Atualmente, as adaptações de livros clássicos para HQ’s se tornaram umas das formas mais simples de adentrar no vasto universo da literatura.
Já que as histórias em quadrinhos possibilitam uma leitura mais dinâmica, utilizando a imagem como um forte recurso literário.
Ou seja, as HQ’s que foram adaptadas de livros, acabam por traçar um caminho mais acessível para que as pessoas possam compreender textos que possuam um tipo linguagem não tão comum a elas.
Então, se você tem muita vontade de ler livros clássicos, mas às vezes empaca neles por não achar o ritmo desse tipo leitura, talvez encontre nas histórias em quadrinhos uma prazerosa solução.
Dessa maneira, decidimos listar neste artigo as mais famosas adaptações de livros clássicos para HQ’s, para que você possa escolher por qual obra embarcará nessa nova aventura literária.
Como surgiram as HQ’s
Porém, antes de partimos direto para a lista dos principais quadrinhos adaptados de livros clássicos, que tal conhecer um pouco mais sobre como surgiram as HQ’s?
Podemos afirmar que as histórias em quadrinhos, como a conhecemos hoje, surgiram juntamente com a expansão e o uso da imprensa, ainda na década de 30.
Pois foi através dos jornais impressos que essa vertente artística ganhou mais popularidade.
Assim, em 1939 a primeira revista focada apenas em quadrinhos foi publicada nos Estados Unidos: o famoso gibi americano, Superman.
Em um primeiro momento, quando pensamos em história em quadrinhos, logo nos vem a cabeça a imagem de um narrativa guiada por heróis e vilões.
Contudo, as HQ’s não se limitam a criar um mundo onde pessoas com super poderes enfrentam uma série de malfeitores.
A verdade é que as histórias em quadrinhos vem sendo utilizadas para diversos estilos de narrativas, desde as fantasiosas até mesmo as biográficas.
Dessa maneira, muitas HQ’s de diferentes estilos foram surgindo com o passar dos anos, o que tornou esse tipo de leitura cada vez mais acessível e popular.
As mais famosas adaptações de livros clássicos para HQ‘s
Primeiramente, selecionamos 5 adaptações de livros clássicos para HQ’s que surgiram de obras importantes, não só para a literatura brasileira, mas também para a mundial.
Nesse sentido, os quadrinhos aqui listados não ficam para trás e também revelam um grande potencial artístico, tal qual os livros originais.
- Dom Casmurro
A primeira, das várias adaptações de livro clássico para HQ’s que listaremos aqui, é a obra Dom Casmurro.
O quadrinho foi desenhado pelo artista Rodrigo Rosa e roteirizado por Ivan Jaf.
Assim, o livro recompõe todas as memórias de Bentinho, um dos personagens mais conhecidos de Machado de Assis e também da literatura brasileira.
Um ponto importante é que essa HQ consegue reproduzir, da melhor forma possível, todo o ar de mistério que a história original causa em seus leitores.
Além disso, o quadrinho ainda revive aquele velha e mais popular discursão literária brasileira: será que Capitu traiu o Bentinho?
2. O Processo
Este surpreendente quadrinho é desenhado pela famosa artista francesa Chantal Montellier e roteirizado pelo escritor, dramaturgo e documentarista David Zane Mairowitz.
Lançado em 2014, a adaptação cria a possibilidade de se observar as expressões de inconformidade e desespero que algumas passagens da história geram para o “inocente” personagem Sr.K.
3. O Cortiço – Aluísio Azevedo
O clássico de 1890 também foi produzido pela já comentada dupla Rodrigo Rosa e Ivan Jaf (a mesma de Dom Casmurro).
Os cortiços cariocas são retratados nessa HQ com cores e traços fortes para que representem a mesma intensidade da escrita que Aluísio Azevedo utiliza na obra original.
Já os desenhos dos personagens, possuem características físicas bem detalhadas que desempenham um grande papel na composição de todo o texto.
4. O Grande Gatsby
Esta é talvez uma das obras mais interessantes entre as adaptações de livros clássicos para HQ’s.
Pois, O Grande Gatsby não só foi incorporado no mundo dos quadrinhos, como também foi incorporado com a estética do desenho oriental, como um mangá.
Se não fosse essa HQ, seria quase impossível imaginar a década de 20 com linguagem ágil e com traços típicos de desenho japonês.
Mas a pergunta que fica é: será que Jay Gatsby finalmente aparecerá em alguma de suas festas e para travar alguma uma longa batalha (com direito a troca de poderes) com algum de seus convidados?
5. Os Sertões (A Luta)
E para finalizar a nossa lista das principais adaptações de livros clássicos para HQ’s: Os Sertões.
Seria incrível se toda obra de Os Sertões virasse uma HQ, mas não foi possível devido ao caráter mais histórico/ documentativo e menos narrativo dos dois primeiros capítulos da obra original.
Porém a terceira parte do clássico se tornou uma das melhores histórias em quadrinhos já produzidas a partir de um livro clássico da literatura.
A Luta de Os Sertões foi desenhada pelo artista Rodrigo Rosa e roteirizada por Carlos Ferreira.
Embora as duas primeiras partes originais do livro não apareçam como uma “história única”, elas ainda assim estão representadas nos cenários e personagens desenhados na HQ.
E é esse fato que torna este livro uma aula de metalinguagem.
Outras adaptações de livros clássicos para HQ‘s
E depois de conhecer um pouco mais sobre essa pequena parte do universo dos quadrinhos, você ficou com curiosidade de ir atrás de mais e mais obras como essas, certo?
Mas para sua sorte, a cada ano que passa, o volume de adaptações de livros clássicos para HQ‘s lançadas no mercado só aumentam.
Assim, listamos, especialmente para você, mais 15 obras clássicas da literatura mundial que também foram magistralmente adaptadas para quadrinhos.
Confira:
- Macunaíma do Mário de Andrade;
- Vidas Secas do Graciliano Ramos;
- O Conto da Aia da escritora Margaret Atwood;
- A Revolução dos Bichos do George Orwell;
- 1984 também do George Orwell;
- Fahrenheit 451 do Ray Bradbury;
- Odisseia, poema escrito por Homero;
- A Divina Comédia do Dante Alighieri;
- O Corvo do Edgar Allan Poe;
- Frankenstein da escritora Mary Shelley;
- A Morte de Ivan Ilitch do Liev Tolstói;
- O diário de Anne Frank da Anne Frank;
- O Sol é Para Todos da escritora Harper Lee;
- Sapiens: Uma breve história da humanidade do Yuval Harari;
- O Capital do Karl Marx.
Fonte: Open Culture.
Leia também: