Quer saber quais são as cidades menos poluídas do mundo? Então chegou ao lugar certo!
Neste artigo, vamos conhecer alguns dos principais exemplares entre as cidades do planeta, ligadas à busca pela redução dos seus índices de poluição, que conseguiram tornar-se mais limpas e hoje são referência no setor. Acompanhe!
Quais são as cidades menos poluídas do mundo?
Atualmente, apesar da poluição, principalmente nas áreas urbanas, ser um dos problemas mais graves que o planeta Terra enfrenta, algumas cidades têm se destacado por suas políticas de limpeza, seja do solo, ar, água, sonora, etc.
Veja os principais exemplos entre as cidades menos poluídas do mundo, e que demonstram que é capaz crescer e buscar formas de cuidar do ambiente ao mesmo tempo.
Wellington – Nova Zelândia
Um dos grandes destaques dentre as cidades menos poluídas do mundo é justamente Wellington, a capital da Nova Zelândia.
Embora seja a terceira maior cidade do país, a densidade populacional, considerando os padrões para uma região desse porte, é baixa.
A capital se destaca pelo uso de energias renováveis e também pelos transportes públicos extremamente eficientes que possui.
Assim, já há uma enorme contribuição para a qualidade do ar, amplificada pela própria topografia local, repleta de montanhas.
Veja agora: Tipos de poluição do ar: causas e principais poluentes
Whitehorse – Canadá
Whitehorse é a capital da província de Yukon, sendo a maior cidade dessa região norte do Canadá, que, caracteristicamente, é uma área pouco povoada.
Assim como Wellington, na Nova Zelândia, essa também é uma das cidades menos poluídas do mundo, e não é para menos
Seu destaque fica não apenas pela questão da ótima gestão de resíduos, mas também pelo foco em energias sustentáveis.
Outros pontos importantes, mas pouco considerados em outros locais, é que Whitehorse é um exemplo quando o assunto é a baixa poluição luminosa (provocada por luzes artificiais) e sonora.
Reiquiavique – Islândia
Reiquiavique ou Reykjavík é justamente a capital e também a maior cidade da Islândia – embora possua uma faixa populacional considerada baixa.
A região é famosa por seu ar limpo, bem como pelo compromisso que possui com a utilização de energias renováveis.
Para se ter uma ideia, uma parte considerável da eletricidade produzida na região provém de fontes hidrelétricas e geotérmicas.
Assim, há uma redução significativa da dependência de outros meios de produção, como os poluentes combustíveis fósseis.
O governo local preza bastante também pelas diversas políticas ligadas a preservação do meio ambiente, ajudando na redução dos poluentes.
Honolulu – Estados Unidos
Honolulu é a capital e também a cidade mais povoada do estado norte-americano do Havaí, na ilha de Oahu.
A região é famosa não apenas por suas belezas naturais, mas também por todo o planejamento ambiental que possui.
Para isso, busca conciliar suas urbanizações com a preservação da natureza, mantendo controlado os seus índices de poluição.
Um grande diferencial da cidade é que a própria população é bastante ativa dentro desse conceito, levando essa consciência ecológica às diversas esferas sociais.
Saiba mais: Como evitar a poluição dos rios: confira 7 dicas simples para colocar em prática ainda hoje
Oslo – Noruega
A capital da Noruega, Oslo, também está entre as cidades menos poluídas do mundo.
Isso porque ela investiu bastante nesse setor nos últimos anos. Uma mostra foi a expansão em seu sistema de transporte público, com a implementação de linhas de metrô e bonde.
Outro ponto importante deve-se ao incentivo à mobilidade elétrica dentro da cidade, contribuindo significativamente para a redução da emissão de gases poluentes.
Zurique – Suíça
A maior cidade da Suíça e seu principal centro financeiro, Zurique, também é um grande exemplo quando o assunto são as cidades menos poluídas do mundo.
Da mesma forma que Oslo, na Noruega, a região tem um forte incentivo ao uso de veículos não motorizados, buscando também um aperfeiçoamento dos seus transportes públicos.
A cidade é exemplo ainda quanto a gestão extremamente eficiente que dá a seus resíduos, promovendo, de quebra, o uso de tecnologias limpas dentro de suas indústrias.
Helsínquia – Finlândia
Helsínquia ou Helsinque é capital finlandesa, sendo também a cidade mais populosa do país, embora tenha um índice populacional comparativamente pequeno, em relação a outras capitais ao redor do mundo.
A verdade é que a Finlândia em si já é um importante centro de incentivo às práticas ambientais, e isso se traduz perfeitamente dentro de uma de suas cidades mais importantes.
Assim, Helsínquia possui diversas políticas ambientais e investimentos ligados ao uso de transportes públicos, bem como a construção de ciclovias para os habitantes.
Seguindo a própria tradição do país, a capital conta com regras rigorosas em relação às emissões industriais, o que reduz bastante os índices de poluição na região.
Poucos carros nas ruas e diversos pontos de área verde são algumas das chaves que Helsínquia possui para manter-se limpa.
Copenhague – Dinamarca
Seguindo os padrões dos itens anteriores da lista, Copenhaga ou Copenhague é também a capital e cidade mais populosa da Dinamarca.
No entanto, mesmo com muitos habitantes, é atualmente uma das cidades menos poluídas do mundo.
Fora suas diversas políticas ambientais, uma prática que tem ajudado bastante a cidade a permanecer limpa é a cultura do ciclismo e do uso de veículos não poluentes.
A capital dinamarquesa conta com uma rede extensa de ciclovias exclusivas, auxiliando na redução de poluentes na atmosfera.
Confira outros destaques entre as cidades menos poluídas do mundo
Além das 8 cidades mencionadas acima, aqui estão também mais 7 outros exemplares ao redor do mundo, quanto ao cuidado com a poluição em suas áreas. São elas:
- Vancouver (Canadá) – maior cidade do oeste do país;
- Auckland (Nova Zelândia) – é a cidade mais populosa do país;
- Munique (Alemanha) – é a capital do estado da Baviera, que fica no sudeste do país;
- Calgary (Canadá) – é a maior cidade da região conhecida como província de Alberta;
- Estocolmo (Suécia) – é a capital e a maior cidade do país;
- Hamburgo (Alemanha) – é a segunda maior cidade alemã, sendo superada somente pela capital do país, Berlim; e
- Melbourne (Austrália) – é a capital e também a cidade mais populosa do estado de Vitória.
Confira também: Como cuidar do meio ambiente: Veja 8 dicas simples e eficientes
Fontes: Ecologia Verde