Você já se perguntou como se forma um furacão? Conhecidos pelo estrago e pelo perigo, muitas pessoas ainda nem sequer sabem o que é necessário para que se inicie um furacão.
Contudo, o perigo trazido por eles é real e as pessoas já perderam a vida e tudo o que tinha de bens materiais, por conta da passagem desse evento climático.
Se você tem curiosidade sobre esse tema e quer saber mais sobre os furacões, além de ver alguns dos furacões mais marcantes da história, não deixe de ler até o final. Separamos todas as informações mais relevantes sobre o assunto! Acompanhe a leitura!
O que são os furacões?
Antes de saber como se forma um furacão, precisamos entender o que, na verdade, eles são.
Em suma, o furacão é uma tempestade tropical. Os especialistas concluíram que ele é uma espécie de ciclone.
Sua principal característica são os fortes ventos, que podem ser de mais de 120 km por hora. Esses ventos costumam girar em torno de seu eixo, que também é conhecido como o “olho do furacão”, por conta de seus muitos aspectos, característicos do evento.
Ademais, esse tipo de evento climático costuma se formar no meio do oceano. Para que isso ocorra, esse oceano precisa ser tropical, ou seja, ter temperaturas superiores a 26ºC. Depois de formado, um furacão leva em média 3 dias para sumir completamente.
Um furacão que se formou no Oceano Atlântico, por exemplo, é chamado simplesmente de “furacão”. Já no caso dos furacões que se formam no Pacifico, são batizados de “tufão”.
Esse tipo de tempestade costuma ser gigantesca, pois sua extensão pode variar entre 400 e 650 quilômetros. No entanto, já tiveram registros de furacões que passaram dos 800 quilômetros, sendo considerados como os maiores eventos do mundo.
Porém, é preciso lembrar que, quando essas tempestades avançam para áreas habitadas por pessoas, podem trazer consigo um enorme impacto econômico, social e ambiental. Vamos saber em seguida como se forma um furacão.
Confira também: 15 curiosidades sobre os Estados Unidos
Como se forma um furacão?
Como já vimos, para que um furacão se forme, é preciso que o oceano seja tropical, com temperatura média da água em torno de 26ºC, ou mais.
Isso porque, sua formação se dá quando a água passa dessa temperatura, ela acaba evaporando. Enquanto sobre, o vapor se choca com camadas com temperaturas menores pelo caminho, formando algumas nuvens de tempestade.
Sendo assim, quando isso ocorre, a pressão da atmosfera cai, o que faz com que massas de ar sejam atraídas para a parte mais alta do céu. Essas massas se movimentam de forma rápida e em círculos, o que leva o olho do furacão a começar a se desenvolver.
Em qualquer parte dos furacões, a chuva e os ventos são constantes e em grandes quantidades. Contudo, no centro do evento é muito quente, além de não haver qualquer nuvem ou chuva. E essa característica cria uma espécie de looping, que faz com que a água continue evaporando, alimentando ofuracão como um todo.
Tornado e furacão: qual a diferença?
Agora que você já sabe como se forma um furacão, vamos esclarecer uma dúvida muito comum a todos: qual a diferença entre um furacão e um tornado?
Apesar de serem frequentemente confusos, os dois eventos possuem diversas diferenças. Como já foi dito, o furacão é um sistema de baixa pressão, com uma circulação de ventos fechada. Já o tornado, em contrapartida, é uma espécie de redemoinho de vento, que se forma durante uma tempestade.
Outra diferença grande entre ambos os eventos, é onde eles se formam. Os furacões têm sua origem nos oceanos tropicais, enquanto os tornados, começam em terra firme.
Ademais, eles diferem também, quanto o assunto é o tempo de duração do evento. Enquanto um furacão pode levar até 3 dias para sumir, os tornados duram menos de 5 minutos.
Por fim, enquanto os furacões são tempestades gigantes, os tornados não costumam passar de 600 metros de diâmetro e percorrem cerca de 1500 metros.
Leia agora: Qual a função da bile em nosso corpo?
Alguns furacões famosos
Depois de saber mais sobre como se forma um furacão, vamos relembrar alguns dos eventos mais marcantes nos últimos tempos:
Furacão Irma:
Em meados de 2017, o estado da Flórida, EUA, foi atingido por um dos maiores furacões de sua história: o Furacão Irma.
Registrado como o maior furacão do Oceano Atlântico, ele alcançou a categoria 5, causando inúmeros danos ao estado.
Muito violento, o Irmão teve ventos que ultrapassaram os 297 quilômetros por hora, segundos registros feitos na região do Caribe.
No começo, a classificação do Ira era 2, mas depois de apenas 1 dia, atingiu a próxima categoria, a 3. A partir daí, 6 dias depois, ele atingiu seu ápice, chegando a temida categoria 5.
O furacão atingiu outras regiões do Caribe e dos EUA, o que tirou a vida de cerca de 90 pessoas.
Furação Katrina:
Outro evento devastador, que marcou a história do mundo, foi o famoso Furacão Katrina, que chegou a New Orleans, EUA, em meados de 2005.
Por conta de sua força e seus ventos, que ultrapassaram os 280 quilômetros por hora, o Katrina foi classificado na categoria 3.
Além dos inúmeros desastres e prejuízos que causou, o Furacão Katrina foi um dos mais letais da história, deixando mais de e mais de 1800 pessoas mortas por onde passou.
Existe a possibilidade de haver um furacão no Brasil?
Como dissemos, para que um furacão se forme, é necessário algumas condições climáticas específicas.
Primeiramente, as águas dos oceanos que banham o Brasil não costumam ultrapassar a temperatura de 26 graus, o que já tornam as chances de surgimento deste evento por aqui, bastante remotas.
Ademais, os furacões são mais comuns em regiões com alteração frequente nas correntes de vento, seja na velocidade, ou na direção. E como não é o caso da costa brasileira, também diminui as chances de ocorrer furacões no país.
No entanto, mesmo que essas mudanças sejam mais comuns no Hemisfério Norte do planeta, não podemos afirmar que é impossível que ocorram aqui.
Mesmo já havendo registros de tempestades tropicais na região Sul do Brasil, o único ciclone ocorrido foi chamado de Catarina, e ocorreu em 2004.
O furacão chegou ao estado de Santa Catarina, matando cerca de 11 pessoas e deixando mais de 500 feridos, sem contar os incontáveis prejuízos financeiros.
Gostou de saber como se forma um furacão, além de outras curiosidades sobre o fenômeno? Pesquise mais sobre esses eventos e fique por dentro de todas as novidades!
Veja também: O que há dentro da Fossa das Marianas?