Qual a diferença entre casar e caçar?

Qual a diferença entre casar e caçar? 1

A língua portuguesa é algo tão cheia de sutilezas que é frequente que mesmo seus falantes fiquem confusos. Isso ocorre quando a distinção de uma simples letra é suficiente para que palavras de escrita semelhante tenham sentidos distintos. Um exemplo é quando queremos saber qual a diferença entre casar e caçar.

Vamos mencionar aqui duas sentenças. A primeira é “Ela caçou na igreja lá na sexta-feira”. A outra é “Ele mandou os cães casarem a raposa no matagal”.

O que se pode perceber é que essas frases estão erradas. E ao mesmo tempo não estão. Afinal, você pode interpretar como alguém que foi caçar algo na igreja, ou os cachorros se casando com a raposa. Enfim, interpretações literais bem inconvencionais.

Mas pelas convenções da língua e do senso comum esperamos outras atribuições a essas palavras. Por isso vamos ajudar a entender direito qual a diferença entre casar e caçar. Lançando mão das ciências da língua para esse fim.

Fotografia de um casamento realizado ao céu aberto
Momento de casar ao céu aberto. (Imagem: PIXNIO – Marko Milivojevic)

Casar vai muito além da grinalda

Vamos começar pela palavra casar. É uma palavra muito mais simples de se tratar quando o assunto é qual a diferença entre casar e caçar. Mas, ao mesmo tempo, suscita considerações etimológicas e históricas mais profundas que a outra. Portanto, hora de dar uma olhada no termo casar.

De casa para casar

Quando suas origens, casar nada mais é do que a junção da palavra “casa” com o sufixo “-ar”. O quer dizer que é simplesmente se utilizar de um substantivo para derivar em um verbo. Essa ligação indica diretamente que a ação verbal implica algo relacionado aos sentidos da casa.

Isso não é segredo, conforme a casa é o abrigo da estabilidade da vida familiar. Se assume assim que se casar é entrar em acordo com a vivência esperada para o espaço da casa. Ou seja, da união matrimonial e subsequente formação familiar.

Casamento e matrimónio

Mas o verbo casar também acaba remetendo às raízes mais profundas da língua portuguesa. Algo que é indicado pela associação com a palavra casamento. Aqui a origem se direciona para o latim, por conta da palavra casamentum.

Essa indicação não se distancia do que constituiu na língua portuguesa. Afinal casamentum significa na língua latina um espaço com uma habitação presente. Ou seja, uma casa. A associação entre casa e contrato já se anuncia aqui, conforme já se atribui a necessidade entra habitação e formar família.

Usos do verbo casar

A princípio as possibilidades do verbo casar não costumam ir muito além do seu sentido primeiro. O que quer dizer como verbo contrair um matrimônio entre duas pessoas. É interessante que casamento pode remeter tanto a algo religioso quanto laico. O que entende que se pode casar tanto na igreja quanto no civil através do Estado.

Mas há certos deslocamentos do sentido da palavra casar. Na linguagem coloquial tem sido cada vez mais comum o uso de casar como simplesmente juntar duas coisas. Geralmente deixando implícito que essas coisas combinam entre si. Exemplo: “dá para casar amarelo com azul tranquilamente”.

Caçada coletiva realizada antigamente
Momento de caçar na fazenda Favacho. (Imagem: Wikimedia Commons)

Hora de caçar

Tal como casar, caçar também é um verbo. Mas isso resume o que essas duas palavras têm em comum. Apesar da semelhança fonética, saber qual a diferença entre casar e caçar vai além do seu sentido. As duas palavras também exibem origens diferentes. Aqui iremos averiguar as raízes e desdobramentos da palavra caçar.

Caçar e capturar

As considerações etimológicas sobre o verbo caçar entendem que veio do desdobramento do latim tardio para o português arcaico. O termo parente do velho latim seria o verbo capto. Essa palavra já nos primeiros momentos do português se deriva para o termo caçar, também presente na língua moderna.     

A expressão latina Capto e seus derivados, como capto, indicam o sentido de busca. Também denota outros sentidos, como trapacear ou mesmo golpear. Esse envolvimento da busca com certa violência inerente está bem colocada no verbo caçar.

Sentidos de caçar

O sentido principal do verbo caçar é exatamente o de busca com sentido de aprisionamento ou morte. Junto dessa atribuição outras palavras derivam vinculadas a esse sentido. É assim o caso dos substantivos caça, caçada ou caçador, todos relacionados ao ato referido.

Há alguma variação quanto ao sentido, mas que não se distancia tanto. Se pode falar em caçar coloquialmente quanto se busca algo simplesmente. Pode ser de forma despreocupada como em “vou caçar o controle remoto”. Ou mesmo de um jeito mais sério como em “vou caçar um médico para me consultar”.

Caçar e Cassar

Uma confusão ainda mais curiosa quanto a palavra caçar é quando surge o também verbo cassar. Aqui a indução ao engano é tão forte que ambas as palavras compartilham a mesma pronúncia fonética. O sentido aproximado entre ambas as palavras também não ajuda muito.

Mas é importante ter em conta a diferença. Cassar vem então do latim casso que significa anular. O que explica o porquê de usarmos cassar ao invés de caçar quando o assunto é extinguir mandatos de políticos.

Conclusão

Saber qual a diferença entre casar e caçar corresponde a usos verbais com significados distintos. Casar alude a contrair uma união ou contrato matrimonial com outra pessoa. Já caçar entende perseguir alguém ou algo com fins de captura ou assassinato.

Os sentidos assim aludidos por ambas as palavras já ajudam quanto a fazer a diferenciação. São duas palavras distintas tanto nas origens quanto em seu significado. A confusão se resume a esfera fonética que, ainda assim, é mais fraca quando comparada com outras palavras.  

Se você tem outras dúvidas e curiosidades sobre o funcionamento da língua portuguesa, não deixe de olhar nosso site. São vários posts educativos para saciar a sua sede de conhecimento.

Fonte: Wordsense
Imagem: PIXNIO

Compartilhar