Os exoplanetas mais parecidos com a Terra nos dão esperança de algum dia encontrar um mundo onde seria possível não apenas abrigar vida como a conhecemos, como também sustentar a possibilidade de uma colonização humana quando nossa tecnologia fosse avançada o suficiente.
Os cientistas descobriram mais de 4 mil exoplanetas desde a descoberta do primeiro deles em 1995, segundo a NASA. Mais da metade das descobertas foram feitas pelo telescópio espacial Kepler, que foi lançado em 2009 numa missão para determinar o quão comuns eram os planetas semelhantes à Terra através da Via Láctea.
Para ser considerado como um planeta que poderia sustentar vida, o planeta deve ser relativamente pequeno (e rochoso) e orbitar a “zona habitável” da sua estrela, definida de forma simples como o local onde a água pode existir em sua forma líquida na superfície do planeta. A composição atmosférica do planeta e as atividades da estrela hospedeira também são consideradas na análise.
Confira abaixo os exoplanetas mais parecidos com a Terra em nossa galáxia.
Exoplanetas mais parecidos com a Terra
1. Gliese 667Cc
Um dos exoplanetas mais parecidos com a Terra se encontra a 22 anos-luz, e tem pelo menos 4.5 vezes a massa do nosso planeta, segundo a NASA. O Gliese 667Cc completa a órbita em torno da sua estrela em apenas 28 dias, mas a estrela é uma anã vermelha consideravelmente mais fria que o sol, o que significa que o exoplaneta possivelmente encontra-se na zona habitável.
Contido, o Gliese 667Cc também poderia estar próximo o suficiente para ser atingido por chamas da anã vermelha.
2. Kepler-22b
O Kepler-22b encontra-se a 600 anos-luz de distância. Foi o primeiro planeta Kepler encontrado na zona habitável da sua estrela, e é um mundo consideravelmente maior que a Terra – cerca de 2.4 vezes o tamanho do nosso planeta. Ainda não se sabe se essa “super Terra” é rochosa, líquida ou gasosa.
A órbita do Kepler-22b em torno da estrela do sistema dura 290 dias. A estrela é do mesmo tipo que o nosso sol, porém menor e mais fria.
3. Kepler-69c
Kepler-69c, que encontra-se a 2.700 anos-luz de distância, é pelo menos 70% maior que a Terra. E, novamente, os cientistas ainda estão incertos acerca de sua composição.
O planeta completa a translação a cada 242 dias, tornando sua posição em seu próprio sistema solar semelhante à de Vênus no nosso. Contudo, a estrela em torno da qual Kepler-69c orbita é 80% tão luminosa quanto o nosso sol, o que significa que o planeta poderia estar na zona habitável.
4. Kepler-62f
Um dos exoplanetas mais parecidos com a Terra, apesar de ser 40% maior que nosso planeta e orbitar uma estrela bem mais fria que o nosso sol, de acordo com a NASA. Sua órbita de 267 dias, contudo, coloca Kepler-62f dentro da zona habitável. Ainda que o planeta esteja mais próximo da sua estrela, uma anã vermelha, do que a Terra está do sol, a estrela produz bem menos luz.
Kepler-62f encontra-se a cerca de 1.200 anos-luz de distância, e devido ao seu tamanho, é possível que seja um planeta rochoso que contenha oceanos.
5. Kepler-186f
Esse planeta é 10% maior que a Terra, e também parece se encontrar na zona habitável da sua estrela. Kepler-186f recebe apenas um terço de energia da sua estrela comparada à energia que a Terra recebe do sol.
O exoplaneta gira em torno de uma anã vermelha, o que o diferencia do nosso planeta. Além disso, encontra-se a 500 anos-luz de distância.
6. Kepler-442b
Um dos exoplanetas mais parecidos com a Terra, mesmo sendo 33% maior que a Terra e finalizando sua órbita em torno da estrela em 112 dias. de acordo com a NASA. A descoberta do Kepler-442, situado a 1.194 anos-luz de distância, foi anunciada em 2015.
Um estudo publicado em 2021 na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society descobriu que esse exoplaneta recebe luz o suficiente para poder sustentar uma ampla biosfera. Os pesquisadores analisaram a possiblidade de diferentes planetas possibilitarem fotossíntese, e descobriram que o Kepler-442b recebe radiação o suficiente da sua estrela.
7. Kepler-452b
Esse mundo, cuja descoberta foi anunciada em 2015, é o primeiro exoplaneta de tamanho semelhante ao da Terra que gira em torno de uma estrela do tamanho do sol, segundo a NASA. Kepler-452b é 60% maior que a Terra, e sua estrela (Kepler-452) é 10% maior que o sol. Kepler-452 é muito semelhante ao nosso sol, e o exoplaneta orbita na zona habitável.
Tendo 1.6 vez o tamanho da Terra, Kepler-452b tem alta chance de ser um planeta rochoso. O exoplaneta encontra-se a 1.400 anos-luz da Terra, e leva apenas 20 dias para girar em torno da sua estrela.
8. Kepler-1649c
Quando os dados do telescópio espacial Kepler da NASA foram reanalisados, os cientistas descobriram a existência do Kepler-1649c. O exoplaneta é similar à Terra em seu tamanho, e orbita sua estrela dentro da zona habitável.
Durante a coleta inicial dos dados do telescópio, um algoritmo computacional errou na identificação do corpo celeste, segundo a NASA, mas em 2020 descobriu-se que se tratava de um planeta.
Kepler-1649 encontra-se a 300 anos-luz de distância da Terra, e é apenas 1.06 vez maior que nosso planeta. Comparando-se a luz recebida de cada planeta por sua estrela, os cientistas descobriram que o exoplaneta recebe 75% da luz que a Terra recebe do sol.
9. Proxima Centauri b
Proxima Centauri b localiza-se apenas a 4 anos luz da Terra, sendo o exoplaneta mais próximo do nosso planeta. Foi descoberto em 2016, e tem uma massa 1.27 vez maior que a da Terra.
Ainda que o exoplaneta esteja na zona habitável da sua estrela, Proxima Centauri, ele está exposto a um nível extremo de radiação ultravioleta. Isso deve-se ao fato de estar muito próximo da sua estrela, e ter um período de órbita que dura apenas 11.2 dias.
10. Trappist-1e
Orbitando a estrela TRAPPIST-1 encontram-se os planetas com o tamanho mais próximo ao da Terra que também localizam-se na zona habitável de uma única estrela. O sistema planetário é feito de sete mundos diferentes.
A água na maioria desses planetas possivelmente evaporou cedo durante a formação do sistema. Contudo, um estudo de 2018 descobriu que alguns desses planetas poderiam conter mais água que os oceanos da Terra. Um dos exoplanetas mais parecidos com a Terra, TRAPPIST-1e, seria o mais provável para sustentar vida da forma que conhecemos.
LEIA TAMBÉM: