Se chegou até aqui, certamente parou para pensar: o que é Lua Cheia? Basicamente, esta é a fase lunar mais marcante, ou seja, quando a lua está completamente iluminada.
Costuma-se associar esta fase lunar a noites mais iluminadas onde, principalmente no campo, não é necessário o uso de iluminação artificial, uma vez que é possível se localizar facilmente com a claridade que a lua cheia oferece. Vamos saber um pouco mais sobre esta fase lunar que é palco de inúmeras lendas e dúvidas. Acompanhe!
Afinal, quando se inicia esta fase lunar?
Ao nos perguntarmos o que é Lua Cheia, é necessário saber que esta fase se inicia quando Sol e Lua estão devidamente alinhados. Porém, em lados opostos do planeta Terra.
Contudo, algumas vezes conseguimos ver apenas cerca de 90% da superfície iluminada da Lua. Isto corre devido ao fato de que a órbita da Lua em torno do nosso planeta está inclinada em um ângulo de mais ou menos 5 graus em relação à eclíptica.
Dessa forma, caso a Lua esteja acima ou abaixo na eclíptica, passamos a enxergá-la num ângulo que reduz um pouco o percentual de iluminação de sua superfície.
Terra: entre a Lua e o Sol
Sizígia é o termo utilizado para definir o momento em que três corpos celestes estão devidamente alinhados. Nessa fase da Lua, só conseguimos observar aqui da Terra aquele lado que está completamente iluminado, uma vez que a outra superfície encontra-se totalmente no escuro.
Uma vez que entendemos o que é Lua Cheia, é importante saber que ela é vista no céu entre o pôr do sol e nascer do sol. Ou seja, no exato momento em que o alinhamento desta fase lunar ocorre, ela só pode ser vista no lado do planeta que não é dia.
Entretanto, existem casos especiais, como no efeito retração. Dessa forma, é possível que tanto o Sol quanto a Lua Cheia sejam vistos simultaneamente.
Após saber o que é uma Lua Cheia, entenda sobre a causa dos eclipses lunares
Anualmente, duas ou três vezes a Lua Cheia coincide com o astro atingindo nós lunares presentes em sua órbita. Os nós lunares são pontos onde a órbita da Lua cruza a eclíptica que, por sua vez, é o caminho que o Sol faz e que pode ser visto daqui da Terra.
No momento em que este evento ocorre, nosso planeta projeta sua sombra diretamente na Lua Cheia e, assim, temos um eclipse lunar. Entretanto, os eclipses lunares também podem ocorrer quando a Lua está indo em direção aos nós lunares que ficam em torno da Lua Nova.
Micromoon e Supermoon – você sabe o que são?
Não basta saber o que é Lua Cheia, é interessante também compreender outros fenômenos lunares. Perigeu é o ponto da órbita da Lua que se localiza mais próximo da Terra, enquanto que o apogeu é o que encontra-se mais distante.
Quando uma Lua Cheia é próxima do perigeu, chamamos de Supermoon, ou, Super Lua Cheia. Já quando está mais perto do apogeu, temos a Micromoon.
Quantas vezes, durante o ano, esta fase lunar ocorre?
Geralmente dentro do período de 1 ano tem-se 12 Luas Cheias – ou seja, uma por mês. Contudo, é fato que nosso calendário não tem uma sincronização perfeita com os eventos astronômicos. Assim, de tempos em tempos, é possível que, no período de 1 ano, tenhamos até 13 Luas Cheias!
Quando este evento ocorre, ao menos uma destas Luas é chamada de Lua Azul.
Além de saber o que é uma lua cheia, entenda o efeito que ela causa nas marés
A diferença mais marcante entre maré baixa e maré alta ocorre nas fases de Lua Nova e Lua Cheia. Durante estas fases lunares, a força gravitacional que a Lua e o Sol exercem combinam-se e puxam as águas do oceano na mesma direção.
A estas marés damos o nome de marés rei ou marés vivas.
Por fim, conheça o significado cultural e religioso desta fase lunar
Gostou de saber o que é Lua Cheia? Então vamos finalizar o artigo explicando qual o significado cultural e religioso desta fase lunar. É fato que, durante milhares de anos, este foi um astro que influenciou bastante nossa cultura – em especial a Lua Cheia.
O Domingo de Páscoa, por exemplo, é determinado a partir da Lua Cheia e do equinócio de primavera. Além disso, este astro foi tido como inspiração na criação de inúmeras divindades, como a deusa romana Luna.
Antigamente, era comum que os povos acreditassem que a Lua poderia causar determinadas enfermidades – e daí vem o termo lunático, usado pejorativamente para definir uma pessoa que vive aérea à realidade.
Fonte: timeanddate
Imagem: Pixabay