15 curiosidades sobre os Estados Unidos

7 Curiosidades sobre os Estados Unidos
7 Curiosidades sobre os Estados Unidos - Reprodução Adobe Stock Grátis

Você sabia que existem muitas curiosidades sobre os Estados Unidos que provavelmente você desconhece? Afinal de contas, os EUA é um país grande, com 50 estados com cultura própria e que possuem autonomia para aplicar suas leis.

Dessa forma, há muito o que aprender sobre a “terra do tio Sam”! Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações e uma lista com 15 curiosidades sobre os Estados Unidos para você conhecer.

Sendo assim, não deixe de ler até o final, pois temos muita coisa interessante para te contar.

Conheça 15 curiosidades sobre os Estados Unidos

Os EUA foram descobertos em 12 de outubro de 1492 por Cristóvão Colombo e sua esquadra espanhola. Porém, foram os ingleses que colonizaram o lugar, com a chegada do navio inglês Mayflower à região onde hoje fica o estado de Massachusetts, em 1620.

Assim, é por isso que a língua materna é a inglesa naquele país. Com uma extensão territorial de 9.834.000 km², e 331 milhões de habitantes, os Estados Unidos são o quarto maior país do mundo em espaço geográfico e o terceiro em população.

Já em riqueza, o maior país das Américas ocupa o primeiro lugar atualmente entre os 10 mais ricos do mundo, segundo dados do FMI, com uma renda média mensal per capita de 4.998 dólares. Para efeito de comparação, a média brasileira é de 545 dólares.

1. O país já teve 27 versões de bandeiras diferentes

Se tem uma coisa que os norte-americanos gostam de divulgar é sua bandeira. E como os brasileiros consomem bastante o cinema do país, não é difícil se deparar com a famosa estampa dos Estados Unidos, com listras brancas e vermelhas, e o azul.

Essa, aliás, é justamente a roupa do Capitão América, famoso personagem dos quadrinhos e filmes da Marvel. Uma curiosidade interessante sobre a bandeira, aliás, é que ela já teve 27 versões distintas, mas sempre mantendo esse mesmo padrão, aumentando geralmente o número de estrelas (que representam os estados do país).

Atualmente, são 50 estrelas desenhadas na área azul, com um design curiosamente desenhado por um aluno do ensino médio, Robert G. Helft, quando o mesmo tinha 17 anos de idade.

Estados Unidos - Wikipédia
Bandeira atual dos Estados Unidos da América – Wikipédia

2. É o 4º maior país do mundo em extensão territorial

Os Estados Unidos carregam o título de 4º maior país do planeta, com uma área de incríveis 9.371.174 km². Essa é realmente uma extensão gigantesca, dividida em 50 estados diferentes.

Um fato interessante é que os norte-americanos possuem áreas extensas longe do seu limite continental em si. Esse é o caso do próprio Alasca e do Havaí, que não têm ligação territorial com o país. O Alasca, aliás, é o maior de todos esses estados.

Em questão de tamanho, os Estados Unidos ficam atrás apenas da Rússia, Canadá e da China, nessa ordem, sendo seguidos pelo Brasil, que é o 5º nesse ranking.

3. Uma boa parte do território dos Estados Unidos já pertenceu ao México

Sendo o país mais rico do mundo atualmente, pelos mais variados fatores, um ponto que também contribuiu para a evolução dos norte-americanos está relacionado ao México.

Isso porque, até o século 19, os atuais estados do Texas, Califórnia, Utah, Nevada, Arizona e Novo México eram territórios mexicanos. Na época, o país havia acabado de tornar-se independente, e estava enfraquecido pelas lutas contra os espanhóis. Além disso, o Texas também queria virar um país, e liderou movimentos de rebelião.

Os Estados Unidos entraram no jogo, e no fim das contas estabeleceram um novo limite entre a divisa com os mexicanos, anexando cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, uma parte considerável do atual território norte-americano.

4. Os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia

Como mencionado, dentre os 50 estados norte-americanos, o Alasca é o maior de todos eles. Mas, você sabia que ele já pertenceu aos russos? Estando localizado ao lado do Canadá, a região foi comprada no ano de 1867, por cerca de 7,2 milhões de dólares.

O investimento, que saiu bem caro para a época, sofreu críticas severas pelos opositores. Afinal, o Alasca é um imenso território coberto por gelo. No entanto, posteriormente, mostrou-se incrivelmente valioso, uma vez que conta com o maior reservatório de petróleo de todo o continente americano, além de jazidas de ouro, gás natural, zinco, etc.

5. A lei não é a mesma para todos os estados do país

Um das curiosidades sobre os Estados Unidos é que a lei não se aplica de forma generalizada em todos os seus estados. Isso refere-se, por exemplo, a questões como a legalização da maconha, que já é permitida em algumas regiões.

Pontos como o controle de armas, impostos, jogos de azar e as leis de trânsito também apresentam muitas variações de estado para estado. Por isso, antes de viajar para o país, é fundamental se manter por dentro dessas questões.

6. A Estátua da Liberdade é um presente da França

Como o próprio nome deixa a entender, a Estátua da Liberdade é justamente um símbolo da independência dos Estados Unidos. O monumento, aliás, foi um presente dado pela França, em 1886, como forma de comemoração ao centenário da Independência norte-americana.

Trata-se de uma estátua de 92,99 metros de altura (com o pedestal), construída em aço, cobre e cimento, que está localizada dentro da ilha da Liberdade, em Manhattan, Nova York.

Seu nome oficial, na verdade, é “Liberdade Iluminando o Mundo”, da tradução literal do inglês Liberty Enlightening the World. Isso porque representa “Libertas”, a deusa romana da liberdade, com uma tocha erguida e segurando a declaração da independência dos Estados Unidos.

Estados Unidos - Wikipédia
Estátua da Liberdade – Wikipédia

7. Os serviços de saúde no país são pagos

No Brasil, a população tem acesso gratuito ao SUS, Sistema Único de Saúde, comandado pelo governo. Assim, é possível realizar os mais variados atendimentos por esse sistema, sem pagar nada, como tomar vacinas, fazer consultas, cirurgias, etc.

Nos Estados Unidos, porém, essa não é uma realidade, e a grande maioria da população tem que recorrer a atendimentos particulares, que costumam ser bem caros. Por lá, apenas os cidadãos que realmente vivem abaixo da linha de pobreza e os idosos acessam programas de gratuidade.

8. O povo americano é bastante pontual

Dentre as várias características que ajudam a definir um brasileiro, uma das mais marcantes é justamente a falta de pontualidade. No geral, a população não tem o hábito de seguir a risca horários marcados, principalmente em situações menos formais.

Um almoço em família, a comemoração de um aniversário, o encontro com alguém, etc. a probabilidade de alguém chegar bem na hora, ou de algo começar no mesmo horário marcado, é realmente bem difícil.

Nos Estados Unidos, porém, a cultura é bem diferente nesse quesito, e a pontualidade é natural. Isso deve-se, é claro, à influência inglesa, que é conhecida por ser bem pontual.

9. Os norte-americanos levam bastante a sério o “azar” do número 13

Considerado por muitos como um número de azar, e repleto de superstições, o número 13 é evitado nos Estados Unidos. Uma prova disso é que os elevadores não costumam nem mesmo inserir esse número, os edifícios não costumam contar com o 13º andar, etc. Essa é uma das maiores curiosidades sobre os Estados Unidos.

10. O voto não é obrigatório nos EUA

Ao contrário do Brasil, onde somos obrigados por lei a votar, uma das curiosidades dos Estados Unidos é que lá, o voto é facultativo.

Além do mais, as cédulas eleitorais são de papel e, por isso, o resultado oficial das eleições costuma demorar várias semanas para sair. Outra diferença das eleições americanas com a nossa é que o presidente daquele país é eleito de forma indireta.

Em outras palavras, não é o voto popular quem decide quem vai assumir a presidência. Na verdade, cada estado americano possui uma quantidade específica de delegados, totalizando 538 no país todo. Assim, o candidato que conquistar mais delegados nos colégios eleitorais, vence.

11. Na maioria dos estados é proibido beber em vias públicas

Vamos para mais uma das curiosidades sobre os Estados Unidos. Você provavelmente já viu cenas em séries e filmes americanos onde os atores saem de uma loja bebendo em garrafas envoltas em sacos de papel, certo? Pois saiba que isso não tem nada a ver com proteger a marca da bebida para não fazer merchandising ou algo assim.

Isso, na verdade, se deve ao fato de que uma das curiosidades sobre os Estados Unidos é que, na grande maioria das cidades americanas, beber álcool em público é crime.

Aliás, mesmo se você não for beber antes de chegar em casa, não pode transportar as garrafas em sacolas transparentes. Por isso, os sacos de papel são necessários quando você compra bebidas alcoólicas por lá.

12. Você pode fazer conversões à direita mesmo com o farol fechado

Nos EUA, mesmo quando o farol fica vermelho, você pode fazer conversões para a direita. Isso porque o semáforo fechado só vale para impedir que os carros sigam em frente. No entanto, você precisa se certificar de que não há pedestres atravessando ou outros veículos vindo em direção contrária antes de virar.

13. O sobrenome mais comum nos EUA é Smith

Como você deve saber, o sobrenome mais comum aqui no Brasil é o Silva. Porém, uma das curiosidades sobre os Estados Unidos que talvez você desconheça é que, por lá, o sobrenome mais usado é o Smith.

Dessa forma, John Smith ou Jane Smith, por exemplo, nos EUA, tem a mesma conotação popular de José da Silva ou Maria da Silva aqui no Brasil. Aliás, é por isso que os espiões interpretados por Brad Pitt e Angelina Jolie em Senhor e Senhora Smith se chamam Jane e John. Porque caracterizam nomes comuns e incógnitos, ou seja, perfeitos para espiões que querem se misturar ao restante da população.

14. 1 em cada 8 americanos já trabalhou ou trabalha no Mc Donald’s

Essa é uma das grandes curiosidades sobre os Estados Unidos. Uma das maiores redes de fast food do mundo, o Mc Donald’s nasceu na América e já até se tornou um dos ícones que representam o país. E isso é demonstrado de forma clara por uma pesquisa americana realizada anos atrás, que mostrou que 1 em cada 8 estadunidenses já trabalhou ou trabalha na rede de lanchonetes.

Com 95% da franquia estabelecida nos EUA e cerca de 13.700 lojas espalhadas por todo o território americano, não é tão surpreendente que o Mc Donald’s ofereça tantos empregos, não é mesmo?

15. Dar gorjetas é obrigatório

Nos Estados Unidos, dar gorjetas em bares, restaurantes, hotéis, etc, é uma obrigação. Aliás, se você frequenta um estabelecimento e não dá gorjeta, ou tips, como chamam por lá, isso é considerado um ato ofensivo.

Portanto, se for viajar para os EUA, lembre-se de levar dinheiro trocado para não deixar os brasileiros com fama de mal educados e pão-duros!

Viu só quantas curiosidades sobre os Estados Unidos você ainda não sabia? Comente com a gente quais delas você já conhecia e quais foram novidades para você sobre a terra do Tio Sam. E não deixe de voltar sempre aqui para mais conteúdos legais como esse!

Fontes: Mapquest USA Today

Compartilhar