6 curiosidades sobre o espaço

espaço sideral

Desde os primórdios o espaço encanta e amedronta o homem pelo seus aspectos misteriosos e divinos. Não por outro motivo, a lua, constelações e essa imensa escuridão espacial, sempre receberam denominações de entidades divinas e fantásticas. Vejamos a seguir as curiosidades sobre o espaço.

Por fim, com a chegada do homem à lua – ajudado pela Apollo 11, em 20 de julho de 1969, – muita coisa mudou. E, em síntese, agora são os seus aspectos astrofísicos e astronômicos que mais encantam.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com alguns desses fenômenos, que não deixam de impressionar o velho homem primitivo, assustado, e que ainda habita em cada um de nós.

1. Mão fantasma de Deus

Mão fantasma de deus
(Fonte: NASA/JPL-Caltech/McGill)

Um desses curiosos mistérios do espaço é a famosa e enigmática “Mão fantasma de Deus”.

Na verdade a coisa não é bem assim. Ao que tudo indica, não parece ser mesmo a mão de Deus que paira, misteriosamente, na imensidão do espaço.

Em resumo, trata-se apenas de uma “nebulosa de vento pulsar”, que se forma, naturalmente, com os restos de uma estrela que morreu em uma supernova.

2. Caveira Gritante

Caveira Gritante
(Fonte: A. Fabian (IoA Cambridge) et al., NASA)

Os habitantes do espaço também precisam conviver com os seus monstros e fantasmas. A exemplo disso, temos a assombrosa “Caveira Gigante”, que se formou como o resultado da reprodução em raios X da Constelação de Perseus.

À primeira vista, o que temos ali é um imenso crânio de um ser que se debate sob um ataque doloroso. No entanto, para os cientistas, nada mais que um fenômeno absolutamente comum e uma das mais curiosidades sobre o espaço.

3. Espaço Fantasmas

Espaço Fantasmas
(Fonte: Adam Block, NOAO, AURA, NSF)

Será que existem fantasmas no espaço? E se existem, quais serão as suas aparências? Bem, uma delas certamente será essa aqui, a do Espaço Fantasmas, uma das imagens mais curiosas e enigmáticas do espaço.

De maneira resumida, o que temos aqui é apenas uma simples nebulosa, composta por diversos gases, além de poeira estelar. Além disso, sabe-se que o seu nome é SH2-136, distante cerca de 1200 anos-luz do aglomerado de Cefeu.

4. Caveira de Halloween

Caveira de Halloween no Espaço
(Fonte: NAIC-Arecibo/NSF)

E se alguém lhe dissesse que também existe Hallowenn no espaço? Isso seria realmente possível? Porém, aqueles que tiveram a oportunidade de observar o asteroide TB145 no espaço dizem que sim. Mas, para os astrofísicos, a coisa está longe disso!

Em suma, ao que tudo indica, essa caveira solta no espaço é apenas e tão somente um cometa desintegrado, e que foi detectado pelo Observatório de Arecibo, Porto Rico, em outubro de 2015.

5. O “Planeta de diamante”

Planeta Diamante 55 Cancri e
(Fonte: NASA / ESA / Telescópio Espacial Hubble)

Um planeta de diamantes! Isso sim é uma das mais curiosidades sobre o espaço que podemos destacar nesse imenso espaço sideral.

Esse membro da elite do universo atende pelo nome de “55 Cancri e”. Em resumo, sabemos que ele está a cerca de 40 anos-luz do sistema solar, próximo da Constelação de Câncer e com um diâmetro que é o dobro do nosso planeta.

Ademais, o que se sabe, também, é que ele é uma espécie de exoplaneta, composto, basicamente, por rocha, grafite (ou carbono) e diamante.

Além disso, esse volume de diamantes pode ocupar até 2/3 do planeta, algo que já até vem fazendo com que seja dado início à “corrida do ouro em 55 Cancri e!”.

Não se sabe bem como isso será possível, mas, de forma alguma, todo esse carregamento de diamantes ficará simplesmente descansando, intocado, nesse imenso espaço sideral.

6. O futuro das galáxias

Essa curiosidade do espaço é daquelas que estão aqui apenas para assustar mesmo. Em síntese, estamos falando do que se conhece em astronomia como “Dark Flow” ou “Fluxo Escuro”.

Resumidamente, de acordo com o astrofísico da NASA, Alexander Kashlinsky, esse fenômeno indica, possivelmente, uma perigosa expansão de galáxias em direção a outros universos.

Mas o problema é que, em direção a essa interface, a tendência é a de que elas simplesmente desapareçam em uma espécie de “ralo cósmico”, que seria, na verdade, o destino de todas as galáxias.

Sim, ao que tudo indica, a nossa tão querida Via-Láctea pode estar indo pelo ralo. E isso é, sem dúvida, um dos fatos mais curiosos de que se tem notícia sobre a constituição do nosso universo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tem algo que queira acrescentar a esse artigo? Foi o que realmente esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações.

Fontes: SPACE22Words
Imagem: Pixabay

Compartilhar