Não é de hoje que os impactos ambientais causados pelo homem são alvos das maiores polêmicas e controvérsias. Com efeito, as nossas necessidades diárias são responsáveis por inúmeros prejuízos ao meio ambiente. E aqui podemos destacar as queimadas, uso de combustíveis fósseis, entre outras práticas.
Por isso, segue, abaixo, uma lista com alguns desses impactos causados pelo homem entre os mais prejudiciais à natureza. Uma série de eventos, ou tragédias, que podem comprometer, gravemente, a manutenção do planeta para as gerações futuras.
1. Resíduos industriais
Entre esses impactos ambientais causados pelo homem, podemos destacar aqui a produção de resíduos industriais. Esses resíduos são o resultado do uso de produtos químicos e da queima de combustíveis fósseis. E em resumo, eles afetam diretamente a saúde do meio ambiente em todas as suas dimensões.
Em síntese, o lançamento de produtos químicos nos rios e nas demais fontes hídricas está entre os principais exemplos desse tipo de transtorno. Um transtorno que também transforma em potenciais alvos as vegetações arbustivas, matas, florestas e animais.
2. Rompimento de barragens
Os rompimentos de barragens são também impactos ambientais diretamente ligados à ação do homem. A exemplo disso, podemos destacar o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. Ele ocorreu em novembro de 2015, e resultou na liberação de mais de 50 milhões de M3 de resíduos de mineração naquela localidade.
Tais resíduos muitas vezes são altamente tóxicos – o que não foi o caso de Mariana. No entanto, eles foram suficientes para desabrigar entre 500 e 600 pessoas, destruir vegetações, matar espécies animais, entre outras terríveis consequências.
3. Descarte de lixo
Calcula-se que o Brasil produza quase 80 milhões de resíduos sólidos anualmente. Entretanto, reciclamos somente 4% desse montante. E o resultado disso é uma série de transtornos, desde a contaminação das reservas hídricas pelo chorume até a produção de gases tóxicos na atmosfera terrestre.
Ademais, a produção de alimentos também se vê em apuros por conta desse tipo de negligência. Principalmente em razão da degradação das terras disponíveis para o plantio. Assim como também devido à contaminação da água do solo utilizada para essa prática.
4. O consumo de recursos naturais
Aqui está outro desses terríveis impactos ambientais causados pelo homem. Em síntese, trata-se da exploração, muitas vezes prejudicial, de alguns recursos como o petróleo, por exemplo. Além disso, o uso irresponsável da água do planeta e a exploração perigosa de recursos minerais também estão entre os principais dramas ambientais da atualidade.
Paralelamente a isso, temos a exploração agressiva das florestas, como a Amazônica; sem contar o formidável Pantanal Mato-Grossense, que também é vigiado, de perto, contra a ação danosa do homem.
5. Urbanismo
O mal planejamento urbano também está entre os principais dramas dos tempos modernos. Como exemplo disso, destacamos a devastação de áreas verdes para a construção de prédios e demais obras públicas.
Ademais, a falta de planejamento urbano também é gritante no aumento desenfreado da população das grandes cidades. E tudo isso sem que o uso dos recursos naturais e a preservação das áreas verdes sejam verdadeiramente levados em consideração.
6. O problema das mineradoras
A atividade mineradora consiste na extração de minérios em locais específicos de um território. Para a sua correta exploração, técnicos e engenheiros observam alguns fatores, como o tipo de formação geológica e a presença de gases, por exemplo.
Além disso, os materiais utilizados, a presença de água e de vegetação também tornam essa atividade bastante controversa. Por isso mesmo, os resultados danosos de uma atividade mineradora podem surgir na forma de contaminação das águas subterrâneas. Mas também pelo comprometimento da paisagem de um local e prejuízos à compactação do solo.
Paralelamente a isso, outros impactos ambientais da atividade mineradora são: Contaminação dos rios e do solo por substâncias químicas, poluição sonora, extinção da biodiversidade, entre outros danos ainda mais comprometedores.
7. Vazamento de óleo
Por fim, outro resultado bastante comum da ação do homem sobre a natureza são os vazamentos de óleo. Resumidamente, trata-se dos casos de rompimento de canais, acidentes com navios e problemas com plataformas de petróleo.
Em resumo, o resultados desses eventos já conhecemos suficientemente bem. Eles geralmente surgem na forma de terríveis desastres ambientais. Na maioria dos casos, com a morte de animais marinhos aos milhares e o comprometimento da água para o consumo. Sem contar os prejuízos aos pescadores, destruição de espécies vegetais, entre outras terríveis consequências muitas vezes incalculáveis.
Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações.
Fontes: InterestingEngineering – Iberdrola – BrasilEscola
Imagens: Pexels