O que é Lua de Sangue?

Luas de Sangue em suas diferentes tonalidades
Vária Luas de Sangue no céu Fonte: Pixabay

Você com certeza já se perguntou o que acontece com a Lua quando ela se torna vermelha e o mundo inteiro para somente para observá-la. Esse fenômeno possui diferentes nomes, mas é mais popularmente conhecido como a Lua de Sangue.

Apesar de parecer assustador o nome Lua de Sangue refere-se a cor avermelhada que a Lua adquire ao passar por esse incrível fenômeno que pode ser visto a olho nu. Logo, não precisa se preocupar, a Lua realmente não está sangrando.

Esse episódio é tão encantador quanto a Lua Azul, mas, diferente dela, a Lua de Sangue precisa de uma combinação de fatores lunares para se concluir, devido a isso é considerado um fenômeno raro. Portanto, se você tem a oportunidade de ver a Lua de Sangue não perca seu tempo, pois é algo que não acontece com frequência e definitivamente te deixará sem fôlego.

Para acontecer a Lua de Sangue é necessário que o satélite natural da Terra esteja imerso em outro fenômeno, o da Superlua. Além disso, também é necessário que um eclipse lunar esteja ocorrendo. Com a junção desses dois fenômenos a Lua de Sangue, também conhecida como Lua Sangrenta, surge para os olhos humano.

Como acontece a Lua de Sangue?

Lua de Sangue aumentada no céu com noite fechada
Lua de Sangue no céu Fonte: Pixabay

Agora que você já sabe o que é preciso para se ter uma Lua de Sangue, é importante conhecer os outros dois fenômenos que a compõe: a Superlua e o Eclipse Lunar. No caso da Superlua o próprio nome já entrega sua principal característica, que é o aumento dela perceptível a olho nu.

Durante esse fenômeno a Lua se encontra o mais próximo possível da Terra, o que faz com que seu tamanho cresça 15% e sua luminosidade aumente 30%. Vale ressaltar que durante a Superlua o satélite natural da Terra está na sua fase cheia, o que deixa sua imagem ainda mais impactante e bem nítida.

Diferente da superlua, que aumenta e evidencia a lua, o eclipse lunar a esconde total ou parcialmente. Isso é feito através de um jogo de sombras. O Sol, a Terra e a Lua se alinham e, dessa forma, a sombra da Terra criada pela luz do Sol acaba cobrindo a Lua, a deixando invisível a olho nu.

Esses dois fenômenos encantam os olhos humanos e, quando se unem, modificam a Lua ainda mais a tornando vermelha como sangue.

Lua de Sangue no Brasil

Lua de Sangue no céu azulado
Lua de Sangue no céu e montanhas Fonte: Pixabay

A última vez que os brasileiros tiveram a sorte de ver a Lua de Sangue foi em maio de 2022, no qual o a Lua avermelhada foi vista por toda a América Latina. Como dito anteriormente, o fenômeno da Lua de Sangue é algo raro, portanto, quem não conseguiu ver esse último terá que esperar mais alguns anos para avistá-lo.

Antes de 2022 a Lua Sangrenta foi vista nos céus brasileiros em julho de 2018 e, agora, só será vista novamente em meados de 2025. Ainda não se sabe a data exatamente e ela pode mudar dependendo do lugar no mundo em que o observador estiver.

Apesar da demora da nova aparição da Lua de Sangue, vale a pena ficar sempre atento e se programar para assisti-la, afinal, esse é um fenômeno único e impactante.

Lua de Sangue na Bíblia

Lua de Sangue em céu nublado à noite
Lua de Sangue em meio ao céu escuro e com nuvens Fonte: Pixabay

Esse fenômeno lunar tão impactante e raro não ficou de fora das páginas bíblicas. A Lua de Sangue aparece em algumas passagens da Bíblia e, no geral, ela indicaria que o fim do mundo está próximo. No entanto, esse fim contaria com uma junção de fatores que incluiria o surgimento da Lua de Sangue.

Em Joel 2:31, Atos dos Apóstolos 2:14-21 e Apocalipse 6:12 há referências a Lua de Sangue que coincidem com o fim do mundo. Entretanto, junto com ela o Sol deveria escurecer completamente, o que caracterizaria um eclipse solar e lunar ao mesmo tempo, algo impossível de acontecer.

Devido a essas incongruências há cristãos que acreditam que o fenômeno indique o fim dos tempos, como também há aqueles que descartam essa hipótese. Para os que defendem a primeira opção, o eclipse lunar e solar aconteceriam próximos um do outro e não ao mesmo tempo.

Uma outra hipótese para os cristãos, de acordo com as escrituras, é de que a Lua de Sangue seja apenas um dos sinais para a volta de Jesus ou o fim dos tempos. Isso se dá pelas passagens em Apocalipse, no qual indicam outros eventos que acompanharão a Lua Sangrenta como terremotos, deslocamento de ilhas e montanhas, entre outros.

Mitos e Lendas sobre a Lua de Sangue

Lua de Sangue em céu vermelho e com nuvens
Lua de sangue em meio a um céu nublado e avermelhado Fonte: Pixabay

A Lua sempre esteve presente nos mitos e lendas do mundo todo e isso não seria diferente com um fenômeno Lunar tão raro e impactante. Ancestrais da África e da América, incas, hindus e mesopotâmicos foram alguns dos povos que tiveram lendas sobre a Lua Sangrenta, que poderiam trazer bons sinais como também tempos ruins.

Algumas tribos americanas, por exemplo, interpretavam o fenômeno como se algo de errado estivesse acontecendo com a Lua, como se ela estivesse ferida. Como consequência, assim que a Lua de Sangue acabava, esses povos tratavam de curá-la através de canções direcionadas ao céu.

O povo Batammaliba, do continente africano, acredita que a Lua Sangrenta é o sinal de uma briga entre a Lua e o Sol, algo que deve ser consertado. Portanto, quando ela surge as disputas que podem estar acontecendo com o povo devem ser colocadas de lado, para que o equilíbrio retorne e tudo volte a ficar bem.

Lua de Sangue no céu escuro atrás de uma montanha
Lua de Sangue surgindo atrás de uma montanha Fonte Pixabay

Apesar dos povos africanos e americanos terem lendas mais otimistas, os hindus e incas vão para o lado oposto. Na lenda do povo hindu quando a Lua de Sangue surge significa que o demônio Rahu bebeu a poção da imortalidade. Com isso, o Sol e a Lua tentariam decapitá-lo, mas não conseguiriam e Rahu os caçaria e engoliria a Lua.

Já os incas, ao verem a Lua de Sangue, acreditavam que um jaguar estava devorando a Lua e que eles seriam os próximos. Apavorados eles faziam o máximo de barulho possível para espantar o jaguar e garantirem a segurança de todo o povo.

Nos tempos antigos, a Lua sempre foi envolta de muitos mistérios. Conforme os anos foram se passando alguns foram deixados para trás, mas muitos ainda acreditam em uma possível magia ou poder que ela carrega, principalmente em fenômenos como a Lua de Sangue.

artificial, ela pode simbolizar prejuízos à vida humana em um mundo capitalista. 


LEIA TAMBÉM


Compartilhar