Caminho de Santiago de Compostela: história, rotas, distância km

Caminho de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é uma rota de caminhos de peregrinos que leva ao santuário do apóstolo São Tiago Maior. Ou seja, é um trajeto religioso que termina na catedral de Santiago de Compostela.

Essa igreja fica na Galiza, região noroeste da Espanha. Isso porque, segundo a tradição, lá estão as relíquias mortais do apóstolo Tiago. Assim o mundo conhece essa região em que muitos peregrinos do mundo dedicam um momento de sua vida para trilhar esse caminho.

Para os peregrinos é um caminho de fé, perdão, hospitalidade, arte e cultura que traduzem as raízes espirituais da Europa. Portanto é uma forma de retiro para seu crescimento espiritual.

Como começou o caminho de Santiago de Compostela

Após a descoberta das relíquias de São Tiago Maior, no início do século IX, o Santiago de Compostela tornou-se uma importante rota de peregrinação. Isso por volta do século X

Mas foi somente em 1492, que o Papa Alexandre VI declarou oficialmente o Caminho de Santiago como uma das três grandes peregrinações cristãs, juntamente com Jerusalém e Roma.

Intercambio de Culturas

Em 1987, o Caminho de Santiago, torna-se o primeiro Percurso Cultural do Conselho da Europa. Assim ele atrai mais de 200.000 peregrinos por ano, com uma considerável taxa de crescimento anual.

A maior parte dos peregrinos fazem o percurso a pé em um percurso que dura muitos dias. A maior parte dos caminhantes saem da França, porém outras rotas têm se destacado quanto ao aumento de pessoas

Atualmente a rota francesa e espanhola para Compostela estão registradas na UNESCO como Patrimônio Mundial. Isso porque os trajetos compõem-se como fontes de intercâmbio de ideias e culturas.

Uma história anterior ao cristianismo

 Caminho de Santiago de Compostela
Caminho de Santiago de Compostela (Fonte: Pixabay)

A principal rota de peregrinação a Santiago segue uma rota comercial romana. Ou seja, da Antiguidade Clássica. É um caminho que se estende da costa atlântica da Galiza e vai até o Cabo Finisterra.

O Cabo Finisterra é o ponto mais ocidental de Espanha, mas não é o último ponto do ocidente da da Europa Pois este é o Cabo da Roca, em Portugal. Os romanos chamavam de Finisterrae (literalmente o fim do mundo).

Durante a noite, a Via Láctea era a referência do caminho. Assim a rota adquiriu o apelido de “Voie lactée” (Via Láctea em francês). Isso faz com que todo o trajeto percorrido hoje se configure em plena integração com a criação. De modo que tudo é extensão do Criador.

A Concha de Vieira

A concha de vieira é o símbolo do Caminho de Santiago. Isso porque sua presença é frequente pelo trajeto. Ao longo dos séculos, ela teve vários significados: metafóricos, práticos e míticos. Mas, na prática, é uma lembrança da viagem.

De acordo com a tradição, São Tiago pregou o evangelho na Espanha, mas retornou à Judéia ao ter uma visão da Virgem Maria na margem do rio Ebro.

Significado da Concha para Santiago de Compostela

Duas versões se contam sobre a origem do símbolo. E ambas dizem respeito à morte de São Tiago, que foi martirizado por decapitação em Jerusalém em 44 dC. São elas:

  1. Após a morte de Tiago, seus discípulos enviaram seu corpo para a Península Ibérica . Assim, na costa da Espanha, uma forte tempestade atingiu o navio e o corpo caiu no oceano. Depois de algum tempo, no entanto, chegou à praia intacto, coberto de vieiras.
  2. Após o martírio de Tiago, levaram seu corpo por um navio pilotado por um anjo, de volta à Península Ibérica para ser enterrado no que hoje é Santiago. Um jovem estava a cavalo e, ao ver a aproximação do navio, o animal se assustou. Assim, eles caíram no mar, porém, através de uma intervenção milagrosa, os dois emergiram da água vivos, cobertos de conchas.

Portanto a vieira passou a representar a peregrinação, tanto a um determinado santuário como ao céu, recordando Hebreus 11,13, identificando que os cristãos “são peregrinos e estrangeiros na terra”.

Rotas para Santiago de Compostela

Caminho de Santiago de Compostela: história, rotas, distância km 1
Mapa do Caminho de Santiago de Compostela (Fonte: Pixabay)

O Caminho Francês é o mais conhecido. Porque, historicamente, a maioria dos peregrinos vinha da França. Cluny, local da grande abadia medieval, foi um importante ponto de encontro dos peregrinos. Assim em 2002, integrou-se na rota oficial de peregrinação europeia.

A maioria dos espanhóis considera a fronteira francesa nos Pirenéus o ponto de partida natural. Ou seja, o ponto de partida mais comum e moderno no Caminho Francês é Saint-Jean-Pied-de-Port, no lado francês dos Pirineus.

O Caminho Primitivo é a rota mais antiga para Santiago de Compostela, feita pela primeira vez no século IX, que começa em Oviedo. Já o Caminho Português, é a segunda rota mais popular. Ele começando na Sé de Lisboa ou na Sé do Porto, no norte de Portugal.

O Caminho do Norte começa na cidade basca de Irun, na fronteira com a França ou em San Sebastián. É uma rota menos popular, por causa de suas mudanças de altitude.

O caminho da Europa Central voltou ao catálogo das rotas após a queda do Muro de Berlim. Rotas medievais, o Caminho Báltico e a Via Regia na Polônia passam pela atual Polônia, chegando ao norte até os estados bálticos.

Compostela: Distância em km

A Compostela é um certificado de realização dado aos peregrinos ao completar o Caminho. Para conseguir é preciso caminhar no mínimo 100 km ou pedalar pelo menos 200 km.

Na prática, para os caminhantes, o ponto mais próximo para começar é Sarria. Porque tem boas conexões de ônibus e trem para outros lugares da Espanha. Outro requisito necessário para obter a Compostela é a motivação. Ou seja, ele deve ser ao menos parcialmente religiosa.

Peregrinação como turismo

O governo regional da Galiza promove o Caminho como atividade turística, particularmente nos Anos Santos Compostelanos (quando o dia 25 de julho cai num domingo).

O último Ano Santo ocorreu em 2021, 11 anos após o último Ano Santo de 2010. Isto é, mais de 272.000 peregrinos fizeram a viagem durante o ano de 2010. A próxima peregrinação do Ano Santo ocorrerá em 2027.

Enfim, por diferentes motivações, pessoas do mundo todo, a pé ou de bicicleta, buscam encontrar-se em Santiago de Compostela.

Compartilhar