Qual a diferença entre dispensa e despensa?

Diferença entre dispensa e despensa

Você sabe explicar qual é a diferença entre ‘dispensa’ e ‘despensa’ na língua portuguesa? Apesar de ter uma sonoridade praticamente idêntica, essas palavras apresentam significados muito distintos. Confira mais a respeito nesse artigo.

Complexidade da língua portuguesa

Faz parte do senso comum o entendimento de que a língua portuguesa é um dos idiomas mais complexos do planeta. Isso se dá bastante por conta da sua estrutura gramatical. 

A gramática do português é considerada uma das mais difíceis que existem porque sua lista de regras é muito extensa. No entanto, também há um número considerável de exceções a essas regras. Assim, sua compreensão na totalidade demanda muito estudo. 

Parônimos

Uma dessas peculiaridades da nossa língua são os vocábulos chamados parônimos. Esse termo faz parte do campo da semântica, que estuda, portanto, o significado de todas as palavras. 

Paronímia e a diferença entre dispensa e despensa

O estudo dessa área trata da relação entre duas palavras que possuem uma estrutura semelhante na grafia e no som, porém, com significados distintos. Assim, a diferença entre dispensa e despensa é um clássico exemplo dessa ocorrência.

Devido à semelhança entre a grafia e o som, muitas pessoas se confundem na hora de escrever as palavras que possuem um parônimo. É importante, contudo, não confundir essa estrutura, com os homônimos ou sinônimos.

Diferença entre parônimos, homônimos e sinônimos

Tanto os parônimos quanto os homônimos possuem significados diferentes. O que ocorre, no entanto, é que na paronímia a estrutura gráfica ou sonora é parecida, enquanto na homonímia a estrutura é a mesma (seja na grafia, no som ou em ambos).

A diferença entre os parônimos e os sinônimos está relacionada à relação entre estrutura e significado das palavras. Por isso, no caso da sinonímia, a estrutura de duas palavras não é necessariamente parecida, contudo, elas apresentam significados semelhantes.

Qual é a diferença entre dispensa e despensa?

Diferença entre dispensa e despensa
Armazenar os alimentos na despensa também é uma excelente forma de evitar o desperdício pois eles são melhor conservados. (Imagem: Pixabay / Filmbetrachter)

De modo sintético, a palavra despensa é um substantivo feminino que se refere a determinada parte de uma residência ou edificação. Esse espaço costuma ser o local onde se armazenam produtos e objetos que não são usados de forma corriqueira. 

Enquanto isso, o também substantivo feminino dispensa e se refere a permissão para não executar uma determinada atividade, ação ou obrigação. Também assume o significado de processo de rescisão entre empregador e empregado.

O verbo ‘dispensar’

Importante mencionar que, no caso de dispensa, existe um verbo relacionado ao termo. Portanto, é possível afirmar “Nós vamos ter de dispensar fulano de tal da sua função no emprego.” O mesmo não ocorre com a despensa, assim, não existe “despensar algo”. 

Origem da palavra dispensa

A etimologia do termo tem origem no Latim, da palavra dispensare. Ela significa pagar, distribuir. Observamos, então, que o substantivo tem uma derivação regressiva do verbo ‘dispensar’.

Significados jurídicos

Como muitos termos da língua portuguesa, a palavra ‘dispensa’ apresenta também alguns significados próprios no campo jurídico. Os sentidos em que seu emprego ocorre no Direito são:

  • Cessação de um dever realizado por autoridade competente ou por lei;
  • Anulação de contrato ou acordo de trabalho por parte do contratante;
  • Documentação através da qual se solicita dispensa de alguma obrigação.

Um exemplo do primeiro caso ocorre quando se concede a alguém a dispensa das obrigações eleitorais. O segundo se refere, então, ao processo de demissão de um funcionário. Um exemplo do terceiro caso é a dispensa do serviço militar. 

Origem da palavra despensa

Da mesma forma, esse termo também tem origem no Latim. No caso, vem do verbo ‘dispendere’ que significa “gastar”. Assim, essa atribuição se devia ao fato de que era nesse local onde se guardavam as coisas com as quais se haviam feito gastos para a casa. 

A despensa na evolução das habitações

Nos primórdios das moradias como as conhecemos hoje, a cozinha se resumia a um espaço que acomodava o fogão à lenha. Era bastante comum, assim, que ele fosse localizado na parte externa das residências.

A interiorização do fogão, portanto, foi a responsável por aproximar a cozinha do restante da casa. Assim, as salas que antes abrigavam o fogo passaram a ganhar armários para guardar utensílios, e também despensas, para armazenar  e conservar os alimentos. 

Como não cometer erros e identificar a diferença entre dispensa e despensa?

Diferença entre dispensa e despensa
A dispensa do trabalho deve ser realizada sempre dentro dos parâmetros legais por parte do empregador. (Imagem: Pexels / Ron Lach)

Uma das primeiras coisas a fazer é observar qual o sentido que a palavra está sendo empregada. Isso porque, conforme vimos aqui, o significado das duas é bastante distinto. 

Tudo o que se referir à desobrigação de cumprir alguma tarefa, então, estará relacionado ao substantivo ‘dispensa.’ Enquanto isso, o termo ‘despensa’ deve ser usado somente quando se referir ao armazenamento de alimentos e produtos para consumo. 

Sonoridade e grafia na diferença entre dispensa e despensa

No ato da fala, as sonoridades das duas palavras são muito semelhantes. Pode ser ainda mais, a depender do sotaque e local de origem da pessoa. Portanto, a principal atenção deve ser no ato de escrita dos termos.

Uma dica para não errar é lembrar que a palavra ‘despensa’ não tem um verbo que se relaciona com ela, portanto, é grafada com a letra ‘e’. Enquanto isso, o substantivo ‘dispensa’, que tem um verbo correspondente, usa a grafia do ‘i’. 

Dica para aprender mais vocabulário

A gramática da língua portuguesa nos apresenta desafios constantes, especialmente na questão de termos como os parônimos. Por isso, é importante sempre buscar aprender mais.

Uma dica fundamental para evitar os erros de gramática é ler bastante. Isso porque a leitura é um dos melhores meios de adquirir vocabulário, assim, contribui muito para a memorização da grafia e emprego dos sentidos de cada termo. 

Por fim, qual a diferença entre dispensa e despensa?

Despensa: refere a determinada parte de uma casa, armário ou construção separada em que ficam os mantimentos.
Dispensa: refere-se a permissão para isenção que é o ato ou efeito de isentar, ou seja, de livrar, dispensar, desobrigar ou eximir.

Fonte: wikipedia

Compartilhar