Qual a maior estrela do universo?

Qual a maior estrela do universo? 1

Ao pensarmos no tamanho do planeta Terra, é quase impossível para nossa mente ter uma noção de quão grande ele é. Todavia, ao compararmos com Júpiter, o maior planeta do sistema solar, percebemos que é um planeta bem pequeno, cabendo 1000 Terras no gigante gasoso! E se pegarmos todo o tamanho de Júpiter e compararmos com o Sol? Bom, nesse caso, cabem 1000 Júpiteres dentro do Sol. Apesar disso, nem de longe ele é a maior estrela do universo.

Por isso, nesse texto iremos te mostrar qual a maior estrela já descoberta, outras tão grandes quanto e muito mais. Continue lendo!

A maior estrela do universo

galáxia
(Fonte: Pixabay)

Como dissemos acima, o Sol por si só já é gigantesco, sendo o maior objeto presente no nosso sistema solar. Entretanto, quando comparamos com a escala do universo, ele mal chega a estar entre as 1000 maiores estrelas já vistas.

Assim, o maior corpo desse tipo já descoberto foi a Stephenson 2-18, uma supergigante vermelha. Dessa forma, ela está na constelação de Scutum, a uma distância de 18.900 anos-luz do nosso planeta.

Seu tamanho? Stephenson 2-18 tem colossais 1,50 × 10^9 km, ou 1,50 x 1000000000 de raio. Ela é tão gigantesca que faz parte, na verdade, de uma categoria especial: as estrelas hipergigantes.

Apesar disso, ao constatar que ela é uma supergigante vermelha, já é possível levantar alguns dados. Por exemplo, estrelas desse tipo são as maiores em termo de volume, mas não em massa ou luminosidade. Também são estrelas na fase final de sua vida, com temperaturas não tão elevadas.

Por fim, ao consumir todo o hidrogênio presente em seu núcleo, a Stephenson 2-18 irá colapsar, causando uma explosão chamada Supernova, grande o bastante para brilhar por toda a galáxia e, em alguns casos, criar um buraco negro.

A maior estrela do universo comparada com o Sol

E quando comparamos com o Sol, quão grande é a Stephenson 2-18? Apesar do tamanho da nossa estrela, ela nem chega perto do absurdo que essa gigante é.

Assim, a primeira dica de seu tamanho está na sua categoria. As hipergigantes são um grupo bem exclusivo, fazendo parte dele somente aquelas estrelas que possuem mais de 1 milhão de vezes a luminosidade do Sol e ao menos 50 vezes sua massa.

Só nisso, já percebemos que ela supera e muito o corpo central do Sistema Solar. Mas somente comparando diretamente conseguimos ter uma noção real de sua superioridade.

Ela é pelo menos 2158 vezes maior que o Sol. Seus raios são, em média, 1708 vezes maiores que os raios solares. Seu volume também é inacreditável: 10 bilhões de vezes o volume da nossa estrela.

Chega a ser inimaginável quão grande essa estrela é e quão pequeno o Sol se torna próximo a ela. Praticamente um grão de areia em uma imensa praia!

Se ela estivesse em nosso sistema solar, sua camada externa, a fotosfera, estaria em algum lugar próximo a Júpiter.

Outras estrelas gigantescas

maior estrela do universo
(Fonte: Pixabay)

Agora que você já está familiarizado com a maior estrela já descoberta, está na hora de apresentarmos algumas outras tão grandes quanto ela, capazes de fazer a Terra parecer tão pequena quanto uma bactéria:

UY Scuti

Até pouco tempo atrás, era ela que ocupava o posto de maior estrela do universo.

Seu raio é aproximadamente 1.700 vezes maior que o raio do Sol. Em termos de volume, característica em que se destaca, ela possui 5 bilhões de vezes mais. Isso mesmo: enquanto o Sol tem um volume de 1,409,272,569,059,860,000 quilômetros cúbicos (Cabem 960 mil Terras dentro dele), UY Scuti possui 5 bilhões de vezes esse número.

Todavia, a UY Scuti é de difícil estudo, pois se encontra extremamente distante do sistema solar e não possui nenhuma outra estrela próxima cuja interferência gravitacional possa ser medida.

VY Canis Majoris

Assim como a UY Scuti, a VY Canis Majoris também é uma hipergigante vermelha, ocupando um volume absurdamente grande justamente por estar em seus estágios finais.

Ela possui um tamanho pelo menos 1800 vezes maior que o Sol e está a 5 mil anos-luz da Terra. Segundo os dados coletados, é provável que, pelo seu tamanho, ela nem sequer gere uma supernova, virando um buraco-negro logo após colapsar.

Sírius

Sírius carrega uma característica muito especial: ela é uma etrela binária. Ou seja, faz parte de uma dupla de corpo celestes, tendo uma pequena estrela anã branca chamada de Sírius B em seus redores.

Sírius é a estrela mais brilhante que pode ser vista a olho nu, possuindo uma massa 2,4 vezes maior que a massa do Sol. Também, foi uma das primeiras estrelas nomeadas e registradas pela raça humana, estando presente em diversas culturas, desde a Grécia antiga até a o Havaí.

Claro, ela não está entre as maiores já descobertas, mas já é bem impressionante.

Outras

Em termos de volume, há diversas outras hipergigantes vermelhas que são absurdamente maiores que o nosso Sol. Assim, estrelas como NML Cygni, WOH G64, RW Cephei e Westerlund 1-26 são grandes dessa maneira justamente por estarem no final do seu ciclo.

Dessa forma, elas já consumiram todo o material responsável por gerar sua energia e agora caminham para um fim trágico: ou uma supernova, explodindo magistralmente, ou diretamente um buraco-negro, um corpo celeste tão massivo e concentrado que é capaz de atrair até mesmo a luz que adentra no seu campo gravitacional.

A menor estrela do universo

estrelas
(Fonte: Pixabay)

Por fim, já que apresentamos tantas estrelas gigantescas, que tal descobrir qual a menor estrela já estudada?

Assim, a EBLM J0555-57Ab é o menor corpo celeste dessa categoria já descoberto, sendo muito menor até mesmo do que nosso Sol. Essa diminuta estrela faz parte de um sistema estelar, sendo a menor de um trio. Sua massa equivale a 0,081 a massa da nossa estrela, mas ainda é 85 vezes mais massiva que Júpiter.

Em termos de classificação, ela é uma anã-marrom, algo entre um planeta e uma estrela de verdade. Todavia, como ela é capaz de gerar reações de hidrogênio em seu núcleo, é considerada uma estrela, possivelmente a menor existente, já que as leis da física astronômica dizem que um corpo celeste menor que isso não conseguiria atingir esse feito.

Fontes: All About the Biggest Star Stephenson 2-18 : Planets EducationMeet The 5 Biggest Stars in The Universe // StarLustSmallest star in the universe has been discovered (usatoday.com)
Imagem destacada: Sol Planeta Galáxia – Imagens grátis no Pixabay

Compartilhar