Curiosidades sobre gatos

curiosidades sobre gatos

Você certamente já deve ter visto eles fazendo gracinha em algum vídeo compartilhado nas redes sociais. Ou mesmo perto de você, rondando na sua vizinhança. Isso quando não é um companheiro na sua própria casa. Seja aonde e quando for, os gatos são onipresentes no nosso cotidiano.

Mas como foi que esses animais viraram nossas companhias? Por que esses bichos conhecidos pelo instinto caçador se associaram a nós, humanos? Essas são algumas das dúvidas que vêm a cabeça quando pensamos nessas criaturas cativantes que são os gatos.

Entretanto, é apenas uma gota das múltiplas curiosidades sobre os gatos. São muitas as características interessantes para além das fofuras vistas nos vídeos de YouTube. Aqui então vamos apresentar alguns desses fatos que vão fazer você ver os amigos felinos com outro olhar.

Uma parceria antiga

Acompanhar a história dos gatos é perceber uma associação com a humanidade desde o surgimento das civilizações. Começou como uma relação de interesse mútuo que evoluiu para o companheirismo que nos acostumamos hoje.

Mas foi uma trajetória marcada por sentimentos diferentes como estranhamento, preconceito, mas também fascínio. A seguir, vamos conhecer um pouco desse envolvimento milenar.

Tudo começou no Egito

Na antiguidade os gatos selvagens africanos se associaram com fazendeiros do Oriente Médio. Os gatos conseguiam abrigo e comida, enquanto os fazendeiros a proteção de suas plantações contra ratos e outras pragas. Mas foi no Egito que essa relação se aprofundou para dar origem ao gato doméstico que conhecemos.

Foi ao longo do surgimento da civilização egípcia que os gatos selvagens evoluíram através de um processo de domesticação. Não apenas definiram a sua personalidade elegante e dócil. Mas também os detalhes físicos marcantes, como menor tamanho, cabeça triangular e pelagem rala.

De deuses a demônios

É no Egito onde também conhecemos o fascínio e a adoração pelos gatos. Casos como os da deusa da fertilidade, Bastet, e da mumificação de gatos são notórios dessa admiração antiga. Essa proximidade do gato com o divino passou do Egito para outras civilizações, como a grega e a romana.

Mas esse envolvimento com a religiosidade antiga e pagã fez com que os gatos virassem alvo da superstição medieval. Foi por volta do século 13 que o Papa Gregório IX associou os gatos pretos à bruxaria e ao demoníaco. Passaram assim a ser perseguidos e mortos por serem considerados companheiros de bruxas.

Para além do ocidente

Mas a associação dos gatos com azar e presságios ruins ficou limitada ao ocidente. A admiração continuou para as civilizações do lado oriental do globo. Caso do Islamismo que reverencia os gatos pela sua limpeza o percebendo como um animal puro.

Outras culturas do extremo oriente também tem um lugar especial para os gatos. No Japão ele virou símbolo de boa sorte. Isso conforme há a lenda de um gato que salvou um samurai de ser atingido por um raio. No Vietnã ele substitui o coelho na sequência do zodíaco chinês.

Grumpy Cat, a gata celebridade
Grumpy Cat, a gata celebridade. (Imagem: Wikimedia Commons)

O gato moderno

O gato assim atravessou uma relação milenar com os humanos que foi se moldando diferentemente para cada cultura. Mas como se percebe o gato em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras? Antigos preconceitos prevalecem? Ou diálogos entre culturas afetam a posição do bichinho na sociedade atual? Então, que tal olharmos o que mudou no gato hoje em dia.

Dezenas de raças de gatos

São mais de 73 raças de gatos conhecidas atualmente. Esses dados são da Associação Internacional de Gatos, a maior e mais conceituada federação quando o assunto são esses felinos. São certas qualidades físicas específicas que distinguem as raças. Afinal, diferente dos cães, os gatos não tem distinções gritantes entre si mesmos.

Ainda assim são vários tipos de gatos. Desde gigantes, como o Maine Coon, até pequenos, como o Munchkin. De peludos, como o Persa, até pelados, como o Sphinx. Mas o campeão de popularidade ainda é gato doméstico, ou vira-lata, que está distante das competições de pedigree.

Celebridades felinas

O sucesso que os gatos fazem nas mídias sociais levou a um seleto grupo de felinos a se destacar dos demais. São gatos cuja fama, hoje em dia, é equivalente à dos grandes astros de Hollywood. São vários os motivos pelos quais chamam atenção, seja por alguma gracinha que virou meme, ou mesmo uma característica incomum.

É o caso da Grumpy Cat, talvez a gata mais famosa da atualidade. Uma snowshoe nascida com nanismo, ela ganhou as redes com a sua cara de brava. Chegou até mesmo a estrelar um filme próprio. Ela morreu em 2019, mas deixou como legado uma melhor situações para animais celebridades dominarem a indústria cultural.

Gatos como uma praga em algumas regiões

Mas nem tudo são flores na intimidade que humanos e gatos compartilham entre si. Apesar de domesticados, ainda mantiveram conservados o instinto caçador. Isso virou um problema em muitos países. Pois os gatos passaram a ser criaturas nocivas para a fauna local.

É o caso da Nova Zelândia onde um vilarejo chegou a banir os gatos para a preservar outros animais silvestres. Mundialmente, se estima que gatos matem bilhões de animais, o que inclui pequenas aves e mamíferos.

Gato dormindo em um asfalto
Gato dormindo em um asfalto. (Imagem: Wikimedia Commons)

Mas de velhas superstições até problemas modernos, nada disso tem impedido que os gatos fiquem cada vez mais populares. Na verdade, o gato chega ao novo milênio como o animal de estimação mais popular mundialmente. Superam inclusive os cachorros, antes tidos como os melhores amigos do homem.

Não é para menos quando se olha ao redor. Sua fofura ganha cada vez mais atenção tanto na internet quanto também no mundo real. Mas há mais explicações para isso. Pois com sua independência peculiar, os gatos surgem como animal perfeito em um cotidiano mais atarefado.  

Os gatos animais fascinantes, com um certo ar de mistério que desperta a nossa curiosidade. Mas também são tão próximos de nós que não podemos escapar de querer saber mais sobre eles.

Para matar estas e outras curiosidades dê uma olhada no nosso site. São vários outros temas interessantes para se ler e comentar.  

Fonte: HistoryTimeScienceTICAPearl RiverWashington Post
Imagem: Piqsels

Compartilhar