próxima dos continentes que habitamos.

Já nas outras fases, a lua está mais próxima dos polos da terra. Por isso, a maré nas regiões habitadas por humanos costumam ser mais baixas. Muito interessante, né?

Se a lua azul não muda de cor, alguma muda?

Lua de sangue
Fonte: Pixabay

Essa é uma ótima questão. Como citamos anteriormente, várias classificações da lua que usam cores em seus nomes não representam nenhuma diferença real, o que decepciona alguns entusiastas.

Todavia, há sim fenômenos capazes de mudar a cor da lua! A mais famosa delas é a Lua de Sangue. Assim, apesar do nome tenebroso, a Lua de Sangue nada mais é do que um eclipse total de uma lua cheia. Por conta da forma como os raios do sol são tapados pela lua, os poucos que conseguem chegar a Terra sofrem com um espécie de “esticamento”, o que resulta em uma impressão de que a lua está vermelha.

Há lua azul em luas de outros planetas?

O que é a lua azul? 1
Fonte: NASA

Vários outros planetas do sistema solar também possuem luas. Na verdade, alguns até possuem mais de uma lua, com Júpiter possuindo 79 em sua órbita.

Dessa forma, há lua azul em outros planetas? Bom, não e sim. Acontece que outros planetas possuem períodos diferentes em relação a Terra. Por exemplo, pense em Vênus. Enquanto a Terra demora 24 horas para girar completamente em seu próprio eixo, Vênus demora cerca de 116 dias!

Já para dar uma volta ao redor do Sol, a situação se inverte: 1 ano em Vênus tem apenas 225 dias. Desse modo, a forma como contabilizamos o tempo na Terra não pode ser aplicada em planetas diferentes.

Apesar disso, as fases da lua também acontecem nas luas desses planetas. Dessa forma, caso você vá em Saturno, poderá observar a lua cheia, nova, minguante… Tudo ao mesmo tempo. Isso se deve ao fato de que Saturno possui 62 luas delas e todas se mostram em diferentes posições ao mesmo tempo.

Inclusive, o satélite Cassini, enviado pela Nasa para observar Saturno, conseguiu fotografar diferentes fases de suas luas. Assim, você não precisa imaginar, basta ver a imagem acima.

Conclusão

A lua é com certeza um dos corpos celestes mais interessantes que a raça humana tem contato. Tão perto e tão longe, já foi vista como figura central em religiões, parte importante de mitos e guia para diversos rituais. Além disso, foi nela que a mais famosa missão espacial pousou. Por isso, é sempre um prazer falar sobre a lua!

Gostou do nosso texto? Então continue acompanhando a página e nos siga nas redes sociais para saber muito mais!

Fontes: NASA Solar System Exploration(brighthub.com) Britannica
Imagens: Amantes Lua Amor – Foto gratuita no Pixabay

Compartilhar