A inteligência artificial está construindo o futuro da humanidade em praticamente todos os ramos, sendo a principal impulsionadora de novas tecnologias. É fruto dos grandes avanços e desenvolvimento incontrolável da tecnologia, que assusta mas também nos traz uma perspectiva de como será o futuro, que talvez nem esteja tão distante.
Nos filmes, a inteligência artificial é temática de ficção científica desde muitos anos atrás, sempre remetendo ao futuro tecnológico e avançado. Mas essa tecnologia hoje é mais utilizada do que nunca e é responsável por diversas atividades da vida humana, sendo que sua contribuição passa quase que despercebida por nós.
Mas, o que de fato é a inteligência artificial? Ela é o que os filmes retratam de fato? Como ela vai transformar o futuro da humanidade e mudar o mundo? Bom, a resposta para essas perguntas você encontra aqui. Continue lendo e descubra muito mais sobre inteligência artificial e o futuro que nos espera junto a ela.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é um dos vários ramos das ciências computacionais, é uma ferramenta utilizada para construção de computadores inteligentes, que são capazes de realizar tarefas normalmente realizadas por comandos humanos. Em outras palavras, a inteligência artificial é uma simulação da inteligência humana em computadores e sistemas, que otimiza nosso tempo.
Essas máquinas são construídas para pensar, agir e trabalhar como humanos, partindo do reconhecimento de fala, tomada de decisões e percepção visual, dentre outros recursos que a inteligência artificial possui. E o seu principal objetivo é que essas máquinas sejam capazes de aprender, raciocinar e perceber o mundo como seres humanos, sem que precisem atuar de alguma forma mediando essas ações.
Parece algo muito futurístico, mas a inteligência artificial é mais comum do que podemos imaginar, e aquela história de robôs dominando o mundo parece mais real. Contudo, a programação da inteligência artificial vem para facilitar nossas vidas, e se você acha que não está em contato com elas, saiba que até serviços de streaming utilizam inteligência artificial para fazer recomendações de filmes de acordo com o seu perfil.
Além de simular a inteligência humana, computadores com inteligência artificial fazem algo que os humanos são quase incapazes de fazer: armazenar e analisar toneladas de dados e informações. São aproveitados grandes quantidades desses e somados a inteligência artificial é possível chegar à uma decisão em questão de milissegundos, algo que os humanos provavelmente demoraria anos.
Quais mudanças a IA trará?
Pensando que as possibilidades são infinitas, é difícil estimar a quantidade de mudanças que a inteligência artificial irá trazer para a vida humana. Mas algo já é possível de se dizer: podemos mensurar com base em tudo o que já existe e esperar que mais avanços sejam alcançados.
No meio industrial, já existem robôs que trabalham junto aos humanos e, utilizando de suas inteligências artificiais, são capazes de executar um número enorme de tarefas como montagem e organização de produtos. Além disso, os sistemas de sensores de análise preditiva garantem que o equipamento funcione sempre e sem imprevistos.
No âmbito da saúde as doenças já são diagnosticadas com uma rapidez muito maior, além da precisão nos diagnósticos médicos. A inteligência artificial tem auxiliado na descoberta de medicamentos e os assistentes de enfermagem virtuais realizam a monitorização dos pacientes ao mesmo tempo que fazem uma análise do estado geral de saúde e criam relatórios detalhados.
Já no mercado financeiro, a inteligência artificial é muito utilizada para criação de impulsionamento de campanhas de marketing digital, aproximando os consumidores aos produtos que mais se encaixam em seus perfis de consumo. E o atendimento ao cliente está sendo melhorado, e as tarefas simples como agendamentos, sugestões e resolução de problemas.
IA e o trabalho humano
Um dos maiores medos, que são muito utilizados em filmes de ficção científica, é relacionado a substituição do trabalho humano por robôs, e essa é uma possível realidade para um futuro com inteligência artificial. Isso se deve ao fato de que, a população mais pobre do mundo todo, atualmente, realiza serviços básicos, e com a implementação de robôs capazes de fazer o mesmo serviço em menos tempo a previsão é que surjam altas taxas de desemprego.
Um exemplo disso é a substituição de seres humanos por robôs nos armazéns que realizam a separação e embalagem de produtos. A longo prazo não haverá mais custos para que a indústria mantenha estes robôs com inteligência artificial funcionando, já com a mão de obra humana, sempre haverá a necessidade de pagamento de salários e benefícios de direito do trabalhador.
Conclusão
A inteligência artificial sempre representou o futuro, mesmo quando ainda não existia. Atualmente ela já está presente em diversas áreas da vida humana, ajudando a otimizar tarefas e tempo para melhoria do dia a dia. Mas, apesar de todos os avanços e a significativa contribuição da inteligência artificial, ela pode simbolizar prejuízos à vida humana em um mundo capitalista.
Leia também
- Como funciona a inteligência artificial?
- Os 8 dinossauros mais inteligentes
- Congelamento de embriões vantagens e desvantagens
Fontes: Builtin – Analytics Insight