Qual o tamanho do universo?

universo-surpreendente

O Universo guarda inúmeros mistérios, alguns já foram descobertos por satélites e estudos avançados, outros, ainda não pudemos desvendar. De todo modo, é certo afirmar que a tecnologia está nos possibilitando ser cada vez mais precisos em nossas previsões. Com tanta informação disponível, é impossível que ninguém saiba o tamanho do universo, e você também quer saber? Nós te falamos agora!

Vale destacar que esta é uma das principais questões que se passou entre a cabeça de astrônomos entre outros estudiosos. Assim, existe quem acredite que esta pergunta talvez nunca tenha uma resposta exata. Mas, isto não impediu diversos cientistas de buscar um dos maiores mistérios do nosso universo.

O Big Bang: Tudo o que vemos e o tamanho do universo

Big Bang explosão
(Fonte: Pexels)

Hoje nós sabemos que o universo tem 13,8 bilhões de anos, ou seja, nós conseguimos olhar 13,8 bilhões de anos-luz atrás. A responsável por esta descoberta foi a missão espacial Planck da Agência Espacial Europeia, de 2013. De todo modo, a partir disso foi possível responder algumas questões da nossa humanidade. 

Para chegar a este número, Planck baseou os seus cálculos na radiação cósmica de fundo em micro-ondas. Esta radiação viaja durante anos e anos, demora até chegar a nós, mas quando conseguimos ter contato, ela é muito reveladora. Charles Lawrence, cientista da NASA, ao falar dessa radiação, afirma que “Quando [ela] chega, conta-nos toda a história do nosso universo.”

Embora o Big Bang (evento que deu origem a tudo) tenha uma data exata, a ciência reconhece que o universo continuou se expandindo. Desse modo, um objeto que antes estava a 13,8 bilhão de distância da terra, hoje estaria a 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso quer dizer que o diâmetro do universo pode ser de 92 bilhões de anos-luz.

O universo dá para ficar maior?

Quando falamos em um diâmetro de 92 bilhões de anos-luz, nós nos referimos ao universo observável. Sobretudo, este número não convence a todos na comunidade, o que motiva novas pesquisas e resultados diferentes para os mesmos questionamentos.

Assim, uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford fez uma análise estatística de todos os resultados obtidos por pesquisas anteriores. Usando a média do modelo bayesiano, eles descobriram que o universo é 250 vezes maior. Ou seja, ele teria, no mínimo, 7 trilhões de anos-luz de diâmetro.

Esfera ou Universo plano?

Antes de medir um objeto é muito importante considerar a sua forma, então, qual é a forma do universo? E como você pode imaginar, esta não é uma pergunta que tem uma resposta definitiva, mas sim, duas hipóteses relevantes. Assim, há uma linha científica que acredita que o universo é uma esfera. 

Se ele for de fato, então integraria outra esfera e estaríamos falando em multiversos, assim, seria possível chegar a um resultado. Além disso, já se acreditou que o universo tem o formato de uma sela de cavalo, e seria infinito. Por fim, há a afirmação de que o universo é plano e infinito.

No caso em que o universo é finito, com provas e meios adequados é possível chegar a um tamanho exato. Por outro lado, é impossível mensurar algo que se define por infinito. Contudo, segundo a NASA, desde 2013 os cientistas já sabem que o universo é plano, assim, talvez não seja possível chegar a um tamanho final. 

Quando se define o universo como plano, talvez todos os cálculos possam ser jogados pelo ar. Porém, vale lembrar que nada é impossível, assim, o que acreditamos ser a máxima hoje, pode ser completamente o oposto no futuro. De todo modo, a NASA afirmou que estamos limitados a ver apenas uma parte finita do universo, por mais que ele seja infinito.

A teoria do multiverso explica o tamanho do universo?

multiverso vários universos
(Fonte: Pixabay)

E se você nunca ouviu falar nesta teoria, é importante se atentar, pois, muitos acreditam que ela é científica. Contudo, ele não é comprovado cientificamente, por esse motivo, para cada cientista que acredita, surgem dois críticos. Isso porque o multiverso fala no universo como uma bolha dentro de outra bolha ao lado de vários universos.

Mas como a ciência precisa de provas concretas, esta teoria causa grande discussão. Afinal, segundo a teoria da relatividade, em resumo: toda vez que você precisa se decidir (em um nível quântico), dois ou mais universos independentes e isolados surgem. Incrível, não é? Talvez explique ser um dos temas favoritos de filmes e séries de ficção científica.

Confira também: 8 Curiosidades Sobre A Via Láctea

Fonte: Space
Imagens: Pixabay

Compartilhar