6 curiosidades sobre o Deserto do Atacama

Deserto-do-Atacama

O Deserto do Atacama é um desses típicos exemplares de toda a beleza e exoticidade que podemos encontrar no seio da natureza selvagem. Além disso, ele é um dos fenômenos mais cercados por mistérios e controvérsias dentro desse universo da biosfera terrestre

Em síntese, essa é uma formação localizada em pleno Chile, já próxima à fronteira com o Peru. São mais de 1000 km de extensão e 104 mil km² de um total desolamento.  

Só para ilustrar, a região quase não vê chuva ao longo de um ano inteiro; sem contar que a sua formação é toda ela composta por terrenos pedregosos, areia, salinas, entre outras formações totalmente impróprias para a vida. 

Por isso, segue, abaixo, uma lista com algumas da principais curiosidades desse que é considerado, além de tudo isso, a paisagem mais parecida com a de Marte aqui na Terra. 
 

1. O Deserto mais seco 

O Deserto do Atacama é a região (fora dos pólos) mais seca do planeta Terra. Devido às suas características (ser o de maior altitude, por exemplo), as chuvas são fenômenos dos mais raros na região. E só para ilustrar, existem locais que não veem chuvas desde meados do séc. XVI!  

Por isso mesmo, o Deserto do Atacama é um dos fenômenos mais intrigantes e desafiadores de toda a natureza que se desenvolve nos quatro cantos do planeta. 

2. Um deserto cheio de singularidades! 

Flores no Deserto do Atacama
(Fonte: Pixabay)

Singularidades é o que não faltam no Deserto do Atacama. O que dizer, por exemplo, do famoso e original “Deserto com flores?” Isso mesmo, um deserto com flores!

Em suma, trata-se de um fenômeno, observado a cada 8 ou 10 anos, no qual o deserto torna-se coberto por belíssimas flores com tonalidades azuis, vermelhas, rosas, roxas, amarelas, entre outras. 

Resumidamente, o fenômeno ocorre por conta da preservação de determinadas sementes embaixo da terra. Por consequência disso, alguns locais do Atacama ficam cobertos por um verdadeiro jardim, como um dos eventos mais curiosos da natureza naquela região do planeta. 

3. A chuva que desaparece 

Esse é um fenômeno até que bastante comum, mas que, no entanto, não deixa de chamar a atenção pela sua originalidade.  

Estamos falando do fenômeno das chuvas que se formam nos céus do deserto, mas que, devido à sua altitude (cerca de 2.400m acima do nível do mar), simplesmente desaparecem no ar antes mesmo de atingirem o solo.  

Logo, essa é uma das razões para que chuvas na região sejam eventos que poucos indivíduos possam se gabar de já haverem presenciado um dia. 

4. Mas será que é possível haver vida no Atacama? 

Sim, é possível. Apesar da sua temperatura escaldante, e não mais do que 1mm de chuvas anuais, existe vida no Deserto do Atacama. 

Em resumo, algumas delas ocorrem na forma de curiosos rebanhos de lhamas, flamingos, aves, alpacas, etc. Além destes, belíssimos exemplares de garras-de-leão, cactus, Rhodophiala advena, patas-de-guaco, entre outras espécies florais, produzem um evento que é considerado único e exclusivo no planeta. 

5. As águas termais do Deserto do Atacama 

Água no Deserto do Atacama
(Fonte: Pixabay)

Outra curiosidade das mais impressionantes e exuberantes nesse deserto são as suas deliciosas e reconfortantes águas termais.

Em resumo, lá existe uma preciosidade chamada “Geyses de Tachio”, onde o visitante pode apreciar um agradável banho quente mesmo estando a uma temperatura de 1 ou 2 graus abaixo de zero.

Além disso, o “Termas de Pamucale” é outro que está entre as principais atrações do lugar; isso sem contar as belas paisagens ao redor, que são como eventos dos mais impressionantes naquela região do Chile.

6. As cidades abandonadas do Atacama 

Sim, essa é outra curiosidade do Deserto do Atacama. Lá existem misteriosas e enigmáticas cidades abandonadas. Isso mesmo: “As cidades fantasmas do Atacama”.

A princípio, essas cidades foram erguidas para a exploração das suas riquíssimas reservas de cobre e lítico, que são únicas em todo o Chile. No entanto, com os seus esgotamentos, essas cidades foram lentamente sendo abandonadas, deixando apenas aqui e ali diversas cidades fantasmas.

Muitas delas, segundo consta, ainda são habitadas, só que por entidades fantasmas, verdadeiras almas penadas, que continuam ali em busca da riqueza e prosperidade que aqueles minerais, segundo elas, ainda podem lhes proporcionar.

Esse artigo foi útil? Deseja acrescentar algo a ele? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações. 

Fontes: Justfunfacts   –  Ecochile
Imagem: Pixabay

Compartilhar