Animais polinizadores: o que são, importância e exemplos

Animais polinizadores. Wikipédia
Animais polinizadores. Wikipédia

Os animais polinizadores desempenham um papel fundamental no processo de reprodução de uma grande variedade de plantas ao redor do mundo.

Sem eles, muitas espécies não teriam como fecundar-se e dar continuidade ao seu ciclo reprodutivo, gerando novos indivíduos.

Esse, aliás, é um exemplo claro de mutualismo na natureza, onde duas espécies são diretamente beneficiadas dentro da relação ecológica.

Afinal, enquanto um ganha um agente polinizador, outro tem uma fonte direta de energia, de onde pode se alimentar facilmente.

Quer saber o que são animais polinizadores, sua importância para a natureza e conferir alguns dos principais exemplos existentes? Então fique com a gente até o final do artigo. Boa leitura!

O que são animais polinizadores?

Entender o que são animais polinizadores parte da compreensão da própria polinização em si.

Nesse caso, esse processo pode ser definido como o transporte do pólen, tanto nas gimnospermas quanto nas angiospermas, do local de sua produção até a parte feminina da planta.

Assim, os animais polinizadores são justamente os agentes responsáveis por realizar esse transporte, seja de forma acidental ou não.

A importância dos animais polinizadores

Considerando o processo de polinização, os agentes polinizadores têm um destaque importantíssimo, uma vez que garantem a reprodução das plantas, com a consequente geração dos seus frutos e sementes.

Sem eles, muitas espécies não conseguiram completar seu ciclo reprodutivo, o que afetaria diretamente o equilíbrio e a biodiversidade de todos os ecossistemas.

Vale lembrar, é claro, que nem todas as espécies de plantas e árvores dependem dos animais, pois possuem outras formas de se polinizar, como através do ar ou da água.

Exemplos de animais polinizadores

Por fim, depois de entender o que são e a relevância desses agentes, vale a pena conferir alguns dos principais destaques existentes na natureza. Acompanhe!

Abelhas

Uma abelha polinizando uma flor. Wikipédia
Abelha. Wikipédia

É impossível falar sobre os animais polinizadores e não começar a lista com as abelhas, que são uns dos agentes mais conhecidos.

Esses insetos têm na sua base alimentar justamente o néctar e o pólen das plantas, e enquanto coletam seu alimento, passando de uma flor para outra, acabam realizando a sua polinização.

O maracujá, por exemplo, tem na abelha mangangaba um agente fundamental para a produção de seus frutos.

Uma característica muito interessante sobre esses insetos, aliás, é que elas encontram as flores através da visão, e precisam da luz solar para enxergar.

É exatamente por isso que suas coletas acontecem de forma diurna, sendo que elas não trabalham durante a noite.

Borboletas

Uma borboleta amarela se alimentando em uma flor. Animais polinizadores. Wikipédia
Borboleta. Wikipédia

Assim como as abelhas, as borboletas também são insetos muitos conhecidos por fazerem esse processo de polinização. Não à toa, são tão comuns nos jardins.

O animal, aliás, conta com uma evolução caracterizada por uma língua longa, o probóscide, que possibilita coletar o néctar no interior das flores.

Assim, durante essa coleta, acabam realizando o transporte do pólen de um local para outro.

Nessa classe dos lepidópteros, aliás, entram também muitas espécies de mariposas, que cumprem a mesma função.

Moscas

Uma mosca da flor se alimentando de néctar. Wikipédia
Mosca da flor. Wikipédia

Pode até não parecer, mas muitas moscas e mosquitos também são animais polinizadores.

Nesse caso, entram nesse contexto as espécies da família Syrphidae, que são conhecidas como as moscas das flores.

Diferentemente das abelhas, elas realmente não são tão adaptadas assim para esse transporte, mas cumprem um papel vital para muitas plantas.

O cacaueiro, por exemplo, árvore que produz o cacau – base dos chocolates – é polinizada naturalmente por uma espécie de mosca, a Forcipomyia.

Uma característica muito interessante, aliás, é que algumas plantas evoluíram para produzir odores fortes em suas flores, como carnes podre, justamente para atrair moscas.

Beija-flores

O beija flor é um dos animais polinizadores mais importantes. Na imagem, há um indivíduo se alimentando. Wikipédia
Beija-flor. Wikipédia

Outro agente muito conhecido por coletar o néctar das flores é o beija-flor, como o próprio nome já deixa entender.

A ave tem uma evolução muito peculiar, conseguindo ficar parada no ar, graças a suas milhares de batidas de asas por minuto.

Essa movimentação intensa, porém, exige uma grande quantidade de energia, que o beija flor obtém através das flores, sendo nectarívoros.

Para se ter uma ideia de sua relevância dentro da polinização, estima-se que nas américas, cerca de 8 mil espécies de plantas necessitem do apoio da ave para se polinizar. 

Formigas

Formigas em uma flor de maracujá. Wikipédia
Formigas. Wikipédia

Assim como as moscas, as formigas também são animais polinizadores, mas que muitas pessoas nem imaginam.

Isso se deve justamente porque sua ação não é tão eficiente quanto a de outros agentes, como as próprias abelhas ou beija-flores.

De toda forma, muitas espécies desempenham sim esse papel, enquanto visitam as plantas.

Lêmures

Um lêmure em uma árvore florida. Ecologia Verde
Lêmure. Wikipédia

Nativos da ilha de Madagascar, na África, os lêmures são espécies de primatas que se alimentam de uma grande variedade de coisas, desde insetos a frutos.

No entanto, o néctar também faz parte dessa alimentação, e enquanto esses animais realizam essa coleta, o pólen acaba grudando em suas mãos e focinhos, sendo levados de um canto a outro.

Vale lembrar que os lêmures têm hábitos noturnos, e costumam realizar suas atividades durante a noite.

Morcegos

Um morcego se alimentando nas flores. Ecologia Verde.
Morcego. Wikipédia

Como já foi possível observar, nem todos os animais polinizadores são insetos. Afinal, aves e primatas também podem cumprir esse papel.

Aliás, outro exemplo que mostram bem essa questão são os próprios morcegos, que também possuem espécies que se alimentam de néctar e pólen.

O mais conhecido é o chamado morcego de nariz comprido, cujo nome científico é Leptonycteris curasoae, nativos da América do Sul. Outra espécie é o Leptonycteris nivalis, nativo dessa mesma região.

Deu para entender a relevância dos animais polinizadores?

Como foi possível observar, os animais polinizadores cumprem um papel fundamental na natureza. Isso porque são a base do processo de reprodução de muitas plantas.

E o mais interessante de tudo é que as abelhas, borboletas, beija-flores, etc. vivem justamente uma relação de benefícios mútuos para ambas as espécies envolvidas. Assim, tanto o animal quanto a planta saem ganhando.

Fontes: Ecologia VerdeAnimal Wised

Compartilhar