Muitas vezes utilizadas como sendo palavras sinônimas que se referem a grandes massas de água salgada, mares e oceanos, na verdade, não são exatamente a mesma coisa. Mas, qual a diferença entre mar e oceano?
Neste artigo, vamos mergulhar nos diferenciais que cercam ambos os termos, e entender de vez as distinções que existem entre eles.
Ao fim da leitura, você saberá não apenas qual a diferença entre mar e oceano, mas também seus principais exemplares, suas características marcantes e muito mais.
Confira agora: 11 curiosidades sobre o mar
Qual a diferença entre mar e oceano?
Indo direto ao ponto, a grande diferença entre um mar e um oceano é justamente a sua extensão.
Isso porque os oceanos designam massas de água salgada muitas vezes maiores que os mares, que possuem menor extensão.
No entanto, essa não é a única característica que difere ambos os termos. Há muito mais para descobrir, caso queira entender realmente qual a diferença entre mar e oceano. Acompanhe!
Oceano: o que é, características e exemplos
Os oceanos compõem a hidrosfera do planeta, e devido sua enorme extensão cobrem cerca de 70% da superfície da Terra.
Além de gigantescos, eles são extremamente profundos, tanto que o ser humano ainda não conseguiu alcançar os seus pontos de maior profundidade.
Outra característica importante é que eles são cercados pelos continentes, havendo assim 5 oceanos considerados atualmente:
- Oceano Pacífico: situado entre a Oceania, Ásia e o continente americano, esse é o maior oceano do planeta com 180 milhões de km² e onde está o local mais profundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, com 10.935 metros de profundidade;
- Oceano Atlântico: está situado entre a América, Europa e África, sendo o 2º maior do planeta com 80 milhões de km²;
- Oceano Índico: fica localizado no sul do continente asiático, banhando a África Oriental, Sul da Ásia, Oriente Médio e Austrália. É o 3º maior oceano da Terra com 75 milhões de km²;
- Oceano Antártico: passou a ser considerado um oceano a partir dos anos 2000 e compreende a massa de água salgada que cerca o Círculo Polar Antártico, com 20 milhões de km²;
- Oceano Ártico: é o menor oceano do planeta, com 14 milhões de km², e compreende a massa de água salgada que cerca o Círculo Polar Ártico.
Mar: o que é, características e exemplos
Diferentemente dos oceanos, os mares não são tão gigantescos nem tão profundos assim.
Outro ponto marcante entre qual a diferença entre mar e oceano fica por conta das suas delimitações, uma vez que os mares podem ser parcial ou totalmente cercados por terra.
Em termos práticos, o mar pode ser também entendido como uma pequena extensão dos oceanos, e conectam a terra aos oceanos em si.
Por possuir uma definição mais ampla, não há um número exato de mares considerados, mas estima-se que existam entre 50 a 100 mares distintos no planeta. Veja os principais:
- Mar Mediterrâneo: se comunica diretamente com o Oceano Atlântico, através do estreito de Gibraltar, e fica entre a Europa, África e a Ásia. É um mar gigantesco, com 2,5 milhões de km²;
- Mar do Caribe: fica localizado na América Central e conta com 2,8 milhões de km², fazendo parte do Oceano Atlântico também;
- Mar da Arábia: ocupa um pedaço do Oceano Índico, estando situado entre a península Arábica e a Índia. É considerado um dos maiores mares do planeta, com seus 3,6 milhões de km² de área.
- Mar Morto: está localizado no Oriente Médio e conta com uma área aproximada de 605 km²;
- Mar Cáspio: fica localizado na região sudeste da Europa, e conta com 372 mil km² de área;
- Mar Vermelho: está situado entre a África e a Ásia e possui uma extensão de 450 mil km²;
- Mar Negro: fica situado entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, possuindo cerca de 436 mil km² de extensão.
E então, qual a diferença entre mar e oceano?
Após entender melhor o que é um mar e o que é um oceano, fica muito mais simples compreender as diferenças principais entre ambos os termos.
Agora, vamos recapitular esses principais pontos, e apresentar mais algumas diferenças existentes entre os dois. Acompanhe!
Extensão
Os oceanos são inúmeras vezes mais extensos que os mares. Para se ter uma ideia, o menor oceano do planeta é justamente o Ártico, e mesmo assim conta com 14 milhões de km².
Em comparação, um dos maiores mares da Terra é o Mar da Arábia, e mesmo assim possui apenas 3,6 milhões de km² de área, o que demonstra a diferença de extensão gigantesca existente entre as classificações.
Profundidade
Quanto à profundidade, os oceanos são incomparavelmente mais profundos também.
Considerando o próprio Mar Arábico, por exemplo, ele chega no máximo aos 5 mil metros de profundidade, enquanto a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico tem quase 11 mil metros.
Fronteiras
As fronteiras também entram nessa lista de qual é a diferença entre mar e oceano. Afinal, como mencionado, os oceanos são cercados pelos continentes em si, dada sua extensão.
Já os mares, por outro lado, contam com mais variações de formatos e delimitações, mas são geralmente mais cercados por terra.
Aliás, quanto a suas fronteiras, é possível classificar os mares em três tipos distintos: aberto, interior e fechado.
- Mar aberto – caracteriza-se por manter uma ligação direta com algum oceano, embora também faça fronteira com uma porção de terra. Um exemplo claro é o Mar do Caribe, que integra o Oceano Atlântico.
- Mar interior – diferentemente do mar aberto, ele conta com uma ligação mais restrita ao oceano, ocorrendo geralmente por meio de algum estreito ou canal. Um exemplo de mar interior é o Mar Mediterrâneo que liga-se ao Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar, como mencionado.
- Mar fechado – por fim, temos o mar fechado, que como o próprio nome permite entender, localiza-se em uma área sem abertura para os oceanos ou qualquer outro mar. Dessa forma, é completamente cercado por terras. Exemplo: Mar Cáspio, que fica no sudeste da Europa.
Já sabe qual a diferença entre mar e oceano?
Como demonstrado ao longo do artigo, não é difícil entender qual a diferença entre mar e oceano. Afinal, embora pareçam muito similares, eles apresentam características e conceitos bem distintos no fim das contas.
Veja também: Curiosidades sobre o fundo do mar
Fontes: Ecologia Verde – Ocean Service (NOAA)