Como se formam os icebergs?

Como se formam os icebergs
Como se formam os icebergs - Reprodução Adobe Stock Grátis

Você já se perguntou como se formam os icebergs? Afinal, esses imensos blocos de gelo são muito fascinantes e assustadores ao mesmo tempo, não é mesmo? Principalmente se você assistiu Titanic! Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas informações e curiosidades sobre os gigantes gelados do oceano.

Assim sendo, se você quiser saber tudo sobre esse fenômeno de tirar o fôlego e que foi o responsável por afundar o navio “que nem Deus afunda”, fique com a gente e leia até o final!

Veja também: O que é Aurora Boreal?

O que são os icebergs?

Saiba mais sobre os icebergs
Saiba mais sobre os icebergs – Reprodução Adobe Stock Grátis

Como você sabe, os polos do planeta Terra são cobertos de gelo, formado durante a Era Glacial, o que chamamos de “calotas polares”. No entanto, como a temperatura do nosso planeta está cada vez mais elevada, devido ao efeito estufa, essas calotas tendem a se derreter.

Sendo assim, os icebergs são blocos desse gelo que, ao derreter, se desprendem do todo e são levados pelas correntes marítimas. É por isso que a incidência de icebergs é encarada com preocupação pelos ambientalistas, uma vez que denotam o derretimento cada vez mais acelerado das calotas polares.

E como você bem sabe, o derretimento do gelo nos extremos da Terra pode acarretar consequências catastróficas para a nossa sobrevivência. Afinal, toda a água congelada contida nesses polos soma mais de 170.000 km cúbicos, o que seria suficiente para aumentar o nível dos oceanos em cerca de meio metro!

Assim, muitas cidades litorâneas e ilhas poderiam ficar completamente submersas, além de haver a completa extinção de ecossistemas inteiros.

Leia agora: Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Por que os icebergs não derretem?

Icebergs não derretem
Icebergs não derretem – Reprodução Adobe Stock Grátis

Essa é uma dúvida bastante comum, pois se o gelo é água em estado sólido, como ele pode não derreter dentro de um grande volume de água, como acontece com um cubo de gelo em um copo de água? Isso acontece porque, como já dissemos, o gelo das calotas polares se formou durante as grandes nevascas da Era Glacial, e é composto por água doce.

Dessa forma, como a densidade da água salgada é maior que a da água doce congelada, ela não consegue penetrar no gelo para derretê-la. Sendo assim, somente depois de muito tempo no mar e de chegar a águas com temperatura mais alta, é que o iceberg começa a derreter.

Por que o iceberg flutua?

Quando vemos a enormidade de um iceberg, sendo que sua maior parte fica debaixo da água, nos perguntamos como pode um “monstro” desses flutuar, não é mesmo? A verdade é que isso acontece pelo mesmo motivo de porque esse bloco de gelo não derrete, ou seja, as densidades diferentes entre a água doce congelada e a água salgada do mar.

Assim, com uma densidade menor, ele não afunda como se fosse uma pedra, uma vez que tem espaços de ar entre suas moléculas de água. Por isso, os icebergs não tocam o fundo dos oceanos e, assim, navegam pelas correntes marítimas.

Aliás, é por conta disso que esses gigantescos blocos de gelo flutuantes são tão perigosos para a navegação: eles são errantes e não tem como prever com muita antecedência onde você vai encontrar um.

O que tem dentro de um iceberg?

Uma curiosidade muito interessante sobre os icebergs e que pouca gente sabe é que, em seu interior, costuma ter água em estado líquido. Isso porque o congelamento da água ocorre de fora para dentro. Assim, quando a “capa” de gelo se forma, a temperatura interior pode não ser tão baixa a ponto de fazer a água do centro congelar.

Você já deve ter reparado isso quando vai fazer sorvete ou coloca água em forminhas para gelar. Muitas vezes, o cubo de gelo ou o picolé fica congelado somente por fora, mas quando você o aperta, ele está mole por dentro.

Desse modo, é o mesmo com os icebergs, só que em proporções incrivelmente maiores!

Existem icebergs no Brasil?

Existem icebergs no Brasil
Existem icebergs no Brasil – Reprodução Adobe Stock Grátis

Mesmo que um iceberg seja sinal de algo preocupante, ver um deles de pertinho parece ser fascinante, não é verdade? Então, se um iceberg aparecesse boiando na praia, apesar de ficar preocupado, você iria aproveitar e tirar umas fotos, certo?

Porém, se você quiser ver um fenômeno desses, vai ter que viajar um bocado, uma vez que raramente um iceberg aparece em nosso litoral. Isso porque, como as águas do oceano Atlântico possuem uma temperatura mais alta, os blocos de gelo não costumam durar tanto.

Além disso, nosso país fica no meio do caminho entre o extremo sul e o extremo norte do planeta, o que torna a “viagem” do iceberg muito longa para que ele chegue inteiro por aqui. Portanto, apesar de não ser totalmente impossível, é difícil encontrar icebergs na costa brasileira.

Por que um iceberg não aumenta o nível do mar?

Apesar de derreter muito lentamente, os icebergs acabam por se desfazer em algum momento. Assim, muita gente se pergunta se, com o derretimento de tantos blocos de gelo flutuando pelos mares, não era de se esperar que o nível do oceano aumentasse.

Porém, isso não acontece devido ao fato de que o bloco de gelo em si e a água proveniente de seu derretimento possuem o mesmo volume.

Dessa forma, não há um aumento na quantidade de água do mar quando eles derretem. É o contrário das geleiras, que estão fora da água do mar. Então, quando elas derretem, contribuem para a água subir, uma vez que adicionam volume a ela.

Qual o maior iceberg do mundo?

Em 2021, um enorme bloco de gelo se desprendeu da Antártida, no sul do planeta, e ficou à deriva no oceano. Ele foi batizado de A-76 e passou a ser considerado o maior iceberg do mundo.

Para você ter uma ideia, ele mede 170 km de comprimento e 25 km de largura, tendo impressionantes 4.320 km², o que é mais do que o triplo do tamanho da cidade de São Paulo.

O gigante gelado flutua calmamente nas águas do mar Weddell, que está localizado logo abaixo da América do Sul.

E você? Também é fascinado pelos icebergs? Deixe abaixo nos comentários e não deixe de voltar sempre aqui para mais conteúdos interessantes como esse!

Leia também: Qual a diferença entre Sultão, Emir, Xeique e Xá?

MARCADO: ,
Compartilhar