Quem foi Narciso na mitologia grega?

Quem foi Narciso na mitologia grega
História de Eco e Narciso, Waterhouse (1903) - Imagem: Wikipédia

O que nem todo mundo sabe é que a palavra “narcisista” tem tudo a ver com quem foi Narciso na mitologia grega. Narciso, era um jovem caçador, símbolo de vaidade, bajulado por ninfas e deusas, mas que preferia estar à sós com o seu ego e achava que ninguém era suficiente para merecer o seu amor. 

Porém, após o incidente do Eco, conforme a versão mais conhecida do poeta Ovídio (43 a.C.18 d.C.), na obra Metamorfoses, Narciso foi punido por Nêmesis, a deusa da vingança, após ele magoar a ninfa Eco, que era muito apaixonada por ele.

Explore mais detalhes sobre quem foi Narciso na mitologia grega com o Mundo Curioso!

A história de Narciso

Quem foi Narciso na mitologia grega
Obra “Narciso”, Caravaggio (1594 – 1596) – Imagem: Wikipédia

A trama sobre quem foi Narciso na mitologia grega, começa logo na sua infância. 

Narciso, nascido na Grécia Antiga, também conhecido como Beócia, era filho da Liríope e Céfiso, o deus dos lagos. Quando era criança, sua mãe resolveu procurar o adivinho Tirésias, para descobrir se o seu filho viveria muitos anos. 

Vale lembrar que essa consulta com adivinhos era muito comum entre as ninfas.

E, segundo a interpretação moderna, o adivinho havia dito que Narciso viveria muito tempo, apenas se ele não se visse. Caso contrário, poderia ser amaldiçoado e essa maldição o levaria à morte

A resposta do adivinho perturbou Liríope e Céfiso, que logo começaram a remover espelhos ou qualquer objeto que pudesse refletir a imagem do menino. Porém, ele cresceu, se tornou adulto, caçador e um dos rapazes mais cobiçado por donzelas da região.

Mas, Narciso vivia desprezando as pretendentes, mostrando sua falta de empatia com todas elas. 

Então, dada ocasião, a ninfa Eco, amaldiçoada e condenada a repetir tudo o que as pessoas diziam, se apaixonou por ele.

Ela passou a seguir Narciso por muito tempo durante suas caçadas, até que certo dia ela o surpreendeu em um bosque. E, a repetição de palavras de Eco, foi o suficiente para tornar a conversa difícil e irritante para Narciso, que a rejeitou quando ela tentou abraçá-lo.

Então, a ninfa se isolou no bosque, não bebia e nem comida, morrendo dias depois. Dizem que sua voz permaneceu no local, dando origem ao eco que você já conhece, porém, na ótica mitológica.

E a história não acabou por aí, já que a Eco passou a pedir aos deuses uma punição à Narciso, que seguia destratando homens e mulheres. Eis que seu pedido foi atendido por Nêmesis, a deusa da vingança.

Qual foi o castigo de Narciso?

Um certo dia, durante a caçada, Narciso encontrou uma fonte de água cristalina, que o atraiu para perto.  Curioso, ele se debruçou, viu o seu reflexo na água e se apaixonou por sua imagem.

Era tamanho o seu deslumbre, que ele não conseguia parar de olhar para si mesmo. É aí que se desdobra a história sobre quem foi Narciso na mitologia grega.

Seu reflexo, não correspondia ao seu amor, afinal, ele não podia abraçar a si mesmo e logo ficou deprimido. Com essa forte decepção, não quis mais abandonar a fonte, não comia e nem bebia, morrendo ali mesmo, na margem da fonte.

E assim foi a história de quem foi Narciso na mitologia grega!

A flor narciso

Quem foi Narciso na mitologia grega
Flor Narcissus pseudonarcissus – Imagem: Wikipédia

Um outro detalhe desse mito famoso é que, após a morte de Narciso à beira da fonte, uma flor branca e amarela nasceu. Hoje, ela é conhecida como flor narciso, que se inspirou na mitologia. 

Para quem não sabe, “Narcissus” ou “Narciso” é uma flor da família Amaryllidaceae, que é encontrada no Brasil, EUA, China e em outros cantos do mundo. Ela floresce no início da primavera, geralmente em solo úmido, bem próximo de lagoas.

Essa é uma flor que, assim como quem foi Narciso na mitologia grega, é auto-suficiente, ou seja, nasce, cresce e floresce, sozinha. Além disso, seu caule se inclina, deixando a flor apontada para baixo, justamente como Narciso morreu no bosque, olhando para o seu próprio reflexo.

Inspirações no mito de Narciso

O que nem todo mundo sabe é que a história de Narciso influenciou na ciência, na arte, na música e na psicologia. Não é à toa que o personagem mitológico foi uma inspiração para a obra “Narciso”, de Michelangelo Caravaggio (1593 – 1610).

E, se procurar, você também encontra detalhes sobre quem foi Narciso na mitologia grega, sob a perspectiva da psicologia ou psicanálise. Inclusive, Freud, o pai da psicanálise, diz que o narcisismo é uma fase de desenvolvimento de pessoas, que passa por momentos de autoerotismo. 

Além disso, Caetano Veloso citou Narciso na música “Sampa”, composta em 1978, em comemoração ao 40° aniversário de São Paulo. E, até hoje, a canção é considerada por muitos, o “hino” da cidade. 

Considerações finais

Quem foi Narciso na mitologia grega? Como você descobriu, Narciso foi um jovem caçador, símbolo de vaidade na Grécia Antiga, egocêntrico, individualista e deu origem à palavra Narcisista. Sua maior sina era não poder se olhar no espelho, atitude que podia custar a sua vida. 

Porém, após o incidente que resultou na morte de Eco, ele foi punido por Nêmesis, a deusa da vingança. Ela acabou o atraindo para uma fonte de água cristalina, durante sua caçada no bosque. 

Ele se debruçou, se viu pela primeira vez no reflexo da água e se apaixonou excessivamente por si mesmo. Decepcionado por não ser correspondido, ele não saiu mais do bosque e acabou morrendo de fome e sede. 

Após a sua morte, nasce uma flor à beira da fonte, que hoje leva o seu nome.

A planta, bem como foi Narciso na mitologia grega, é auto-suficiente, ou seja, nasce e floresce na beira de lagos, sem precisar de cuidados especiais. E, sua flor branca e amarela vive apontada para baixo, coerente com a forma que Narciso morreu, observando o seu próprio reflexo na água. 

No final das contas, a história sobre quem foi Narciso na mitologia grega, acabou inspirando a música, a arte e até mesmo a psicologia. 

Então, o que você mais gostou nessa história? Você gosta de assuntos sobre mitologia grega? Já sabia que a palavra narcisista tem cunho mitológico?

Esse é um breve resumo sobre quem foi Narciso na mitologia grega. E, aqui no Mundo Curioso você encontra muitas histórias interessantes como essa. Então, aproveite para explorar mais curiosidades aqui!

Leia também:

Fonte: World HistoryHistory Today 

Compartilhar