10 curiosidades culturais da Argentina

Curiosidades culturais da Argentina
Bandeira da Argentina - Imagem: Wikipedia

Procurando curiosidades culturais da Argentina? Saiba que essa nação está entre as maiores da América Latina, em termos de população e território. É um país com histórias ricas, forte influência culinária e agropecuária. 

Pensando nisso, separamos 10 curiosidades culturais da Argentina que vale a pena conhecer. Então, aproveite para descobrir o que esse país tem de curioso, além da rivalidade saudável com o futebol brasileiro. 

Vamos lá?

1 – O Tango nasceu nos bordéis da Argentina

Curiosidades culturais da Argentina
Dançarinos de Tango nas ruas da Argentina – Imagem: Wikipédia

Tango é uma dança famosa da Argentina que existe desde o início do século XX, partindo dos bordéis de Buenos Aires. Por tempos foi uma dança desaprovada pela sociedade, associada à vulgaridade. 

Porém, acabou se popularizando por toda a Europa e saiu da classe trabalhadora de Buenos Aires para os palcos. Hoje, pode-se dizer que o tango argentino é uma referência de paixão, sensualidade, improvisação e complexidade coreográfica.

2 – O Che Guevara da Revolução Cubana é argentino

Curiosidades culturais da Argentina
Guevara com sua esposa Aleida March, em 1960 – Imagem: Wikipédia

Se você está atento aos assuntos históricos e à Revolução Cubana (1953-1959), já sabe quem foi Che Guevara. Essa figura política nasceu na Argentina e finalizou sua faculdade de medicina em Buenos Aires.

Com o término da faculdade, Che Guevara viajou para a América Latina, onde conviveu com a pobreza e a desigualdade. 

Acredita-se que essa vivência tenha sido o despertar para o seu interesse pela política. 

3 – O nome “Argentina” tem nome de metal precioso

Curiosidades culturais da Argentina
Monumento da Argentina, em Buenos Aires – Imagem: Wikipédia

Uma das curiosidades culturais da Argentina é que a palavra “Argentina”, parte de Argentum, que carrega o significado “plata” ou prata. Esse nome foi dado por colonos da época, que acreditavam que o país estaria recheado desse metal.

Inclusive, a palavra “plata” é usada em toda a Argentina, como uma espécie de sinônimo para o nome do país. E, uma das curiosidades culturais da Argentina é que sua capital, Buenos Aires, também é chamada de cidade de La Plata. 

4 – A Argentina legalizou o casamento homoafetivo

Curiosidades culturais da Argentina
A bandeira LGBTQIA+ criada na década 70 – Imagem: Wikipédia

Para quem não sabe, a Argentina foi um dos primeiros países a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É considerado um país com visão avançada e foi berço do primeiro bebê do mundo a ter dois pais. 

Em 2010, quando o casamento homoafetivo foi legalizado, a presidenta do país era Cristina Kirchner. E, apesar da sua ação ter sido bastante ousada, a lei está em vigor até hoje, sendo uma referência na valorização da diversidade.

5 – A montanha mais alta da Argentina é a Monte Aconcágua

Curiosidades culturais da Argentina
Vista para Aconcágua na base da montanha – Imagem: Wikipédia

A montanha mais alta da Argentina é a Monte Aconcágua, que está localizada na província de Mendoza. Sua altura chega a 6.959 metros ou 22.831 pés acima do nível do mar, com uma vista maravilhosa. 

Acredita-se que para subir e descer a montanha é necessário cerca de 16 dias, com aposta no acampamento e kit sobrevivência. 

Então, antes de subir o Monte Aconcágua, faça um bom planejamento, certo? 

6 – A psiquiatria é famosa na Argentina

Curiosidades culturais da Argentina
Praça na Villa Freud, Argentina – Imagem: Wikipédia

Uma das curiosidades culturais da Argentina é que, lá, praticamente todo mundo tem um psiquiatra. Ou seja, questões relacionadas à saúde mental são bastante difundidas entre a população. 

Vale lembrar que em Buenos Aires, no bairro de Palermo, você encontra a Villa Freud, batizada com o nome do pai da psicanálise. Nesse bairro, você encontra a concentração de consultórios de psicologia, psicanálise e psiquiatria. 

7 – A população argentina come muita carne

Curiosidades culturais da Argentina
Assado preparado na Patagônia, Argentina – Imagem: Wikipédia

A produção de bife na Argentina está sempre à grande vapor, afinal, os argentinos não abrem mão da carne vermelha. Inclusive, até muito recentemente, era o maior consumidor desse tipo de alimento no mundo.

Vale lembrar que a diferença entre o churrasco brasileiro e o churrasco argentino, começa pela carne assada na parrilla ou grelha inclinada. 

Inclusive, os argentinos preferem abastecer o foco com a lenha e não com o carvão.

8 – O esporte nacional da Argentina é o Pato

Curiosidades culturais da Argentina
Jogo de Pato, em Março de 2007, Argentina – Imagem: Wikipédia

Você já deve saber que o futebol argentino tem grande relevância, devido aos ícones Diego Maradona e Lionel Messi. Por outro lado, em termos de popularidade, o esporte mais praticado na Argentina é o Pato.

Pato, é um esporte equestre criado há mais de 300 anos, que mistura um pouco de Hóquei, Basquete e Polo. Ele já foi adaptado muitas vezes  e ganhou novas regras para garantir a proteção de animais e jogadores. 

Para quem gosta de esportes, essa é uma das curiosidades culturais da Argentina que vale a pena procurar saber mais.

Curiosidades culturais da Argentina
Plantação de erva mate, nos EUA – Imagem: Wikipédia

O chá mate é uma bebida que faz sucesso na Argentina, assim como em países vizinhos como Uruguai e Paraguai. São feitos de folhas secas da erva mate e são compartilhados com amigos e vizinhança através do copo de cabaça.

Para você que adora saber curiosidades culturais da Argentina, saiba que o mate argentino é um ritual de cultura. Toda a atenção é dada desde o preparo até o momento de apreciação. Vale a pena conferir!

10 – Rosário é o berço da cultura argentina

Curiosidades culturais da Argentina
Comemoração do Dia da Bandeira Argentina – Imagem: Wikipédia

Rosário é uma cidade localizada no litoral da Argentina, onde nasceu Che Guevara e Lionel Messi. Ela fica há 300 km de Buenos Aires, tem um belo balneário, com diferentes museus, parques e restaurantes marcantes.

Ela é marcada por seu Monumento da Bandeira, um local que foi construído para comemorar a criação da bandeira argentina, em 1872. É um local atraente para turistas, já que oferece atrações bem tradicionais do país. 

Considerações finais

Ao longo desse conteúdo você descobriu diversas curiosidades culturais da Argentina e ficou mais antenado do que nunca. 

Você soube que o Tango nasceu lá, assim como Diego Maradona, Che Guevara e Lionel Messi – grandes personagens do país. 

Outro detalhe curioso sobre a Argentina é a sua abertura à diversidade que, em 2010, até liberou o casamento homoafetivo. 

Quando o assunto é turismo, a Montanha Monte Aconcágua e a cidade de Rosário são as melhores. Elas carregam história, beleza, gastronomia e o melhor que a cultura nacional pode oferecer.

Você também descobriu que uma das curiosidades culturais da Argentina é a valorização da saúde mental. Afinal, é possível encontrar consultórios psiquiátricos em cada esquina da Villa Freud. 

Então, o que mais gostou nessa história toda? O que gostaria de conhecer sobre a cultura Argentina? Existe alguma curiosidade que deseja pontuar?

Fique à vontade para deixar seu comentário ou compartilhar as curiosidades culturais da Argentina com os amigos.


LEIA TAMBÉM

Fontes: Nomads UnveiledEleBaires

MARCADO:
Compartilhar