Quais são as principais fontes de energia?

Usina hidrelétrica Itaipu

Quais as principais fontes de energia existentes na atualidade? Quais as suas principais características? Como elas são obtidas na natureza?

A importância de responder a tais indagações está bastante ligada ao fato de que vivemos uma realidade de escassez de recursos naturais. Mas também de uma busca por novas matrizes energéticas como nunca ocorrera na história da humanidade.

Só para Ilustrar, segundo dados da ONU, até 2025 mais de 3 bilhões de pessoas sofrerão com as torturas da falta de água.

Além disso, até 2100, ainda segundo o órgão, os combustíveis fósseis estarão totalmente extintos. E mais: iremos consumir três vezes mais recursos naturais até 2050, o que poderá representar uma verdadeira catástrofe ambiental caso não haja a redução desse consumo.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista que enumere as principais fontes de energia utilizadas pelo homem na atualidade. Em uma lista que é capaz de revelar, por si mesma, um dos maiores dilemas da humanidade: a sobrevivência do homem a partir de recursos naturais que são finitos.

1. Carvão mineral

O carvão mineral é um combustível fóssil por excelência. Em síntese, ele compõe-se, basicamente, de carbono a partir de um processo de acúmulo de compostos orgânicos ao longo de milhões de anos. E esse carvão mineral geralmente é encontrado em regiões mais superficiais, apresentando-se nos estágios de turfa, linhito, hulha e antracito.

Já com relação à sua contribuição como fonte de energia, sabe-se que, no mundo, o carvão mineral representa cerca de 22% de toda a energia utilizada. Enquanto isso, no Brasil, ele representa cerca de 6,7%.

Dentre as suas principais vantagens, destacam-se o seu baixo custo, facilidade de extração, abundância, entre outras características bastante relevantes. Em contrapartida, ele só perde para o petróleo em termos de prejuízos e danos ao meio ambiente das mais variadas formas.

2. Petróleo

A importância de sabermos quais as principais fontes de energia existentes na atualidade também está ligada à possibilidade de podermos encontrar novas alternativas para elas. E aqui está uma das fontes mais polêmicas. A saber: uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio a partir da decomposição de restos vegetais e animais.

Esse produto, que adquire um original tom escuro, acumula-se no subsolo e no fundo dos mares ao longo de milhões de anos. Além disso, representa entre 30% e 35% das fontes de energia utilizadas atualmente pelo homem.

Em síntese, podemos utilizar o petróleo para a produção de energia elétrica, combustível para carros, gás de cozinha, combustível para indústria, etc. Além de inúmeras outras utilizações não menos polêmicas e controversas.

3. Gás natural

O gás natural é hoje uma das principais alternativas de energia para as indústrias e termelétricas. Além disso, é opção para motores a explosão, como aquecedor de ambiente, entre outras utilizações para a geração de calor.

Em suma, o gás natural é um combustível abundante em reservas no subsolo, também como o resultado da decomposição de matéria orgânica. Ele geralmente é associado ao petróleo (pertence à mesma família) e representa cerca de 16,1% do total da energia utilizada no mundo.

Ademais, essa importante fonte energética chama a atenção por poluir menos que o petróleo e o carvão mineral, por ser mais facilmente transportado e por apresentar um baixo índice de contaminação por odores.

4. Energia elétrica

Mas também não deixar de ser importante saber quais as principais fontes de energia existentes para a produção de eletricidade.

E em síntese, as principais dentre elas são as hidrelétricas, termelétricas e as termonucleares. A primeira gerando energia a partir da força das águas, a segunda do vapor produzido com a queima de combustíveis fósseis e a última por meio da polêmica e controversa fissão dos átomos de urânio.

No total, essa matriz representa cerca de 17% da energia elétrica utilizada no mundo. Porém com expectativa de que se amplie, ainda mais, nas próximas décadas.

5. Energia nuclear

A energia nuclear é, basicamente, o resultado da fissão do núcleo atômico (átomos de urânio, basicamente). Com isso, produz-se calor, que produz vapor, para o acionamento de turbinas que geram eletricidade.

Dentre as principais vantagens da energia nuclear podemos destacar a zero emissão de C02 na natureza. Por outro lado, a produção de lixo atômico faz dessa fonte energética uma das mais polêmicas e controversas da atualidade.

6. Fontes renováveis

Parque eólica solar
(Fonte: Pexels)

E quais as principais fontes de energia atualmente consideradas as matrizes energéticas do futuro?

Resposta: Energia eólica (dos ventos) e solar.

Em resumo, elas já representam cerca de 48% do total da energia utilizada no mundo. E, dentre as suas principais vantagens, destacam-se a ausência de danos ao meio ambiente, disponibilidade infinita, abundância em diversas regiões, entre outras inúmeras vantagens consideradas únicas e inigualáveis.

E caso esse artigo de alguma forma tenha lhe ajudado, deixe uma resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E nos ajude a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Compartilhar