Por que a Terra precisa do Sol?

A Terra precisa de tudo que o Sol fornece.

Você sabia que o Universo é tudo? Sim, simplesmente tudo! Absolutamente tudo! Isso inclui o espaço, a matéria, a energia, até mesmo o tempo, além disso, inclui eu, inclui você. A Lua e a Terra fazem parte do Universo, assim como centenas de planetas e suas próprias luas. Não podemos esquecer dos asteroides, buracos-negros, cometas e o Sol. Claro, o Sol! Sem ele nós não estaríamos aqui, em hipótese alguma, todavia, por que a Terra precisa do Sol?

Partindo do princípio, o Sol é uma estrela dentre tantas outras que constituem a Via Láctea que, por sua vez, também é apenas uma no meio de bilhões que existem no universo observável. Em primeiro lugar, é importante frisar que agora estamos no espaço, na verdade, ele está há poucos quilômetros acima de sua cabeça, e embaixo, e dos lados. Sempre apontamos ‘o espaço’ como algo distante, ele lá e nós aqui, mas a Terra não está separada do restante do universo, tudo presente nela é hospitaleiro à vida que conhecemos.

A Terra não é para sempre, mas sim algo passageiro, assim como todas as outras coisas. Por quase dois terços do tempo desde que o Universo surgiu, nosso planeta não existia, assim como não se perpetuará pela eternidade. O fato é que daqui bilhões e bilhões de anos, o Sol vai crescer ainda mais e engolirá Mercúrio e Vênus, enchendo o céu da Terra. Sobretudo, sua expansão pode engolir até mesmo a Terra. É quase impossível fazer uma previsão exata, pois os humanos apenas ‘começaram’ a decifrar os cosmos, entretanto, o passado é algo mais próximo de nós.

Imagem da NASA mostrando a imensidão do Universo.
Imensidão do universo. (Imagem: Goddard Space Flight Center/ NASA)

Quais influências o Sol têm sobre a vida terrestre?

Após muitas pesquisas, os cientistas finalmente chegaram a uma análise concreta: o planeta em que vivemos e todo o sistema solar ganharam ‘vida’ há, aproximadamente, 4,6 bilhões de anos. O Universo e sua imensidão é muito mais velho que isso, com 13,8 bilhões de anos, algo imensurável aos nossos olhos. Demoramos centenas de gerações para tentar entender o universo, nossos ancestrais, por exemplo, se apegavam no mito para explicar todas as coisas. Isso, por sua vez, refletia sentimentos como medo, preocupação, esperança e aspirações, e não a natureza da realidade.

As descobertas fascinantes sobre o Universo, os cosmos, o Sol e tudo que faz parte das galáxias nunca vão chegar ao fim. Agora, com o conhecimento e tecnologia cada vez mais modernos, os mistérios continuarão sendo revelados dia após dia, e enquanto o Sol não engole a Terra, precisamos aproveitar dos benefícios que ele traz à vida, afinal, você sabe por que nosso planeta precisa dessa estrela tão imponente?

De maneira enxuta, pode-se afirmar que o sol tem grandes influências sobre tudo que há aqui. Ele é responsável por impulsionar as correntes oceânicas, o clima, as estações, além de tornar a vida vegetal possível por meio da fotossíntese. Acima de tudo, a vida na Terra não existiria sem a presença do calor e da luz do Sol. Ele está a cerca de 150 milhões de quilômetros, e essa distância recebeu o nome de ‘unidade astronômica’ (UA), uma medida padrão de distância para astrofísicos e astrônomos.

O Sistema Solar mostrando o Sol, Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte.
Proximidade entre a Terra e o Sol. (Imagem: Astronomy Trek)

Como a Terra recebe energia solar?

Como seria a vida terrestre sem o Sol? Na verdade, ela não existiria. Simples assim! Ele erradia energia, calor e luz, fazendo com que nossa existência se torne possível. Tudo precisa de luz, não é novidade para ninguém que a Terra congelaria sem a presença dessa potente estrela nos liberando suas ondas. Pode-se afirmar que sua importância é maior que qualquer outra coisa, afinal, agita nossa atmosfera, aquece nossos mares, gera padrões climáticos e fornece energia às plantas, que quando saudáveis liberam oxigênio na terra. Mesmo com sua magnitude envolvendo calor e luz, essa estrela também afeta a sociedade por meio de fatores não tão óbvios assim: a energia térmica (que mantém as condições de vida no planeta) e a energia luminosa (que se converte em alimento para as plantas por meio da fotossíntese).

A energia solar acontece em decorrência da fusão nuclear que ocorre no Sol, essa fusão surge quando prótons de átomos de hidrogênio colidem de maneira bruta com o núcleo da estrela, onde se fundem para criar um átomo de hélio. Conhecido como ‘reação em cadeia PP’ (próton-próton), esse processo emite uma quantidade gigantesca de energia. Além disso, durante a fusão nuclear, a temperatura do núcleo do Sol e a alta pressão fazem com que este núcleo se separe dos elétrons, permitindo que a energia radiante viaje à Terra. A velocidade atingida é de 186.000 milhas por segundo, o que chamamos de velocidade da luz.

Outros benefícios do Sol

Então, ficou fácil entender porque o Sol é importante para nosso planeta, sem ele nós simplesmente não existiríamos, pois tudo estaria congelado. Ele erradia luz, o que torna a vida possível. As plantas precisam da luz para crescer, os animais (incluindo os seres humanos), por sua vez, precisam das plantas para se alimentar e do oxigênio que elas produzem. Em contrapartida, a exposição ao Sol também traz benefícios, como:

Plantinhas iluminadas pelo sol.
Plantas usufruindo da luz do Sol. (Imagem: Gardening Know How)
  • Fortalecimento dos ossos
  • Melhoria na qualidade do sono
  • Redução do risco de câncer
  • Controle da pressão arterial

Sobretudo, você pode não saber, mas a luz do sol também pode matar algumas bactérias prejudiciais ao organismo. Claro, tudo precisa ter cautela, mas os benefícios que o Sol traz são incontáveis. Então, a falta da luz solar acarreta uma série de graves problemas, como deformidades, alguns tipos de câncer, depressão, ossos fracos, dentre tantos outros.

Como foi dito anteriormente, essa estrela morrerá em alguns bilhões de anos, pois ficará sem hidrogênio e vai expandir conforme queima hélio. Ou seja, passará de gigante amarelo para gigante vermelho, mas para ele a morte não é o fim. Parte de sua massa será inundada, enquanto o restante esmagará no centro da nebulosa planetária. Isso se transformará em uma ultradensa, pequena e brilhante brasa do núcleo do Sol.

E aí, conseguiu decifrar todos os mistérios envolvendo a importância do Sol para a Terra? Compartilhe essa curiosidade com os amigos e continue acompanhando todas as notícias do Mundo Curioso!

Fonte: Exoplanets, National Geographic e LisbdNET.
Imagem: Reader’s Digest.