Quase no final do nosso sistema solar, lá está ele, o sétimo planeta, Urano, o gigante azul. Se você quer saber as principais curiosidades sobre o planeta Urano, então, este artigo vai te mostrar 8 coisas que você talvez nem imaginasse sobre este astro.
Veja 8 curiosidades sobre o planeta Urano!
1. O planeta mais frio do sistema solar
Se você achava que Netuno levava este título, saiba que apesar de ele estar mais distante do sol, o mais frio de todos, com uma temperatura mínima de -224,2 °C, é Urano. O último planeta, por sua vez, atinge a mínima próxima aos -218 °C. Astrônomos apontam que ele tem ventos que percorrem o planeta a 900 km/h.
Mas é claro que vamos dizer o porquê disso, sendo pelo fato do seu núcleo ter esfriado ao ponto de não gerar mais energia. Desse modo, ele consegue emitir menos calor do que absorve do sol. Vale lembrar que estamos falando de um planeta praticamente de água, fluídos de amônia e metano, que se juntam sobre um núcleo rochoso.
2. Rolando no espaço
Uma curiosidade sobre Urano bem interessante é que ele é o único planeta que orbita o sol de “lado”. Ou seja, enquanto a maioria dos planetas se dispões tal qual o sol – a Terra tem uma inclinação de 23.4 graus e Marte de 24 graus – o gigante azul está inclinado 97,8 graus. Ele é o único corpo do nosso sistema solar que faz esse movimento.
Não se sabe o motivo exato para esta posição, mas teorias apontam que um planeta do tamanho da Terra, um dia colidiu com Urano que acabou ‘tombando’ com o forte impacto. Você sabia disso?
3. Comprometido: Urano tem 13 anéis
É inegável que ninguém ostenta anéis tão lindos quanto o de Saturno, mas mesmo fora do foco, Urano também apresenta um sistema com 13 anéis diferentes. Um ponto a se mencionar, é que todos os gigantes gasosos contam com um anel em volta, será que eles são os astros mais atraentes e por isso são tão comprometidos?
Com alguns quilômetros de largura, estes anéis são feitos basicamente de inúmeros materiais, incluindo pequenas partículas que podem chegar a até um metro. Segundo pesquisas, esses anéis não acompanham o planeta desde seu nascimento. Assim, é possível que tenham se formado após a colisão de uma ou mais luas.
4. Para não dizer que não falamos das luas
Se 13 anéis são surpreendentes, o que você tem a dizer sobre 27 luas? Desse modo, o planeta apresenta cerca de 2 luas para cada anel. Sabe o que é tão interessante? Estes satélites foram batizados com nomes de personagens shakespearianos, e de Alexandre Pope. Ambos são grandes figuras na literatura britânica.
Embora ostente um grande número de luas, todas não passam de pequenos e irregulares corpos celestes. O título de maior lua de Urano vai para Titânia, que atualmente é o oitavo maior satélite natural do nosso sistema solar.
5. O 1º Planeta descoberto por um telescópio
Urano é um dos nossos imponentes gigantes gasosos, e mesmo que este astro queira, às vezes é difícil passar despercebido. Desse modo, ele conseguiu o feito de ser o primeiro planeta a ser visto por um telescópio. Em 1960, ele foi catalogado como uma estrela, por John Flamsteed, astrônomo britânico.
Entretanto, em 13 de março de 1781, quase um século depois, William Herschel, um pesquisador alemão notou o movimento da suposta estrela. Dois anos depois, outro astrônomo alemão, Johann Bode, classificou Urano como um planeta.
6. No dia certo, você vê Urano a olho nu
Não pense que este feito é possível pela distância, afinal, ela está a cerca de 2,8 bilhões de km da Terra. Por outro lado, este é um dos pontos positivos de ser um gigante gasoso e ao mesmo tempo emitir bastante luz.
O planeta alcança a pontuação de 5,3 em uma escala de brilho que o olho humano pode visualizar. Mas o ideal para a visualização ser precisa, é estar em um lugar – de preferência afastado das grandes cidades – escuro, e existem dias em que ele fica mais visível, o que é facilmente conferido na internet hoje!
7. Urano: o planeta antissocial
O ser humano já conseguiu explorar alguns lugares no espaço que jamais imaginaríamos que um dia seria possível. Tudo isso ocorre mediante o avanço da tecnologia, pesquisas e desenvolvimentos astronômicos.
Contudo, até hoje Urano foi visitado apenas uma vez, e ainda assim, foi uma visita importante. Em 1986, a Voyager 2, uma espaçonave da NASA, sobrevoou o planeta a uma distância de 81 mil km das nuvens de Urano mais altas. Até o momento, parece que o planeta não é um alvo de pesquisa tão interessante para as agências espaciais.
8. “Inverno” e “Verão” que duram 42 anos
Sabe-se que um dia em Urano tem em torno de 17 horas, e isso já é bem interessante. Contudo, o planeta tem basicamente apenas – o que podemos considerar como um comparativo a partir de parâmetros da Terra – duas estações.
Devido a sua inclinação, se você estiver no polo norte de Urano, você experimentaria 42 anos seguidos de sol intenso. E quando acabasse este período, viria então o “inverno”, onde você passaria outros 42 anos sem ver o sol.
Considerações Finais
Deu para notar como o gigante azul tem bastante curiosidades que muitas vezes nem imaginamos. Afinal, com um tamanho que nos permite vê-lo a olho nu, sem dúvidas, tem espaço para bastante coisa incrível.
Hoje você pôde conferir que há muito mais do que podemos ver, mas com avanços nas tecnologias como telescópios espaciais e pesquisas astronômicas, é possível que nos próximos anos, a gente descubra muito mais sobre Urano e os seus mistérios.
Por fim, esperamos ansiosamente por novas curiosidades sobre o planeta Urano, e se você também, não deixe de conferir todas as novidades que trazemos aqui todos os dias. Até porque, vivemos em um mundo cheio de mistérios e curiosidades!
Com informações: Astro Tourism