Os animais hematófagos estão entre as espécies mais peculiares do planeta, tendo o sangue como a base de sua alimentação. E é justamente por isso que os seres humanos estão disponíveis no “cardápio” desses organismos.
Neste artigo, você vai conferir mais profundamente o que são os animais hematófagos, além de algumas características, curiosidades e exemplos. Acompanhe!
O que são os animais hematófagos?
Os animais hematófagos são os grupos de organismos que se alimentam de sangue, como pernilongos, mosquitos muito comuns no ambiente doméstico, e os carrapatos.
Ou seja, eles correspondem a uma categoria alimentar específica, onde o sangue é a base da alimentação desses indivíduos.
Nesse mesmo sentido, os animais que se alimentam de carne são os carnívoros, enquanto aqueles que se alimentam de plantas são conhecidos como herbívoros, e assim por diante.
Características e curiosidades sobre os animais hematófagos
Para entender mais profundamente sobre os animais hematófagos, vale a pena conferir algumas curiosidades sobre esse grupo de organismos, que dispõem de características bem interessantes.
1. Existem dois principais tipos de hamatófagos
Uma divisão muito comum quando se tratam dos animais hematófagos, é sobre a obrigatoriedade e exclusividade dessa alimentação.
Isso porque há organismos que consomem apenas sangue para sobreviver, enquanto outros o mesclam com outras fontes de alimentação, como frutas, pólen, néctar, insetos, etc.
Hematófagos obrigatórios – o sangue é o único alimento que consomem, isso durante toda a sua vida. Exemplo: diversas espécies de sanguessugas.
Hematófagos facultativos – Apesar de serem hematófagas, o sangue não é o único alimento que conseguem consumir, ingerindo também outras coisas. Exemplo: algumas espécies de morcegos, que também comem insetos, frutas, etc.
2. O sangue pode ser sugado ou simplesmente lambido
Apesar do que se passa no imaginário popular, nem todos os animais hematófagos sugam o sangue de suas presas.
Na verdade, muitas espécies simplesmente lambem o sangue que escorre de alguma ferida (que eles mesmos podem provocar).
É justamente isso que acontece com uma grande diversidade de morcegos, que não possuem um instrumento capaz de sugar, como os mosquitos.
3. Eles não matam suas presas
Como o que importa para os hematófagos é o sangue dos animais, eles não evoluíram para matar suas presas.
Afinal, a morte desse indivíduo significaria menos fontes de alimento no futuro, o que não é nada interessante para o grupo.
Não à toa, os animais hematófagos são geralmente pequenos, e se alimentam de indivíduos maiores que eles.
O grande porém fica por conta dos efeitos posteriores ao ataque. Isso porque as feridas podem infeccionar, levar a hemorragias, etc. Isso sem falar na transmissão de doenças.
Como tem diversos organismos como fonte alimentar, os hematófagos acabam levando doenças de um grupo a outro.
Dengue, Febre Amarela, Malária, Doença de Chagas, etc. todas são doenças transmitidas por animais que se alimentam de sangue.
4. Muitas espécies são capazes de anestesiar a vítima
Como querem apenas provar um pouco do sangue de suas vítimas, se os animais hematófagos conseguirem fazer isso sem serem percebidos, é ainda melhor.
Por isso, muitas espécies evoluíram para aplicar um tipo de anestesia local, fazendo com que o outro organismo não sinta nada.
5. Além da anestesia, há a capacidade anticoagulante
Uma das defesas naturais dos organismo para evitar hemorragias é justamente a coagulação do sangue.
Esse processo faz com que o líquido se torne mais “sólido” e “gelatinoso” no local de uma lesão, evitando que ele continue escorrendo.
Ou seja, trata-se de uma defesa nada interessante para os animais hematófagos, que não poderiam mais consumir seu alimento.
Por isso, muitas espécies possuem também anticoagulantes em sua saliva, para que o sangue permaneça sempre líquido.
Exemplos de animais hematófagos
Como mencionado, o grupo de animais hematófagos é uma categoria bastante extensa. Afinal, conta com espécies espalhadas por todas as regiões do planeta, e pertencentes às mais variadas famílias.
Mosquitos
Dentre os grupos de animais hematófagos, os mosquitos são os que mais interferem na vida dos seres humanos.
Afinal, além de estarem presentes no dia a dia (ou melhor, nas noites), são grandes transmissores de doenças.
Aliás, são justamente os mosquitos os animais que mais matam humanos em todo o planeta, devido à transmissão de doenças, como Zika, Dengue, Febre Amarela, etc.
Piolhos
Também muito conhecidos dos humanos, são parasitas obrigatórios que, no nosso caso, buscam viver em regiões de pelo, como os da cabeça.
De todo modo, são muito comuns em outros animais, desde aves a mamíferos, afetando inclusive animais marinhos, como as focas.
Carrapatos
São aracnídeos parasitas, que se fixam ao seu hospedeiro para alimentar-se do seu sangue. Dentro de um contexto doméstico, são muito comuns em cães, bois, cavalos, etc.
Geralmente, esses animais vivem em capins, arbustos e similares, à espreita pela passagem de algum outro organismo.
Além disso, a maioria das espécies não se fixa de forma definitiva no hospedeiro. Na verdade, ele permanece até ficar saciado, se esconde em algum abrigo, e retorna quando está com fome novamente.
Sanguessugas
São anelídeos capazes de se fixar ao corpo do hospedeiro e sugar seu sangue. Geralmente, vivem em água doce.
Barbeiros
É um inseto hematófago de hábitos noturnos, muito comum na América do Sul, sendo o grande transmissor da Doença de Chagas.
Morcegos
Algumas espécies de morcegos também são animais hematófagos, como o Desmodus rotundus (Morcego-Vampiro-Comum), Diaemus youngi e o Diphylla ecaudata.
De toda forma, ao contrário do que se imagina, muitos deles alimentam-se exclusivamente de frutos ou de insetos. Ou seja, nem todos os morcegos se alimentam de sangue.
Considerações finais sobre os animais hematófagos
Como foi possível observar, há muito mais para se saber sobre os animais hematófagos do que se possa imaginar.
O grupo é realmente um dos mais peculiares do planeta, e reserva características únicas, como as observadas acima.
Já que está aqui, aproveite também para conferir outros artigos similares: