Quer saber quais são os estados físicos da água? Então chegou ao lugar certo! Neste artigo, o Mundo Curioso vai te mostrar com detalhes todos os estados em que a água se encontra na natureza.
Além disso, você acompanhará também como acontece as mudanças entre esses estados. Ficou curioso? Então continue a leitura do conteúdo até o final!
Acompanhe!
Quais são os estados físicos da água?
A água cobre cerca de 70% de toda a superfície do planeta Terra, e está presente em praticamente todos os organismos vivos. O corpo humano, por exemplo, é formado por 70% de água.
Vale lembrar que essa é uma molécula formada por dois elementos químicos: o oxigênio e o hidrogênio. E é justamente daí que vem a representação H2O, uma vez que são necessários 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio para formá-la.
Na natureza, a água está presente nos mais variados ambientes, como nos oceanos, rios, mares, geleiras, nuvens e nos seres vivos, é claro. E o mais interessante de tudo é que existem 3 estados físicos da água: Líquido, Gasoso e Sólido.
Nesse caso, há uma alteração do seu estado, a depender das condições em que ele está exposto. Ou seja, a água líquida pode transformar-se em gasosa, em sólida, etc. e vice-versa.
Estado Líquido
Dentre os estados físicos da água, o líquido é o mais observado no cotidiano. Afinal, é justamente a água líquida que sai das torneiras das casas, que os seres humanos e outros animais bebem durante o dia, ou que estão acumuladas nos oceanos, lagos e rios do planeta.
Vale lembrar que, devido a suas características, a água em estado líquido não conta com uma forma própria. Tudo vai depender do recipiente ou local onde ela for colocada, passando a assumir esse formato.
Estado Sólido
O estado sólido, por outro lado, é quando a água realmente se solidifica, e passa a ganhar forma, transformando, por exemplo, em gelo. Assim, os cubos de gelo, icebergs, granizo e a neve são situações onde a água está em seu estado sólido.
A causa que leva a isso é a baixa temperatura a qual é exposta, o que acaba aproximando as suas moléculas, e criando esses formatos.
Estado Gasoso
Por fim, outro entre os estados físicos da água é o gasoso. Nesse caso, a água transforma-se em vapor ou um tipo de gás, ficando, em muitos casos, imperceptível a olho nú.
As nuvens são um bom exemplo disso, sendo um vapor condensado e visível. Mas na atmosfera há também bastante água em estado gasoso, como moléculas no próprio ar que respiramos.
Isso acontece porque as moléculas da água acabam ficando mais afastadas umas das outras, sem uma forma definida.
Como acontecem as mudanças nos estados físicos da água?
Como mencionado, embora a água se apresente em 3 estados físicos: Líquido, Gasoso e Sólido, ela é maleável e consegue se alternar entre esses estados, tudo vai depender das condições do ambiente. Mas como acontecem as mudanças nos estados físicos da água?
Para entender isso é preciso compreender ao menos dois pontos importantes sobre a água. O primeiro é o chamado Ponto de Fusão, que é quando a água congela. Isso acontece quando ela atinge 0º C, estando ao nível do mar. O outro ponto é o de ebulição, que é quando ele ferve, e acontece quando sua temperatura atinge os 100º C.
Além disso, tudo vai depender das próprias variações do estado em que ela está, e para qual estado ela irá passar. Mas, no geral, são 5 processos responsáveis por essas mudanças: Fusão, Vaporização, Solidificação, Liquefação e Sublimação.
Fusão
A Fusão é a alteração dos estados físicos da água, saindo do estado sólido para o líquido. Quando um cubo é colocado fora da geladeira e acaba derretendo, por exemplo, é porque ele alcançou seu ponto de fusão (0º C) e saiu do estado sólido, transformando em água líquida.
Vale lembrar que para que isso aconteça, não é preciso altas temperaturas, embora seja o aquecimento que provoque o derretimento e a alteração desses estados.
Vaporização
A Vaporização, por outro lado, é a alteração da água no seu estado líquido para o seu estado gasoso. As roupas que secam ao sol, as poças de água que evaporam, ou a água que ferve na panela e evapora, são uma ótima demonstração desse processo.
Nesse caso, a vaporização também conta com subdivisões, que são a Ebulição e Evaporação, estando relacionadas ao tempo de aquecimento e vaporização da água.
Quando uma panela com água é colocada no fogo, rapidamente ela aquece e começa a borbulhar. Isso acontece porque ela atinge seu ponto de ebulição (100º C) e literalmente ferve.
Com uma roupa ao sol, por outro lado, esse aquecimento é mais lento, e a água vaporiza antes de ebulir. O mesmo acontece com as águas dos mares, rios, e as próprias poças de água no chão, que vaporizam através da evaporação, de forma mais lenta.
Solidificação
Na Solidificação há a alteração entre os estados físicos da água, passando do seu estado líquido para o seu estado sólido. Em termos práticos, é o contrário da fusão, e acontece quando a água é resfriada e alcança temperaturas de 0º C ou menos.
Assim, se a fusão é o derretimento do cubo de gelo, ao ser retirado da geladeira, a solidificação é quando a forminha de gelo com água vai para a geladeira (congelador) e vira os cubinhos.
Liquefação ou Condensação
A Liquefação ou Condensação é quando a água muda do seu estado gasoso para o seu estado líquido, isso devido ao resfriamento. O exemplo mais claro disso são as chuvas, que fecham o ciclo das águas
As nuvens, que nada mais são do que água em estado gasoso, acabam se condensando e se transformando em água líquida, que cai em forma de gotas.
Sublimação
Por fim, mas não menos importante, temos a Sublimação. Ela é justamente a passagem da água entre seu estado sólido para seu estado gasoso, devido ao aquecimento.
Fontes: Summit Water – Aplus Topper – Wikipédia
Imagem: Wikipédia