Quer saber o que são chuvas torrenciais? Então chegou ao lugar certo!
A Terra conta com os mais variados tipos de fenômenos climáticos, de tornados a granizo e de neblina a trombas d’água. Dentre eles, estão também as chuvas torrenciais, que é o tema deste artigo.
Aqui, além de descobrir o que são chuvas torrenciais, você vai entender também suas causas, perigos e o que fazer quando se deparar com uma. Acompanhe!
Veja também: O que é granizo: conceito, como se forma, tipos e consequências
O que são chuvas torrenciais?
Um primeiro ponto que vale a pena salientar é que ainda não há uma definição oficial e geral sobre o que são chuvas torrenciais.
De todo modo, o termo é utilizado para designar uma precipitação intensa e abundante de água dentro de um curto período de tempo.
A palavra torrente, vale lembrar, está ligada justamente a essa questão, significando um derramamento violento e súbito de algo – a chuva, nesse caso.
Devido a grande quantidade de água que cai, esse tipo de chuva é capaz de gerar um impacto negativo bastante significativo nas atividades humanas e no meio ambiente. Veremos isso um pouco mais abaixo!
Quais são as causas das chuvas torrenciais?
Outro ponto relevante é que as chuvas torrenciais contam com as mais variadas causas. Mas, dentre as principais, estão:
Instabilidade atmosférica
A instabilidade atmosférica é uma das grandes causadoras desse fenômeno, sendo aumentada quando há o encontro entre uma massa de ar quente e úmido (que sobe) com uma massa de ar bem mais fria, que está em altitudes elevadas.
A geração dessa instabilidade é a responsável por alimentar a formação das nuvens em desenvolvimento vertical, a exemplo das famosas cumulonimbus, propiciando a precipitação intensa.
Liberação de calor após a condensação
A formação das nuvens de tempestade também é intensificada quando o ar úmido sobe e esfria, ficando saturado.
É nesse processo de condensação que ocorre a liberação de calor latente, levando ao aquecimento e subida do ar que está ao redor, reforçando a convecção.
Topografia
A topografia também é um fator que favorece a formação de chuvas torrenciais, com destaque para as áreas montanhosas, onde o fenômeno ocorre de forma mais frequente.
Nessas regiões, o ar úmido acaba subindo as encostas, esfriando e se condensado. Como resultado, há fortes precipitações na face ascendente da montanha.
Frentes meteorológicas
Há de se mencionar também a interação entre frentes frias e quentes, que favorecem a criação de condições propícias para o surgimento das chuvas torrenciais.
Não à toa, é extremamente comum que haja essa precipitação violenta quando essas frentes acabam entrando em confronto.
Perigos e consequências das chuvas torrenciais
Tão importante quanto entender o que são chuvas torrenciais e suas causas, é ficar alerta quanto aos perigos que elas oferecem. Infelizmente, não são poucos!
Alagamentos
Como já é possível prever, chuvas violentas e dentro de um curto período de tempo tem como consequências comuns os alagamentos.
Afinal, é realmente uma quantidade de água muito grande, que pode levar ao transbordamento de córregos e rios, além de inundações em áreas baixas e das ruas em áreas urbanas.
Atrelado a isso, há todos os danos materiais resultantes, seja a infraestrutura, residências, veículos, etc.
Deslizamentos de terra
A forte precipitação é uma das causas também dos deslizamentos de terra, devido à saturação do solo.
Assim, áreas inclinadas ou montanhosas têm um aumento considerável do risco em ceder, principalmente quando já não contam mais com sua proteção natural (as matas).
Saiba mais: Deslizamentos de terra: conceito, causas, consequências e formas de prevenção
Serviços públicos interrompidos
As chuvas torrenciais são capazes de levar a interrupção de serviços públicos essenciais, já devido a seus efeitos colaterais, como as inundações.
Esse é o caso de serviços como o abastecimento de água e eletricidade, que são afetados de forma mais frequente nessas situações.
Além disso, somado a fatores como os próprios deslizamentos, pode afetar setores como o de transportes, interrompendo estradas, etc.
Danos à agricultura
Os cultivos em geral dependem bastante das boas condições climáticas, e assim como as secas, uma grande quantidade de água de uma única vez não é nada benéfico (de uma forma mais generalizada).
Inundação dos campos, danificação direta das colheitas, etc. são muitos os prejuízos que o fenômeno pode acarretar ao setor.
Mortes
Observando os fatores acima, não é difícil perceber que as chuvas torrenciais também representam um perigo real à vida humana e a de outros animais.
Afinal, os deslizamentos de terra, as inundações, os acidentes decorrentes, dentre outros, são graves ameaças à segurança, podendo levar à morte de muitas pessoas.
Impacto ambiental
Apesar das chuvas serem um fenômeno natural e recorrente, quando em torrentes, levam a impactos negativos ao meio ambiente.
Isso porque acabam causando a contaminação de corpos de água, ao transportar poluentes; erodindo o solo; e destruindo habitats naturais.
Danos econômicos
Toda a destruição e interrupção de serviços, obviamente, levam a danos materiais altíssimos, o que acarreta em um alto custo econômico aos cidadãos em si e ao governo local.
O que fazer em caso de uma chuva torrencial?
Como demonstrado, essas chuvas em torrentes são capazes de levar a diversas consequências negativas, inclusive a morte. Por isso, é importante buscar proteção quando elas ocorrem.
- Busque um local seguro para se abrigar;
- Mantenha-se atento aos alertas meteorológicos;
- Nunca tente atravessar ruas ou estradas alagadas;
- Não se arrisque dirigindo durante o evento.
Deu para entender o que são chuvas torrenciais?
Como foi possível observar, a compreensão de o que são chuvas torrenciais parte desse entendimento de que tratam-se de chuvas violentas, em torrentes, que ocorrem em um curto período de tempo, apesar do termo não possuir um conceito geral bem definido.
Confira também: O que é tromba d’água: conceito, tipos e como se forma
Fontes: Ecologia Verde – World Atlas