Se você tem acrofobia, certamente o maior prédio residencial do mundo, não é para você. Afinal, o Burj Khalifa é um edifício que equivale a três Torres Eiffel ou 15 vezes as Cataratas do Niágara.
Ele foi idealizado pelo vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. E, seu objetivo, era tornar o turismo de Dubai referência mundial.
A verdade é que conseguiram e até hoje ninguém conseguiu superar o Burj Khalifa, em termos de altura. Então, se você está curioso para saber mais sobre este edifício, venha com a gente nesta leitura.
Quantos andares tem o maior prédio residencial do mundo?
O Burj Khalifa, o maior prédio residencial do mundo, tem uma altura de 828 metros, divididos em 160 andares. Mas, calma, ele acompanha 57 elevadores e escadas rolantes para facilitar o acesso.
Ao longo dos andares você vai encontrar 900 apartamentos, 304 hotéis e 2957 vagas para estacionamento. O melhor é que além de ver tudo de cima, a ponta do edifício é vista a 95 km de distância.
Vale lembrar que os andares superiores são 6 graus mais frio que o térreo e suportam a ocupação máxima de 35 mil pessoas. Ou seja, reproduz a população de cidades como Paraty, no Rio de Janeiro.
9 curiosidades sobre o Burj Khalifa
Esse edifício é repleto de curiosidades, não somente relacionadas à sua estrutura, como também ao processo de construção. Então, descubra alguns fatos sobre o maior prédio residencial do mundo!
1 – Velocidade do elevador
Os elevadores do Burj Khalifa têm capacidade para carregar de 12 a 14 passageiros por vez, em cada cabine. São elevadores de dois andares que alcançam uma velocidade máxima de 36 km/h ou 600 m/min.
Então, se você pretende se aventurar neste edifício algum dia, não se preocupe, pois chegar ao topo é fácil.
2 – Fachada com painel de vidro
Outro detalhe deslumbrante do prédio, é que sua cobertura é formada por 26.000 painéis de vidros, que foram cortados à mão. O motivo para a escolha desta fachada, é a economia de energia e a menor transferência de calor.
Essa foi uma atitude sustentável que recebeu um toque especial devido ao revestimento de prata, que aumenta o isolamento. Além disso, a construção se encarregou de aplicar painéis solares para aquecer 140.000 galões de água diários.
Ou seja, o maior edifício do mundo é referência em economia de recursos naturais!
3 – Design em Lírio-Aranha
Muita criatividade foi empregada na formação deste edifício e, apesar da sua aparência moderna, ele tem raízes na natureza. Sua inspiração é o Lírio-Aranha ou a Flor de Hymenocallis.
Para quem não sabe, essa é uma flor do deserto, que representa as três estruturas circulares do prédio. Esse conceito foi capaz de atrair muitos curiosos, inclusive aqueles que desejam observar o Golfo Pérsico.
4 – Jantando nas alturas
Você já imaginou jantar há metros do chão, com uma vista incrível? Ao escolher o Restaurante Atmosphere, você aproveita o melhor da culinária e desfruta de uma visão incrível para o horizonte.
Ele é um restaurante sofisticado que, sem dúvida, oferece uma boa experiência gastronômica. O melhor é que, a cada garfada, você vê a cidade de cima, que é deslumbrante durante a noite.
5 – Limpeza dos painéis
Como você já sabe, o Burj Khalifa é contornado por painéis de vidro, mas como esses vidros são higienizados? O que nem todo mundo te conta é que para limpar os 26.000 painéis do edifício, o tempo estimado é de 3 meses.
6 – Construção de 22 milhões de horas
Durante a materialização do maior prédio residencial do mundo, foi necessária a colaboração de 60 empresas internacionais. Até a inauguração, em 2010, foram 22 milhões de horas e cerca de 12.000 trabalhadores no local.
7 – Sistema de emergência
Um prédio com 828 metros precisa de um sistema de emergência altamente eficiente para dar conta do recado. Por esse motivo, o Burj Khalifa possui 17.000 portas, com sistema de evacuação contra incêndio e ameaça à segurança.
Além disso, todas as portas do edifício acompanham dispositivos de rastreamento de vento. Dessa forma, os visitantes ou moradores vão saber exatamente quando é seguro abri-las.
8 – Parque de 11 hectares
Outro detalhe sobre o Burj Khalifa é que ele apresenta uma área de paisagismo incrível, com extensão de 11 hectares. O parque ou “The Park” é formado por jardim, árvores e fontes com sistema de captação de água.
9 – Boatos sobre aumento do Burj Khalifa
Após a construção do edifício, muitos boatos surgiram, como o possível aumento da estrutura. Porém, isso não passa de um mito, certo? Não há chances para a construção de novos andares no Burj Khalifa, pois ele está 100% concluído.
Considerações finais
Ao longo deste artigo você descobriu que o maior prédio residencial do mundo está nos Emirados Árabes. Ele é chamado de “Burj Khalifa”, tem 828 metros de altura e equivale ao tamanho de três Torres Eiffel empilhadas.
Durante a construção deste prédio, o investimento em tempo e mão de obra foi grande. Não é à toa que foram anos de construção, somados aos esforços de 12.000 trabalhadores, que finalizaram a obra após 22 milhões de horas.
Para se locomover dentro do Burj Khalifa, uma série de elevadores de dois andares foram projetados. Eles são mais rápidos do que estamos acostumados a ver, chegando a uma velocidade de 36 km/h ou 600 m/min.
Você também descobriu que a fachada deste edifício acompanha painel de vidro altamente resistente, capaz de isolar o calor do sol. Esse detalhe torna a construção mais sustentável e elegante.
O que você achou do Burj Khalifa? Você gostaria de jantar nas alturas? Quem você levaria para observar o Golfo Pérsico? Você compraria um apartamento no Khalifa? Essa é só mais uma curiosidade especial que compartilhamos com você.
Te convido para explorar mais artigos como este, para ampliar seu conhecimento sobre diferentes cantos do mundo.
Não deixe de compartilhar com quem vai gostar de saber qual é o maior prédio residencial do mundo!
Fonte: Commercial Interior Design – Thrillophilia – Rayna Tours