O período paleolítico, também nomeado como Idade da Pedra Lascada, foi caracterizado pelo uso de ferramentas rudimentares, originalmente feitas com diferentes tipos de rochas, madeiras, ou até mesmo ossos. Esses materiais também eram utilizados para a sobrevivência, bem como para a caça de animais, e até mesmo produção de arte rupestre no final desse período chamado de Paleolítico.
Os historiadores trabalham nessas descobertas a anos, e somente a pouco tempo atrás que tivemos a oportunidade de conhecer melhor os hábitos dessas espécies que habitavam o planeta terra neste momento histórico. Continue lendo para conhecer mais sobre o que esses seres humanos faziam, e do que alimentavam-se há cerca de 2,6 milhões de anos atrás, no período paleolítico.
Estilo de Vida no período paleolítico
Primeiramente, é preciso lembrar que o momento em que eles viviam era totalmente diferente do que conhecemos hoje, mesmo que os continentes fossem muito parecidos ao que conhecemos. O principal problema, é que essa época também foi afetada por um efeito geológico chamado glaciações, que consiste no congelamento de determinados pontos do globo. E esse foi um dos motivos para que o mar diminuísse cerca de 100 metros do seu nível, o que dificultava ainda mais a sobrevivência nesse meio, principalmente sem ajuda de ferramentas adequadas.
Sob esse viés de subsistência, percebe-se que seria extremamente necessário a utilização de meios para a sobrevivência, e é nesse ponto que começamos a falar da prática de caça, que era um dos principais meios de alimentação desses povos. Além da alimentação, ela também servia para a produção de vestimentas a partir da pele dos animais, já que o frio seria um dos maiores inimigos. Também é preciso entender o estilo de vida que esses homens das cavernas vivenciavam.
Apesar de chegarem a morar nas cavernas em determinados momentos, ainda era preciso mudar de lugar constantemente, já que a vegetação e a biodiversidade diminuíram ao passo em que iam aproveitando dela, por esses motivos, foram denominados nômades. Mesmo com todos esses problemas, eles ainda tinham um bom desenvolvimento social, que consistia na divisão de funções dentro do clã familiar para que cada um contribuísse com o que faz de melhor.
Base Alimentar
Vale lembrar que o Homem de Neandertal foi uma das mais conhecidas espécies viventes nesse período, além do mais, ela também foi uma das mais próximas geneticamente da nossa, que é intitulada de Homo Sapiens. Os Neandertais surgiram na Europa e no Médio Oriente, o que já começa a dar indícios do que eles alimentavam-se durante esse tempo, sem contar que a flora era bem diversificada apesar das mudanças climáticas causadas pela glaciação.
Para alguns geólogos, essa foi uma época denominada de Era do Gelo, e por esse motivo, nem todos animais conseguiram se adaptar ao continente, mas por outro lado, animais grandes com pele mais grossa como as do Mammut sobreviveram por muito tempo, bem como o Megatherium, animal que era mais parecido com o que conhecemos hoje como bicho preguiça.
Todos esses animais eram alvos dos homens paleolíticos, que caçavam-nos para alimentar-se, porém não era nada fácil, visto que o tamanho deles podia ultrapassar 6 metros facilmente. Eles foram a principal fonte de alimentação dos seres humanos, mas não podemos esquecer que ainda havia plantas e frutas que também eram consumidas.
Esse tipo de biodiversidade foi chamado de Megafauna, e era principalmente caracterizado por animais grandes como o elasmotherium, smilodon, e muitos outros. O último, também conhecido como “tigre dente de sabre”, pode ser considerado como um dos mais perigosos, já que era maior que um leão na fase adulta.
Produção de Ferramentas
Para podermos falar das tecnologias que esses povos inventaram, é preciso entender que não havia nenhum meio de produção ou qualquer coisa que facilite a produção de equipamentos, então eles utilizavam de matérias primas disponíveis em solo ou árvores, o que faz com que os itens produzidos sejam de baixa qualidade, e difícil manuseio.
A pedra foi o principal meio por muito tempo, eles batiam umas nas outras até criar formas específicas para a criação de lanças, machados e outros instrumentos que precisassem de pontas afiadas. O problema disso tudo, é que apesar da fácil produção, pecavam em razão da eficiência, deixando o trabalho da caça, principalmente de animais muito grandes como o Mammut, muito difícil e perigoso.
Mesmo com todos esses equipamentos, a melhor descoberta foi a do fogo, pelo fato de que foi possível cozinhar alimentos, aquecer-se, e até mesmo afastar animais potencialmente perigosos. Sem contar que essa foi a base para os desenvolvimentos tecnológicos que tanto usamos nos dias atuais.
Conclusão
Com tudo isso, podemos concluir que esses seres humanos foram muito inteligentes ao aprender técnicas para sobrevivência, como a caça, que muitas das vezes são usadas até os dias atuais. A nutrição dos homens nesse momento histórico era basicamente de origem animal, podendo mudar em alguns casos em que não era possível caçar, então acabavam alimentando-se com frutas e vegetais típicos da região, que muitas das vezes eram escassos em razão do gelo no solo.
LEIA TAMBÉM