A curiosidade sobre qual o maior rio do mundo é envolvida de afirmações, equívocos e mitos. Afinal, a disputa pelo pódio nesse sentido acaba sendo envolvida de expectativas como nacionalismo e história. Mas a resposta é algo mais complicado, afinal o “maior” se revela como algo relativo quando o assunto são rios.
Por exemplo, para muitos de nós, brasileiros, a afirmação de que o Rio Amazonas é o maior é algo incontestável. Mas essa categoria acaba dependo de quais características ele seria o maior. Afinal, se trata do mais extenso? Do que tem mais água? Ou do que tem maior profundidade?
Assim, vamos responder à pergunta sobre qual o maior rio do mundo pensando assim no que implica nessa resposta. Primeiro, iremos apresentar as categorias que servem para estabelecer a qualificação de maior nesse contexto. Depois serão apresentados os rios que melhor se destacam nesses quesitos.
O maior em que?
Responder sobre qual é o maior rio do mundo é algo que depende do que vem a ser esse maior. Afinal, existem vários quesitos que os grandes rios podem disputar entre si e se destacar por méritos próprios. Com isso, colocaremos aqui algumas das categorias mais relevantes para identificar a grandeza de certos rios.
O mais extenso
Geralmente é a extensão que vem à mente quando se pensa em qual o maior rio do mundo. O motivo é que a imagem imediata que se tem dos rios é do córrego que se expande até desaguar na foz. Assim, se espera uma largura de mais de 2000 km para se enquadrar dentre os grandes rios.
Importante mencionar que vários fatores vão influenciar no alcance da extensão de um rio. Primeiramente, a formação que o córrego alcançou ao longo de milênios de expansão. A capacidade de aglutinação com outros rios também surge como um fator relevante. Algo que faz com que a extensão seja uma categoria disputada e sempre mudando.
Maior volume de água
O senso comum costuma ter em mente a extensão para definir qual o maior rio. Mas o volume de água pesa mais como fator geográfico. O motivo é que a capacidade de concentrar água no seu espaço. Algo que influencia em muito do potencial que um rio pode ter. Do seu ecossistema interno até mesmo na capacidade de expansão.
Assim, é um complexo de fatores que pesam para a capacidade de abrigar um grande volume de água. Da mesma forma que na largura, a reunião de muito afluentes é um fator diferencial nesse sentido. Se localizar sobre uma bacia hidrográfica rica e abundante já surge como um aspecto preponderante.
Rio mais profundo
A profundidade costuma ser subestimada quando o assunto é a medição dos rios. Mas é um fator tão geograficamente relevante quanto o volume de água. O motivo é que a profundidade de um rio é capaz de indicar sua complexidade. Desde indícios de seu ecossistema até mesmo a sua história.
Os rios mais profundos do planeta têm no mínimo uma queda de 200 pés para baixo. O que influencia nesse sentido é o volume de água e a velocidade do seu fluxo. Essa soma de aspecto é algo que leva a uma maior erosão do solo. Por isso, quanto mais antiga e impactante for a erosão, mais profundo é o rio.
Aos rios em questão
Apresentamos as características que surgem quando o assunto é qual o maior rio do mundo. Agora, é hora de apresentar os rios que de fato se encaixam nesse quesito. Cada um desses rios se destaca pelas suas próprias características. Portanto, hora de conhecê-los em suas particularidades e histórias.
Rio Amazonas
Certamente, é o rio Amazonas que vem em mente quando o assunto é o maior rio do mundo. E não é à toa. O Amazonas detém com folga o posto de rio com maior volume de água do mundo. Além disso, disputa cabeça a cabeça com o Nilo na categoria de rio mais extenso do mundo.
O que está por trás da grandiosidade do rio Amazonas é a sua invejável estrutura hídrica. Ele se localiza naquela que é a maior bacia de água doce do planeta. A proximidade com a maior floresta tropical também influencia por conta do fluxo fluvial. Para não falar na rica conjuntura que passa de mil afluentes.
Rio Nilo
O lendário rio africano que é considerado como berço das civilizações humanas também é considerado o mais extenso. Algo que não vem sem controvérsia, pois havia perdido o posto por um tempo para o Amazonas. Mas recuperou seu título depois que uma reavaliação estimou sua largura em 6.647 km.
O rio Nilo tem um inegável papel histórico no que correspondeu ao desenvolvimento da agricultura. Civilizações importantes como a egípcia devem sua preponderância à proximidade com o Nilo. Curiosamente, sua densidade de água é das menores dentre os grandes rios em termos de metros cúbicos.
Rio Congo
Há outros rios que merecem destaque dentre os grandes, como o Mississipi, nos Estado Unidos, e o Yangtze, na China. Mas outro rio africano se sobressai que é o rio Congo. Se trata do nono rio mais extenso do mundo, com 7.000 km. Também é o segundo rio com maior volume de água, perdendo apenas para o Amazonas.
Mas é na profundidade onde o rio Congo supera os seus pares. Com uma queda de 82 metros, ele é com certa folga o rio mais profundo do mundo. Também surge como um importante complexo fluvial da África subsaariana, o Congo-Lualaba-Chambeshi. Atravessa toda a República Democrática do Congo.
Conclusão
A definição sobre qual é o maior rio do mundo é algo controverso conforme depende do tipo de critério valorizado. Quando o assunto é o mais extenso o título vai para o Nilo. Já o Amazonas tem o maior volume de água. Enquanto o Congo se destaca como o rio mais profundo do mundo.
Entretanto, mesmo a concessão dessas marcas é afetada pela percepção e intervenção humana. Vide a disputa pela definição de rio mais extenso do mudo. Com a lembrança de que uma recontagem na década de 2.000 fez o Amazonas superar o Nilo nesse sentido. Algo que foi revisto recentemente, fazendo o Nilo retomar o posto.
Fontes: World Atlas – AZ Animals – Sciencing
Imagem: Wikimedia Commons