Um ano é constituído por dezenas de feriados e outras datas comemorativas, como Tiradentes, Dia do Índio, dentre tantos outros, que de certa maneira homenageiam alguém ou destacam um ponto importante. Acima de tudo, há dias célebres que representam o começo de um novo ciclo, como o 22 de abril, conhecido nacionalmente pelo descobrimento do Brasil. Mas… Você sabe como isso, de fato, aconteceu? Ou as lembranças do que aprendeu nas aulas de História já se espaireceram sobre a mente com o avançar dos anos?
Em primeiro lugar, os séculos XV e XVI protagonizaram grandes navegações e descobrimentos, foi justamente entre esse período que os portugueses chegaram pela primeira vez nas costas brasileiras. Então, não há melhor oportunidade para entender, ao certo, como foi o choque de culturas com aquela população que já morava aqui. Sobretudo, essa ‘operação’ não foi trabalho apenas de um homem, contudo, quando falamos em descobrimento do Brasil automaticamente o nome ‘Pedro Álvares Cabral’ invade nossos pensamentos.
Ele era um grande diplomata a caminho da Índia. Naquela época, os navegantes de Portugal acreditavam que poderiam chegar ao continente asiático apenas viajando pelo oeste. Foi aí que Cabral desembarcou em Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1.500. Sendo assim, o dia 22 de abril é efetivamente a data em que os portugueses pisaram em terras brasileiras, na verdade é o que dizemos às crianças, todavia a realidade é bem diferente.
O descobrimento do Brasil não aconteceu como imaginamos
Vamos aos fatos, por mais chocantes que eles sejam? Evidências históricas apontam que o verdadeiro descobridor do Brasil foi Duarte Pacheco Pereira, em uma missão ultra secreta sob encomenda do rei Manuel de Portugal. Acima de tudo, a expedição tinha como objetivo principal descobrir o que estava além da linha imaginária, que o Tratado de Tordesilhas definiu no período em questão. Tal tratado foi assinado entre Espanha e Portugal, como maneira de dividir qualquer território que fosse descoberto nesse lado do globo terrestre. Essa viagem de Pacheco aconteceu em 1498, mas os escritos sobre sua passagem ao Brasil, especialmente por Amazonas e Pará, saíram somente em 1505. Com isso… 22 de abril é o dia oficial do Descobrimento do Brasil? Não exatamente!
Então, em 1500 o descobrimento oficial de nosso território aconteceu, quando os portugueses conheceram os índios tupinambá, cerca de 5 milhões nativos que habitavam no país. Ou seja, se existíssemos naquela data, teríamos mais chances de aprender o tupi ao invés do português. Certamente os índios tiveram dificuldades em recepcionar os recém-chegados, afinal, perderam território e morreram em decorrência das doenças europeias. Além do mais, os portugueses escravizaram esses índios por muitos séculos.
Sobretudo, Portugal não colocou as mãos em nossas terras à toa, haviam vários motivos por trás dessa chegada. Primeiramente, além da exploração do território, queriam estabelecer assentamentos e monopolizaram o comércio do Pau-Brasil. Mais tarde, essa árvore deu o nome ao país, e os portugueses decidiram dividi-lo em capitanias, e Brasil se tornou uma colônia oficial até 1822, quando Dom Pedro I declarou sua Independência.
Curiosidades sobre o Brasil
Entre os séculos XV e XVI, Portugal era um grande reino ibérico com apenas um milhão de habitantes, com água por todos os lados e uma hostil Castela à leste. Sendo assim, sem ferramentas para conquistar territórios próximos, exploradores e marinheiros do país decidiram ultrapassar a linha imaginária para descobrir o que havia além. Ok, já entendemos como foi o descobrimento do Brasil, mas há coisas fantásticas que ainda precisam ser ditas.
Agora, separamos fatos incríveis sobre nosso país, que refletem na maneira em que os estrangeiros nos enxergam:
- Evidências relativamente recentes apontam que a colonização humana no Brasil teve início por volta de 30.000 anos;
- O Brasil é tão grande em extensão territorial que faz fronteira com todos os países do continente sul-americano, exceto Equador e Chile;
- Ainda falando de extensão territorial, somos o quinto maior neste quesito, e o sexto em população, com mais de 200 milhões de habitantes;
- Fomos o último país das Américas a abolir definitivamente a escravidão, em 1888;
- Não há dúvidas de que o futebol é o esporte mais popular por aqui, e a seleção masculina conquistou um recorde de cinco Copas do Mundo.
- De acordo com o Guiness Book of World Records (Livro dos Recordes Mundiais), a maior quantia de dinheiro roubada de um banco aconteceu em Fortaleza, nos dias 6 e 7 de agosto de 2005. Uma gangue de até 10 criminosos cavou um túnel para apreender cinco contêineres de dinheiro, uma bolada de quase 70 milhões de dólares;
- Os brasileiros são, geralmente, descendentes de três grupos étnicos: africanos, europeus e ameríndios;
- Sete sítios naturais e 14 culturais são declarados Patrimônio Mundial da UNESCO;
- O Rio de Janeiro, que já foi capital do país, sedia o maior carnaval do mundo. Em 2018, por exemplo, a data comemorativa atraiu mais de seis milhões de participantes, um recorde absoluto.
Considerações finais
Com ocupação de metade da massa terrestre da América do Sul, o território brasileiro é o grande destaque do continente, tanto em habitantes como em tamanho. Infelizmente, nossa história está repleta de turbulências econômicas, que oscilam entre períodos de fartura e colapsos. Acima de tudo, temos a cultura de um grande caldeirão, que tradicionalmente acolhe o mundo inteiro. Por aqui, também há uma das principais produções de café, a economia é ativa nos setores manufatureiro, mineração, agrícola e serviços.
‘Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza… Que beleza’, quem é que nunca cantou essa estrofe? E aí, ficou surpreso com as revelações em torno do descobrimento do Brasil? Não foi Pedro Álvares Cabral que pisou por aqui primeiro! Então, que tal compartilhar esse conteúdo incrível em suas redes sociais? Sem dúvidas muitas pessoas irão se surpreender, além disso, continue sintonizado em todas as curiosidades que ainda vão pintar no Mundo Curioso.
Fonte: Rio Andlearn – USNews
Imagem: Wikimedia Commons