Diferença entre bosques, florestas e selvas

Floresta com raios do sol

Se alguém lhe perguntar se existe diferença entre bosques, florestas e selvas, certamente você dirá que sim. Mas se a pergunta agora for: e qual a diferença entre eles? Você saberá responder?

Geralmente, quando se fala em bosque ou floresta, a primeira coisa que nos vem em mente é um local completamente arborizado. Já quando o assunto é selva, as pessoas costumam retratar um ambiente de clima tropical. Contudo, vamos saber o que de fato diferencia estes três ecossistemas, tornando-os tão distintos um do outro.

Para começar: o que define um bosque?

Se buscar em um dicionário, verá que a definição de bosque consiste em uma área arborizada, porém de dimensões menores que as de uma floresta. Assim, bosque é um termo que, inicialmente, foi designado para caracterizar um ambiente arborizado de aspecto denso.

Se compararmos um bosque com uma floresta, por exemplo, a principal diferença é o tamanho de cada área. Geralmente o clima e o ecossistema são bem semelhantes um ao outro.

Diferença entre bosques, florestas e selvas: chegou a vez das florestas!

várias arvores na floresta
(Fonte: Pixabay)

As florestas são ecossistemas considerados complexos cuja dimensão é coberta majoritariamente por árvores – cerca de 80% de seu espaço. No dicionário, as florestas caracterizam-se por grande espaço natural coberto por árvores e vegetação rasteira.

Segundo pesquisas, estima-se que as florestas existam há cerca de 380 milhões de anos e muitas espécies animais e vegetais fazem deste ecossistema seu habitat natural. Uma outra diferença entre bosques, florestas e selvas é que, nas florestas, a temperatura ambiente, bem como as chuvas, faz com que a vida dali prospere e continue crescendo cada vez mais.

Há algumas variações de florestas, e estas se dão de acordo com determinados fatores geográfico. Por exemplo, existem as florestas tropicais, florestas temperadas e florestas boreais. Mas estas não são as únicas. Aliás, foram catalogados mais de 800 tipos de florestas. Assim, fica um pouco difícil definir ao certo o padrão de características desse ecossistema.

Mas afinal, qual a origem do termo floresta?

Há registros de que o uso do termo floresta data de muito tempo atrás, e sua origem provavelmente se deu na França.
A palavra original era “fôret”, que significava “terra de caça”. Isto porque, antigamente, eram caracterizadas “terras de caça” os ambientes arborizados. Segundo acreditava-se na época, quanto mais densa a vegetação, melhor seria o resultado das caças.

Entretanto, há os que acreditam que a origem do termo floresta vem do alemão antigo, trazendo o significado de “madeira aberta”. Já no latim, o termo designava um espaço que era de domínio de reis ou governantes.
Portanto, não existe uma definição exata da origem da palavra, apenas hipóteses e teorias.

Definição de selva

Mata fechada na selva
(Fonte: Pixabay)

Ao descobrir a diferença entre bosques, florestas e selvas, muitos acreditam que a selva é o ecossistema que mais se distingue dos outros dois. Geralmente, as pessoas definem selva como sendo um local mais exótico e de clima tropical.

Não é uma definição totalmente errada, mas está incompleta. A selva nada mais é que uma floresta densa cuja vegetação possui aspecto emaranhado. Ou seja, basicamente selvas são formadas por uma rede de florestas que possuem tipicamente um grande número de plantas que crescem e atingem alturas não muito acima do solo.

Por fim, qual a diferença entre bosques, florestas e selvas?

Floresta: é uma área extensa com a copa coberta por grandes arvores e clima de baixa umidade.
Selva: é uma rede de árvores emaranhadas e cobertas por vegetação densa com clima tropical e úmido.
Bosque: é um espaço menor constituído por árvores e que possui aspecto denso e clima de baixa umidade.

E quanto aos animais?

Raposa animal na selva
(Fonte: Pixabay)

Com relação à fauna, bosques e florestas costumam ser habitat dos mesmos animais, enquanto a selva abriga espécies diferentes destes outros dois ecossistemas.

Geralmente, nos bosques e florestas é comum encontrar esquilos, cervos, doninhas, camundongos, ursos e corujas. Já na selva é possível ver espécies de macacos, cobras, crocodilos e araras.

Para concluir a diferença entre bosques, florestas e selvas…

Agora que você já sabe a diferença entre bosques, florestas e selvas, com certeza conseguirá olhar para uma área natural e saber identificar o que ela é.

Não é difícil, mas sim necessário um olhar mais apurado, bem como buscar o máximo de informação sobre esses três ecossistemas.

Fonte: The Fact Side
Imagem: pexels

Compartilhar