06 curiosidades sobre o meio ambiente

proteção do meio ambiente

O meio ambiente é hoje uma das principais vítimas do estilo de vida dos seres humanos. Em síntese, organizações como a ONU, por exemplo, alertam que cerca da metade da população ficará sem água até 2050. Além disso, as ações humanas devem causar um aumento de cerca de 2,7 graus na temperatura da terra ainda no séc. XXI. Sem contar outras consequências tão ou mais danosas.

Para completar, a natureza ainda é cercada pelas mais diversas curiosidades. Curiosidades que tornam essa nossa relação ainda mais delicada e complexa.

Por isso, segue, abaixo, algumas das que estão entre as mais surpreendentes e formidáveis. Em uma lista que consegue impressionar até mesmo os que se dizem suficientemente familiarizados com esse assunto.

 1. A água é brasileira!

Essa é, sem dúvida, uma das principais curiosidades quando o assunto é a natureza e o meio ambiente. Sim, o mundo, de certa maneira, depende do Brasil para sobreviver! E uma das razões para isso reside no fato de que 12% de toda água doce do planeta estão em terras brasileiras.

Ademais, a maior reserva de água em rochas subterrâneas também está no Brasil! E estamos falando do “Aquífero Guarani”, o maior do planeta, e que estende-se por uma faixa de 1,2 milhão de km2. São cerca de 45 mil km3 de água pura e cristalina, como uma das maiores riquezas naturais do Brasil e do mundo.

 2. Vidro: Um improvável vilão!

Vidro jogado praia
(Fonte: Pixabay)

Diferentemente do que nos acostumamos a acreditar, não é o plástico o maior vilão da natureza, e sim o vidro. Isso mesmo, o vidro!

Curiosamente, esse material necessita de pelo menos 1000 anos para se decompor no meio ambiente. Enquanto isso, o plástico geralmente decompõe-se em até 500 anos, assim como também as pilhas e baterias. Da mesma forma que ocorre com as latas de alumínio, que precisam de 100 a 500 anos para se decompor.

 3. Qual o peso do sol?

Agora aqui vamos tratar de uma curiosidade, digamos, um tanto quanto banal. No entanto, de um pouco de banalidade também se faz o dia a dia, não é mesmo?

E que tal se descobríssemos que o sol não pode ser pesado, e o que podemos é apenas descobrir a sua massa?

Pois bem, é assim mesmo! O sol não tem peso, o que ele tem é uma massa que equivale a 1,989 x 1030 kg. E o curioso é saber que uma das maneiras de calculá-la é conhecendo a quantidade de energia que ele emite. E outra maneira é conhecendo a forma de interação gravitacional entre ele e a Terra.

 4. Quando o sol brilha à meia-noite!

O chamado “Sol da Meia-Noie” é outro desses fenômenos intrigantes na natureza. É um fenômeno típico dos pólos terrestres, mais especificamente de países como Noruega, Finlândia, Suécia, Rússia, Alaska, entre outros.

Em síntese, o fenômeno consiste na incidência de sol nessas regiões durante as 24 horas do dia – inclusive na madrugada! E esse fenômeno ocorre em razão de uma maior inclinação da Terra em relação ao seu eixo, o que faz com que essas regiões polares permaneçam, constantemente, sob a incidência direta dos raios do sol.

 5. A água está na atmosfera!

atmosfera planeta terra
(Fonte: Pixabay)

Sim, essa é outra dessas extravagantes curiosidades da natureza. Hoje já se sabe que nem todas as reservas de água do planeta, juntas, possuem mais água que a atmosfera terrestre.

Resumidamente, sabemos que o volume de água na atmosfera ultrapassa os 12.900 Km3. Enquanto isso, a água disponível na superfície da terra (e nos subterrâneos) não ultrapassa os 1.332 km3.

Por isso mesmo, essa é, sem dúvida, uma das principais curiosidades dessa nossa controversa relação com a natureza. Uma curiosidade que ainda a torna mais complexa e delicada, principalmente no que diz respeito à preservação da água para as gerações futuras.

 6. O que aconteceria se a terra parasse de girar?

Por fim, ainda no campo das curiosidades inusitadas do meio ambiente, temos aqui uma daquelas que quase todo mundo já quis solucionar um dia.

Afinal, o que aconteceria se, de uma hora para outra (ou até mesmo aos poucos), a terra simplesmente parasse de girar?

Bem, a resposta até que é relativamente óbvia e simples: A vida simplesmente se estinguiria da face da terra.

Isso porque o lado que parasse de frente para o sol queimaria por completo, enquanto o outro simplesmente congelaria. Sem contar a formação de vendavais, a inexistência de centrifugação, o aumento de peso dos objetos, entre outras consequências ainda mais danosas.

E caso esse artigo de alguma forma tenha sido útil, deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. Pois é através dele que conseguimos aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Fontes: Agua Sustentavel
Imagem: Pixabay

Compartilhar