Conheça os mais incríveis vulcões ativos do mundo

Conheça os mais incríveis vulcões ativos do mundo 1

Os vulcões vulcões ativos do mundo são quase como entidades mágicas no imaginário popular de praticamente todos os povos. Sem dúvida, o evento da erupção do Vesúvio em em 79 d.C., destruindo por completo as cidades romanas de Pompeia e Herculano, contribuiu muito para isso. No entanto, o fato de eles serem produtos das estruturas geológicas da terra também contribui para o estabelecimento dessa cultura.

Resumidamente, os vulcões são o resultado de importantes falhas geológicas nas placas tectônicas que estão sob a superfície terrestre. Graças a elas, um denso conteúdo de lava, dióxido de enxofre, gases, entre outras substâncias, são lançadas para a superfície de forma simplesmente espetacular.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com os mais ativos e perigosos dentre esses vulcões na atualidade. Sem dúvida, uma lista que elenca algumas das forças naturais mais vigorosas e impressionantes da biosfera terrestre.

1. Depressão Danakil (Etiópia Erta Ale)

Vulcão Depressão Danakil Etiópia Erta Ale
(Fonte: Shutterstock)

Aqui está um deles. Um dos vulcões ativos mais famosos do mundo. Em síntese, o Erta Ale é um vulcão que está ativo desde o início dos anos 60, na região de Danakil, na Etiópia. Ele se destaca pelo seu vertiginoso lago de lava, que tornou-se uma das atrações turísticas mais importantes do continente africano.

Ademais, o vulcão ainda oferece aos visitantes diversos espetáculos de lançamentos de lavas. E você poderá simplesmente assistir a todo esse espetáculo perigosamente assentado ao redor da sua borda.

2. Vulcão de Fogo (Guatemala)

Vulcão de fogo (Guatemala)
(Fonte: Shutterstock)

O Vulcão de Fogo é um exemplar típico de toda a maravilha que há na natureza selvagem da América Central.

Na verdade, ele é um dos mais ativos nessa região do planeta. Com efeito, os seus disparos de lavas são como eventos difíceis de serem esquecidos por um visitante.

Localizado em Antígua, 16km a oeste, o cenário produzido por ele é quase como daqueles filmes de catástrofes. Ademais, o Volcán tornou-se uma das melhores localidades para caminhadas de aventura; e por isso mesmo ele é hoje uma verdadeira referência para esse tipo de turismo no continente americano.

3. Etna (Sicília, Itália)

Vulcão Etna Sicília, Itália
(Fonte: Shutterstock)

Um dos vulcões ativos mais famosos do mundo também é o maior e o mais famoso da Europa. Só para ilustrar, esse vulcão emite os seus incríveis e assustadores jatos de lava há pelo menos 30 mil anos. No entanto, hoje ele tornou-se apenas uma espécie de vizinho famoso daquela região, com o qual todos convivem de forma relativamente harmoniosa e pacífica.

A partir da ferrovia Circumetinea Railway, você terá o prazer de apreciar uma das experiências mais fantásticas do mundo. Por isso mesmo, o Vulcão Etna configura-se como um dos pontos turísticos mais recomendados e apreciados do planeta.

4. Nyiragongo (República Democrática do Congo)

Vulcão Nyiragongo (República Democrática do Congo)
(Fonte: Shutterstock)

Aqui está também um dos eventos mais fascinantes do mundo. O Nyiragongo é um dos vulcões ativos mais belos que existem. E só para ilustrar, de frente para o Lago Kivu, ele proporciona aos visitantes uma experiência verdadeiramente única no continente africano.

Após uma subida que pode durar mais de 5 horas, você irá simplesmente extasiar-se com o maior lago de lava do planeta! Uma experiência que termina com uma volta pela floresta em seu entorno, e que é cercada por diversas espécies animais e florais.

Sobre essas espécies, estão lá comunidades de chimpanzés, camaleões, o original rato-gigante-africano, variedades de orquídeas, entre outras preciosidades que são como verdadeiras atrações à parte no local.

5. Merapi (Indonésia)

Vulcão Merapi Indonésia
(Fonte: Shutterstock)

Na região de Java Central, na Indonésia, encontra-se um dos vulcões ativos mais ameaçadores do mundo.

Só para ilustrar, são mais de 2.900m de um verdadeiro monstro assustador, que se recomenda, a quem queira preservar a sua vida, manter-se sempre bem distante!

Erguido no Monte Merapi, ele é conhecido como “O Majestoso”; é aquele do qual o melhor mesmo é não ter nenhum contato. Portanto, caso deseje apreciá-lo, o recomendo é uma visita ao antigo tempo budista de Borobudur. É a partir dali que você poderá apreciá-lo com segurança, e ainda aproveitar para ter um encontro espiritual dos mais significativos.

6. Popocatépetl (México Central)

Popocatépetl, México Central
(Fonte: Shutterstock)

Mas se o seu objetivo é conhecer um dos vulcões mais ativos do mundo em território mexicano, o Popocatépetl será a escolha certa.

Em resumo, trata-se de um vulcão que voltou à atividade na metade dos anos 90 para tornar-se uma verdadeira referência do turismo local.

Ao escolher os seus inúmeros passeios e trilhas, você terá uma visão ainda melhor de toda a sua beleza. E justamente por isso ele é considerado um dos eventos mais fascinantes em terras mexicanas na atualidade.

7. Fagradalsfjall (Islândia)

Fagradalsfjall Islândia
(Fonte: Shutterstock)

Por fim, caso você esteja interessado mesmo é em uma experiência totalmente nova, o Fagradalsfjall, na Península de Reykjanes, será a melhor escolha.

Isso porque ele entrou em erupção pela primeira vez em 2021. No entanto, já atraiu mais de 250 mil visitantes que saem boquiabertos da experiência que presenciam no local.

Em suma, temos ali um verdadeiro festival de lava a cerca de 1000 graus centígrados, e que saem de forma ininterrupta da sua cratera.

Além disso, a deslumbrante Lagoa Azul e outras atrações históricas completam uma das experiências mais recompensadoras naquela região do planeta.

E, então, gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. Mas continue acompanhando e compartilhando com os amigos os conteúdos do site.

Fontes: WanderlustForbes
Imagem: Shutterstock

Compartilhar