6 habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver em desertos

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: Pixabay

As habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver em desertos demonstram que a evolução do mundo animal sempre os leva a desenvolverem as melhores capacidades para se manterem em seus respectivos habitats.

Os desertos são alguns dos lugares mais extremos do planeta. Além de alcançarem temperaturas extremas de calor e frio, essas temperaturas podem variar muito rapidamente, em poucas horas. E ainda que imaginemos tais lugares como vazios, é possível encontrar muitas espécies que se acostumaram a viver nesses ambientes.

Abaixo, listamos algumas das habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver em desertos.

Habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver em desertos

1. Evitar o calor

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Cascavéis mergulham no subsolo para evitar o calor durante o dia. Imagem: ©Joe McDonald/Shutterstock.com

Uma das habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver em desertos é a de evitar o calor. É comum para animais desérticos evitar sair de seus abrigos durante o dia, escolhendo o período da noite para fazê-lo, quando a temperatura está mais fresca.

As sombras de cactos e outras árvores são usadas pelos animais que ficam ativos durante o dia. Áreas cobertas são um ótimo local para os animais se resfriarem, evitando o superaquecimento do sol.

O período mais quente do dia ocorre entre as duas e seis da tarde no verão, e a maior parte dos animais é inteligente o suficiente para evitar a exposição durante essa parte do dia.

Cavar tocas é uma das habilidades que os animais usam para evitar calor. As tocas são o lar de muitos animais do deserto, e as temperaturas são bem mais frias abaixo da superfície. Evitar o calor pode ser feito cavando no subsolo, sendo ativo à noite ou encontrando um local com sombra para descansar durante a hora mais quente do dia.

2. Estilo de vida noturno

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: ©Mauricio S Ferreira/Shutterstock.com

Evitar o calor extremo do deserto é mais fácil quando se é um animal noturno. Muitos animais que vivem em tocas são noturnos, se tornando ativos somente durante a noite. Os animais ativos pela noite possuem uma visão aprimorada, desenvolvida para enxergar melhor à noite.

Um exemplo é o leão da montanha, que tem olhos largos, com retinas que possuem mais bastonetes do que cones, sendo mais fácil enxergar coisas em ambientes de baixa iluminação. A coruja-buraqueira são comuns em habitats desérticos, e possuem uma das melhores visões do mundo animal.

Durante o dia, a temperatura desértica pode alcançar níveis acima de 38 graus Celsius, mas à medida que anoitece, a temperatura cai, tendo uma média de 3.9 graus Celsius negativos. A falta de umidade no ar do deserto faz com que a temperatura cai amais rapidamente.

Animais noturnos, portanto, são extremamente comuns no deserto, pois esse comportamento os permite escapar ao calor, além de evitar o risco de serem atacados por predadores. Na baixa luz, os animais noturnos tendem a possuir os sentidos aprimorados para navegarem com segurança através da noite.

3. Estivação

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: ©Viktor Loki/Shutterstock.com

Uma das habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver no deserto é a estivação. Os animais com tal capacidade ficam ativos apenas durante períodos específicos do ano, permanecendo no estado de estivação no resto do tempo.

A estivação é um estado de dormência causado pelo calor extremo e aridez. Diferentemente da hibernação, a estivação ocorre nos meses do verão, e não é causada pelo frio. Na estivação, a frequência cardíaca e o metabolismo dos animais desacelera, sendo possível para eles conservar energia por longos períodos.

Um dos animais mais incríveis que estiva nos desertos é o sapo Notaden nichollsi, espécie que passa cerca de 10 meses do ano num estado de estivação. Esses sapos só emergem sob as condições adequadas, e podem ficar no subterrâneo por até dez anos se não houver chuvas.

Chuvas extremas é o que faz com que esse sapos saiam de baixo da terra. Nesses momentos, eles se congregam em grandes números em piscinas temporárias para poder reproduzir.

A estivação é comum em animais dos desertos, sendo uma habilidade útil para as criaturas que precisam sobreviver nos climas mais quentes.

4. Dissipar calor

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: ©Christian Musat/Shutterstock.com

O calor extremo é o principal desafio para a maioria dos animais do deserto. A habilidade de dissipar calor é um traço comum que muitos deles possuem, portanto.

Orelhas largas são uma característica recorrente, pois contribui para dissipar o calor acumulado no corpo. Animais como o gato do deserto, o feneco, o jerboa e o ouriço do deserto são alguns dos quais possuem orelhas grandes.

Mas as orelhas são apenas uma das características úteis para se manter refrescado durante o dia. Algumas espécies possuem uma pelugem grossa, que os mantêm aquecidos no inverno, e que são trocados quando o verão começa. Animais como o coiote e o carneiro-selvagem se desfazem de parte da pelugem quando chega o verão.

Animais desérticos costumam ter uma cor mais clara, para que seus corpos mantenham menos calor.

5. Encontrar água

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: ©iStock.com/Savageslc

A água é um recurso escasso no deserto, e saber encontrá-la é uma das habilidades de sobrevivência que os animais usam para viver nesse tipo de ambiente. Para que um local seja classificado como deserto, sua precipitação não deve ultrapassar 250 mm ao ano. Animais desérticos dependem da água que encontram na comida, e não de bebê-la diretamente.

Cactos são plantas importantes encontradas na maioria dos desertos, e armazenam água. Os cactos são constituídos de 90 a 94% de água, e também contém fruitas que guardam água. Alguns animais que se alimentam de cactos incluem camelos, pica-paus e o esquilo terrestre.

Os animais do deserto são habilidosos em conseguir água de diferentes fontes. Insetos, sementes, raízes e outros alimentos que os animais comem contém a água necessária para sua sobrevivência. Alguns animais do deserto podem passar a vida inteira sem beber água diretamente, dependendo apenas de alimentos

6. Armazenar gordura no corpo

habilidades de sobrevivência que os animais usam
Imagem: ©Wolfgang Zwanzger/Shutterstock.com

A habilidade de armazenar gordura no corpo é algo importante para algumas espécies que precisam sobreviver quando a comida se torna escassa. Um exemplo é o camelo, cujas corcovas na verdade armazéns de gordura, capazes de mantê-los abastecidos por meses quando ficam sem comida.

O armazenamento de gordura em animais é útil em situações de emergência, como quando a água se torna difícil de encontrar, algo comum no deserto.


LEIA TAMBÉM:

Fonte: AZ Animals (a-z-animals.com)

Compartilhar