10 curiosidades sobre o Catar

curiosidades sobre o Catar - Pixabay
curiosidades sobre o Catar - Pixabay

As curiosidades sobre o Catar revelam alguns aspectos grandiosos desse pequeno país. Escolhido para sediar a Copa de 2022, o Catar é a primeira nação do Oriente Médio a conquistar esse feito. Por isso, vale a pena conferir alguns fatos curiosos sobre o lugar mais comentado do mundo esportivo.

O Catar não é um país tão popular para a maioria dos brasileiros. Portanto, confira a seguir 10 curiosidades sobre o Catar para se familiarizar com o país.

Conheça 10 curiosidades sobre o Catar

1. Tamanho e população

O Catar é um país de tamanho pequeno ao ponto de medir quase metade da área do estado de Sergipe. Enquanto o Catar mede 11.571 km², o Sergipe chega a medir 21.910 km², sendo ele o menor estado brasileiro. Quanto à capital do Catar, Doha, a cidade possui apenas 132 km², um ótimo ponto turístico para quem deseja conhecer a cidade.

Quase 20% da população do Catar é composta por descendentes de civilizações locais. Os outros 80% são compostos por estrangeiros que decidiram construir carreiras profissionais na cidade. Em linhas gerais, a maior concentração dos estrangeiros tem origem indiana, paquistanesa, nepalesa e sírio-libaneses. Além disso, estima-se que quase 1.000 brasileiros morem no país.

Atualmente, o Catar está na segunda colocação dos destinos mais procurados pelos imigrantes, estando somente atrás da Arábia Saudita. Não para menos, visto que o Índice de Desenvolvimento Humano do país é um dos mais altos do planeta.

curiosidades sobre o Catar - Pixabay
Doha – Pixabay

2. O aeroporto do país é considerado o melhor e mais moderno do mundo

Uma das curiosidades sobre o Catar mais atrativas para os turistas é o aeroporto de Doha, classificado como o melhor aeroporto do mundo.

A Skytrax, empresa britânica de consultoria, realiza o World Airport Awards, evento que premia os melhores aeroportos. Com as avaliações dos viajantes por meio de pesquisas, o aeroporto de Doha ganhou o título de melhor do mundo.

Um dos maiores atrativos do aeroporto é a sua estrutura bastante futurista. Os visitantes têm acesso a pontos de entretenimento, diversos restaurantes e lojas dos mais variados setores. O governo da cidade faz um investimento contínuo para manter a qualidade do lugar, já que se trata do eixo mais famoso da Qatar Airways no país.

3. Temperatura

A princípio, o evento da Copa acontece durante os meses de junho e julho. Contudo, o Catar chega a registrar 50° C durante essa época. Por esse motivo, a organização do mundial decidiu adiar o evento para os últimos meses de 2022.

Na Copa de 2022, os jogos acontecerão entre as datas de 20 de novembro a 18 de dezembro. Durante esse período, estima-se que a temperatura chegue a 30° C no máximo, a média da época.

4. Origem da água

Dentre as curiosidades sobre o Catar talvez a mais intrigante seja sobre a origem da água. Afinal, quase toda a água usada para beber no país é tirada do mar.

Para tanto, o país utiliza um sistema de dessalinização marítimo bastante eficiente. Somente assim, separando o sal da água, é possível abastecer a rede hídrica do país.

5. Atrações

O Catar é bastante conhecido por causa da região desértica ao redor. É justamente o deserto um dos lugares mais procurados pelos visitantes locais. Afinal, existe um grande catálogo de atrações, dunas gigantes, passeios de camelo e muito mais.

Além do deserto, as praias são uma das curiosidades sobre o Catar mais visitadas pelos turistas. O extenso litoral ultrapassa os 500 km de extensão. Quem visita as praias locais pode fazer atividades como esqui aquático, remo e outros.

6. Ilha artificial de luxo

Uma das mais caras curiosidades sobre o Catar é a ilha artificial do país. Ela é conhecida por Pérola do Catar, cuja fundação aconteceu no ano de 2012.

O lugar reúne hotéis, prédios residenciais, lojas dos mais variados tipos e até vilas particulares. Essa ilha superficial recebeu o nome por causa de mergulhadores que antes da fundação da ilha procuravam pérolas no mesmo lugar.

Não o bastante, a ilha artificial do Catar possui réplicas famosas de endereços de outras cidades. Por exemplo, um grande calçadão igual ao da cidade de Cannes e a Ponte do Rialto, assim como a ponte de Veneza.

7. Quase não chove

A localização do Catar é sobre um deserto. Por esse motivo, o país não possui reservatórios hídricos naturais, como cachoeiras ou rios. Além disso, o país só tem apenas nove dias de chuva em cada ano.

Por causa dessas condições e do clima árido, não é possível manter uma produção agrícola na região, por exemplo.

O céu da cidade tem pouca ou nenhuma nuvem. Além disso, a temperatura média é de 30° C, mas pode atingir 50° C durante o período de verão.

8. Navios servem como hotéis de luxo

O Catar sempre oferece uma variedade de hotéis de luxo para atender toda a população e visitantes. No entanto, por causa do fluxo crescente de visitantes, o país aumentou a quantidade de vagas das locações. Estima-se que o país disponibilizou mais de 100.000 vagas em hotéis para a Copa.

O porto da capital Doha está repleto de navios atracados. A tática é bastante usada por cidades que recebem competições internacionais, mas a experiência do Catar atingiu outro nível. É, sem dúvida, uma das curiosidades sobre o Catar mais valiosas, dado o poder econômico do país.

9. Sistema de refrigeração nas ruas

O Catar tem um clima árido e difícil de suportar por muito tempo. Por isso, as calçadas das cidades possuem pedras frias para amenizar o problema. Não o bastante, algumas ruas possuem um sistema de ar-condicionado que libera o ar frio por meio de orifícios no chão.

Além das ruas, os estádios que receberão os jogos da Copa também terão sistema de ar-condicionado nos bancos para os torcedores.

10. Origem e história

A palavra “Catar” tem a sua origem no termo “Qatara”, uma referência à cidade Zubarah. Essa cidade era bastante conhecida porque servia como porto comercial da área. Um mapa do matemático Ptolomeu apresentava uma citação da palavra, apresentando a localização atual do Catar.

Os primeiros sinais de ocupação humana no Catar datam de 50.000 anos atrás. Nos séculos seguintes, diversos povos chegaram a controlar a região. Depois da Primeira Guerra Mundial, a região do Catar passou a ser controlada pela família Al Thani sob o nome do reino britânico. Somente no ano de 1971 que o Catar conquistou a sua independência da Inglaterra.

curiosidades sobre o Catar - Pixabay
Copa do Mundo Catar 2022 – Pixabay

Considerações finais sobre as curiosidades sobre o Catar

As curiosidades sobre o Catar ajudam a compreender melhor as características e estilo de vida no país. Por meio delas, é possível conhecer melhor parte da história e desenvolvimento da sede da Copa de 2022.

É uma boa oportunidade para ampliarmos nosso repertório cultural e observar outros fatos acontecendo em uma das cidades mais modernas do planeta.

Fontes: timeoutdoha saakin

Compartilhar