Conheça as florestas submersas mais incríveis do mundo

florestas submersas

As florestas submersas são dessas maravilhas que só mesmo a mãe natureza é capaz de oferecer aos seus habitantes. Em primeiro lugar, porque ela é o resultado de um lento e curioso processo de inundação de uma determinada região. E em segundo lugar, porque essas florestas conseguem a façanha de permanecerem incrivelmente preservadas. Inclusive com direito a ecossistemas que se desenvolvem da maneira como ocorrem nas florestas tradicionais.

Ademais, nutritivas camadas de materiais e sedimentos protegem essas formações. Os seus troncos permanecem vivos, com galhos, folhas, ramos e raízes, da maneira como mais ou menos se apresentaram num passado distante.

Por isso, segue, abaixo, alguns dos exemplares considerados os mais fascinantes entre essas florestas submersas. Em síntese, um conjunto de vegetações que hoje fazem parte de diversas listas onde estão as maiores curiosidades observadas no seio da natureza selvagem.

1. Floresta Submersa na Patagônia (Argentina)

Floresta Submersa na Patagônia (Argentina)
(Fonte: Pinterest)

O indivíduo que mergulha a uma profundidade de 30 metros no misterioso e extravagante Lago Traful, na Patagônia, irá deparar-se com uma verdadeira preciosidade! Resumidamente, estamos falando da Floresta Submersa na Patagônia, Argentina, uma das joias raras do turismo local e considerado um dos lugares mais belos do mundo.

Só para ilustrar, sob as suas águas o visitante terá contato com um universo quase mágico. Resumidamente, ele encontrará ali dezenas de ciprestes, com os seus troncos inacreditavelmente preservados no fundo das águas.

Além disso, verá raízes intactas, galhos e algumas folhagens que completam um cenário dos mais deslumbrantes daquela região do planeta.

2. Lago Kaindy (Cazaquistão)

Lago Kaindy (Cazaquistão)
(Fonte: Pinterest)

Outra dessas florestas submersas que desafiam a realidade, e até mesmo a lógica, é essa aqui, a 30 metros do lago Kaindy, no Cazaquistão.

Em resumo, o local é simplesmente magnífico! Uma comunidade de abetos nas profundezas das águas tornam o cenário quase cinematográfico!

Só para ilustrar, a Floresta de Kaindy conseguiu a proeza de manter-se preservada ao longo de décadas. Na superfície do lago você só poderá apreciar apenas uma modesta parte dos seus troncos. A beleza do evento está mesmo no mergulho, em uma visita guiada sob as águas de um azul turquesa magnífico, especialmente no verão.

3. Reserva de Udawalawe (Sri Lanka)

Reserva de Udawalawe – Sri Lanka
(Fonte: diarioinsano.com.br)

A Reserva de Udawalawe, no Sri Lanka, é outro desses cenários que só vendo de perto para acreditar que realmente existem.

Só para ilustrar, estamos falando de uma exuberância, desenvolvida a partir da construção de uma represa. Essa represa foi responsável por esconder belíssimas variedades de Filicium decipiens, palmeiras-do-ceilão, Mimosas melanoxylon Poir, entre inúmeras outras variedades tão ou mais extravagantes.

Além disso, à sua volta encontra-se uma não menos exuberante reserva onde diversas espécies de aves, mamíferos e répteis fazem a festa dos visitantes. Com destaque especial para os elefantes, que tornam a vista à Reserva de Udawalawe um dos eventos mais fascinantes do mundo.

4. Lago Bezid (Romênia)

Lago Bezid (Romênia)
(Fonte: diarioinsano.com.br)

A Romênia não é apenas o país onde fica a singular Transilvânia, a terra dos vampiros, e do mais famoso deles, o não menos singular e original Conde Drácula.

Não, na verdade a Romênia não é a terra dos vampiros e nem do Conde Drácula. Na verdade o Conde Drácula não existe. Não…não existe. O que existe lá mesmo são belas e exuberantes paisagens naturais de tirar o fôlego.

Só para exemplificar, podemos destacar o Lago Bezid, onde há uma misteriosa floresta submersa e uma aldeia. Resumidamente, o que temos ali é um ambiente fantástico, que você irá apreciar em um mergulho revelador de um cenário verdadeiramente magnífico.

Com efeito, ele nos revela uma comunidade arbórea que se confunde com o teto das casas, em uma das paisagens mais impressionantes daquela região do planeta.

5. Lago Periyar (Índia)

Lago Periyar (Índia)
(Fonte: Pinterest)

Aqui está outro exemplar típico de todo o fascínio que você poderá apreciar nas já suficientemente fascinantes terras indianas.

Em resumo, estamos falando de uma dessas florestas submersas que juntam-se às inúmeras paisagens naturais da região para compor um dos quadros mais exuberantes do planeta.

São cerca de 55km2 formados a partir da inundação do Rio Periyar, que também alimenta os Rios Tamili Nadu e Vigai. No entanto, a paisagem tornou-se ainda mais bela a partir da construção da represa Mullaperiyar, que sepultou no fundo do lago inúmeras variedades de árvores para compor essa fascinante Floresta Submersa do Lago Periyar.

São variedades como as originais Azadirachta indica, Paineira Vermelha, Syzygium jambolanum (O Jambolão), entre diversos outros tipos que tornam o local ainda mais exótico e especial.

E caso tenha gostado desse artigo, deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. Saiba que esses comentários nos ajudam bastante. Eles nos ajudam a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Fontes: The Travel   –  Pensamento Verde
Imagem: Pixabay

Compartilhar