Qual a diferença entre o polvo e a lula?

Qual a diferença entre o polvo e a lula? 1

Você sabe qual a diferença entre o polvo e a lula? O principal motivo, de forma geral, que faz as pessoas confundirem os dois é o fato de ambos usarem os braços e as cabeças para nadar e capturar presas. No entanto, esses animais possuem profundas diferenças, seja pelo método de caça, seja pelo habitat. Conheça quais são elas nesse artigo.

Comparações gerais e diferença entre o polvo e a lula

O menor polvo do mundo é o Octopus Wolfi. Ele tem menos de 2,5 cm de comprimento e o peso de apenas 1 grama. Já o seu primo de maior envergadura é o Polvo Gigante do Pacífico. Ele pode apresentar até 9 metros de comprimento e pesar até 272 kg. 

Se você achou essa variação grande, as medidas extremas em relação às aulas são ainda mais aparentes e impressionantes.

O menor exemplar da espécie é a Lula Bobtail Tailandesa, que é o menor cefalópode conhecido. Ela mede, literalmente, menos de meia polegada de comprimento e pesa menos de 1 grama. No entanto, a famosa Lula Gigante consegue atingir até 13 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada. 

De modo geral, o tamanho médio dos polvos tende a ser maior do que a maioria das espécies de lulas. Contudo, a maior espécie de lula é substancialmente maior que o maior exemplar de polvo na natureza. Portanto, elas apresentam uma variação maior de tamanho. 

Lulas e Polvos, representantes cefalópodes

Uma característica em comum entre o polvo e a lula é que ambos os animais pertencem à classe dos moluscos Cephalopoda, em português, cefalópodes.Eles são exclusivamente marinhos e se caracterizam por uma cabeça proeminente assim como pelo seu conjunto de braços ou tentáculos modificados. 

Qual a diferença entre o polvo e a lula: manto e cabeça

Qual a diferença entre o polvo e a lula?
É possível observar o bulbo arredondado na cabeça dos polvos. Direito de imagem: Glucosala, em Pixabay.

O fato de serem cefalópodes faz com que ambas as espécies sejam animais com os chamados ‘pés de cabeça’, enquanto que a maioria de seus órgãos vitais está envolto em um manto. No entanto, quando colocados lado a lado, é possível perceber diferenças claras entre eles.

Os polvos possuem um manto e uma cabeça bastante redondos, que parecem bulbosos. Além disso, os mantos podem apresentar uma enorme variedade de cores e padrões.

Há ainda espécies que usam da camuflagem para combinar com o ambiente.

Dentre todas as espécies de polvo, apenas o Dumbo (que habita as profundezas do oceano) desenvolve barbatanas em seu manto. 

Enquanto isso, o manto das lulas tem um formato que parece um triângulo. Ao contrário dos polvos, elas possuem barbatanas em ambos os lados do seu manto, que facilitam a sua locomoção e navegação. 

Outra diferença é que há muito menos variações de padrões e cores nas lulas, além dessas serem mais suaves. No entanto, muitas delas também conseguem se camuflar quando se sentem ameaçadas.

Qual a diferença entre o polvo e a lula em relação ao habitat?

Aqui é um dos pontos que mais expressa diferença entre os dois. Isso porque os polvos residem próximo ao fundo do mar. Assim, é comum que eles construam suas tocas em recifes de corais e ao longo do fundo do oceano, tanto em profundidades mais altas quanto abissais. Existem algumas espécies de polvo que passam boa parte do tempo em mar aberto, contudo, elas são exceções.

Já as lulas vivem principalmente em mar aberto. Portanto, elas ocupam ambientes tanto perto da superfície quanto em profundidades mais abissais. 

Qual a diferença entre o polvo e a lula em relação aos seus braços?

Qual a diferença entre o polvo e a lula
As lulas apresentam braços diferentes dos polvos, com pequenos ganchos nas pontas. Direito de Imagem: Focusonpc, em Pixabay.

Esse é um ponto curioso porque a princípio ambos parecem muito semelhantes nesse quesito. No entanto, um olhar mais aprofundado já consegue perceber diferenças bastante aparentes.

Os braços dos polvos contém até duas fileiras de ventosa, que facilitam o processo de agarrar e segurar presas. Além disso, também ajudam na locomoção quando se deslocam pelo fundo do mar

Enquanto isso, as lulas apresentam anéis de ventosa. Os braços de algumas espécies terminam em pequenos ganchos, que facilitam que ela segura pequenas presas que se contorcem. 

A diferença principal, no entanto, é que as lulas apresentam dois longos tentáculos além dos seus oito braços. Portanto, elas usam os tentáculos para agarrar as presas e os braços para segurar os alimentos. 

Comportamento alimentar

Conforme vimos acima, os braços são membros fundamentais para o processo de alimentação desses animais. Afinal, é através deles que eles conseguem capturar e segurar as presas (no caso dos polvos) e segurá-las (no caso das lulas).

Isso já demonstra que existe alguma diferença na dieta e comportamento alimentar dessas duas espécies. Os polvos têm como dieta principal os crustáceos, como caranguejos e búzios. Há ainda algumas espécies maiores que se alimentam de peixes ou camarões. 

Os polvos têm um processo muito interessante para se alimentar dos crustáceos. Após pegar esse tipo de presa, eles a arrastam para suas tocas. Então, injetam uma saliva tóxica nelas que as paralisa as suas presas, e além disso, dissolve as cascas externas duras. Assim, os polvos conseguem extrair a carne interna macia de dentro dos crustáceos. 

As lulas costumam se alimentar de camarões e peixes pequenos. No entanto, elas apenas rasgam a carne da sua refeição e arrancam pedaços com seus bicos. Portanto, não precisam de um processo tão elaborado quanto os polvos. 

Qual a diferença entre o polvo e a lula em relação ao seu tempo de vida?

Esse é outro ponto que pode apresentar grande diferença em relação às espécies. Contudo, há uma semelhança de comportamento importante nesses cefalópodes.

A maioria dos polvos e lulas morrem logo após acasalar. Isso significa que a sua expectativa de vida está profundamente relacionada à sua maturidade sexual.

De forma geral, as lulas parecem viver mais tempo na natureza. A expectativa média de um polvo é de 1 a 3 anos, enquanto que a maioria das lulas vive entre 1 e 5 anos. Há relatórios científicos que indicam, no entanto, que algumas espécies de lula podem viver até 15 anos. 

Os polvos e lulas despertam muita curiosidade nos seres humanos devido à sua estrutura corporal e ao seu habitat marinho. Algumas espécies, como a Lula Gigante, apenas foram fotografadas de forma muito recente e impressionam por sua opulência. Daí é natural que existam muitas dúvidas sobre qual é a diferença entre o polvo e a lula. Esperamos que nesse artigo você tenha solucionado parte delas!

artificial, ela pode simbolizar prejuízos à vida humana em um mundo capitalista. 


Leia também


Fontes: A-Z Animals | Marine Sanctuary

Compartilhar