Quer saber algumas curiosidades sobre as girafas? Então chegou ao lugar certo. Neste artigo o Mundo Curioso vai te mostrar 10 curiosidades incríveis sobre esse animal, para que você se surpreenda.
Confira!
10 curiosidades sobre as girafas
As girafas vivem no Continente Africano e são uma das espécies de animais mais famosas e únicas do mundo, que encantam por sua beleza e estrutura corporal inconfundível.
1. São quatro espécies de girafas existentes
Embora possa não parecer, o grupo das girafas não conta com uma única espécie, mas sim com quatro. Até meados de 2016, essa mono existência era um consenso entre os cientistas, que catalogaram 1 espécie (camelopardalis) e 9 subespécies.
No entanto, avanços profundos nos estudos sobre sua genética demonstraram essa variação, com a descoberta e separação das espécies: G. tippelskirchi, G. reticulata, G. giraffa e G. camelopardalis.
2. São os animais mais altos do planeta
Estando entre os animais mais famosos do planeta, as girafas são uma espécie de grande porte, com um tamanho médio de 5,7 m de altura. Os machos, nesse caso, são maiores que os indivíduos fêmeas da espécie.
Com essa estatura, a girafa pode chegar a pesar entre 1180 kg e 1930 kg. Ou seja, entre uma e duas toneladas, o que é bastante coisa. Suas pernas e pescoço longo são sua marca registrada, e sua pelagem é outro diferencial.
Embora possa não parecer, sua coloração, com manchas marrons segue padrões característicos, que é usado para a identificação do animal. Assim, ele atua como a impressão digital da girafa.
3. A coloração dos machos escurece com o passar do tempo
Outro ponto que entra nessa lista de curiosidades sobre as girafas é que, assim como acontece com os leões, a coloração dos machos escurece com o tempo. Isso é bastante perceptível em suas manchas marrons, que ficam cada vez mais escuras conforme a idade avança.
Aliás, devido a essa característica, e baseado em décadas de estudos, os cientistas são capazes de estimar a idade de um indivíduo apenas pelo tom da mancha.
4. O tamanho da língua das girafas
Além de sua coloração, pescoço e pernas, outro ponto que chama bastante a atenção para as girafas é o tamanho de suas línguas. Para se ter uma ideia, são cerca de 45 centímetros de comprimento, apresentando uma tonalidade roxa azulada.
Elas têm bastante mobilidade e agilidade com esse músculo, e a utilizam para para a captura dos alimentos. Aliás, sua língua é muito útil para driblar os espinhos das plantas e retirar apenas as folhas e frutos.
5. Gostam de carcaças de outros animais
Uma das curiosidades sobre as girafas que poucas pessoas conhecem é que elas gostam bastante de carcaças. Por serem herbívoros, sua alimentação é à base de flores, folhas, frutos e caules, isso das mais variadas espécies, mas com destaque para as acácias.
No entanto, para complementar a sua alimentação, elas também precisam roer os ossos de outros animais, para obter elementos como fósforo e cálcio. As carcaças, nesse caso, são um prato cheio.
6. As girafas vivem em grupos
As girafas têm o hábito de viver em grupos, geralmente com cerca de 10 a 20 indivíduos. Essa é a média geral, mas também há muitos casos de grupos maiores, bem como indivíduos que preferem viver de modo isolado.
Cada grupo tem o seu próprio macho dominante. Por isso, quando novas girafas nascem, o seu sexo impacta diretamente no seu futuro. Caso sejam fêmeas, a tendência é que elas permaneçam nesse mesmo agrupamento. No entanto, os machos tendem a sair em busca de outro grupo, quando adultos, onde podem ser o dominante.
7. Contam com um modo inusitado de lutar
Na cabeça de uma girafa é possível encontrar duas estruturas ósseas, que são devidamente cobertas com pele e também com pelo. Nesse caso, tratam-se de cornos, chamados de ossicones, que são um osso fundindo ao próprio osso frontal do crânio do indivíduo.
Essa fusão acontece ainda durante o seu desenvolvimento, e por isso as girafas já nascem com esses cornos. Quando adultos, essa é justamente a sua arma secreta na hora de brigar por fêmeas e defender o seu território.
Eles usam o seu longo pescoço como uma mola propulsora e buscam atingir o adversário com essas estruturas, que são bem resistentes.
8. As girafas são presas de leões, hienas e crocodilos
Apesar de sua imponência, as girafas estão dentro da cadeia alimentar de espécies como os leões, hienas, leopardos, crocodilos, cães selvagens, etc. Obviamente que um indivíduo adulto não é uma presa fácil, e dificilmente seria abatido.
Por isso, os predadores focam nas girafas jovens, principalmente bebês, e também os velhos e/ou feridos, que estão em situação de vulnerabilidade.
9. Não bebem água com frequência
Outro ponto que entra nessa lista de curiosidades sobre as girafas é que, assim como os camelos, elas também não costumam beber água com frequência. Além de serem bastante resistentes, elas conseguem absorver uma boa quantidade de líquidos através de sua alimentação.
Quando procuram uma fonte de água, aliás, precisam abrir bem suas pernas ou então se ajoelhar para conseguir beber. Afinal, embora tenham um pescoço muito longo, suas pernas dianteiras são igualmente grandes, o que torna difícil tocar a boca no chão com facilidade.
10. Passam a maior parte da vida em pé
Por fim, outra curiosidade incrível sobre as girafas é que elas não têm o hábito de se deitar. Isso se deve aos mais variados fatores, dentre eles, a sua própria estrutura corporal, que não é tão adequada.
Além disso, tem a incrível capacidade de não precisarem dormir longos períodos do dia, diferentemente do ser humano. Para se ter uma ideia, uma girafa costuma dormir apenas 1 hora durante o dia, e mesmo nesse momento, permanece de pé.
Quando vão dar a luz, também não se deitam, e o filhote cai de cerca de 2,5 metros de altura. Mas como é muito bem desenvolvido, suporta bem a queda.
Fontes: Giraffe Conservation – Dosomething
Imagem: Wikipédia