A evolução das barbearias nas últimas décadas

Cadeira típica das barbearias em um ambiente vintage.

Mudanças no visual sempre oferecem um prazer estético positivo para quem procura esse tipo de serviço, a exemplo das famosas barbearias. Por anos, os homens no mundo não davam notoriedade suficiente para sua própria aparência, optando normalmente por manterem-se fazendo o básico do dia a dia: higiene pessoal e alguns cuidados normais como cortar o cabelo, vestir-se de maneira adequada para cada situação e por aí vai.

Entretanto, ao decorrer dos anos, quando a modernidade foi tomando forma dentro de nossa sociedade, viu-se que o público masculino buscou novas alternativas para estar mais inserido no ritmo em que as coisas mudavam e evoluíam. Dessa maneira, se existe um tipo de serviço que vem crescendo cada vez mais nos últimos tempos, sem dúvidas, são os casos das barbearias.

Na conjuntura atual, buscar o serviço de uma barbearia pode conduzir em diversas opções de cuidados. Os homens, hoje em dia, em sua grande parte, não querem mais somente cortar o cabelo. Com um pouco mais de vaidade e cuidados pessoais, optam por fazer a barba e as sobrancelhas, manter os cabelos com um corte moderno e outros fatores têm se tornado cada vez mais parte do nosso cotidiano, mostrando como os seres humanos evoluíram nessa questão estética.

Cresceu o número de homens que fazem a barba em barbearias.
Homem fazendo sua barba em uma barbearia – Freepik.

O passado e presente das barbearias se interligam

Não se sabe ao certo a data exata em que as barbearias tradicionais foram criadas, mas estima-se que ao final do século XIX e ao início da Segunda Guerra Mundial, os serviços de barbearia eram fortes diante do público masculino. Num jogo até mesmo de popularidade, esses ambientes concorriam com as antigas tabernas, como um espaço que servia para encontros e cuidados estéticos masculinos.

Muito além da aparência, apenas, onde os homens buscavam fazer a barba ou cortar o cabelo, as barbearias funcionavam como um ambiente em que estes rapazes usavam para socializar ou rever amigos, bem como saber de novidades que circulavam pelos arredores. Visto que o serviço operava durante horas por dia, era comum que a notícia fosse passada de pessoa para pessoa, como uma forma de informação revezada em conjunto.

Além do mais, as barbearias também serviam como uma rota de fuga para os homens escaparem de uma realidade cansativa na rotina de trabalho. Dessa forma, além de buscarem um serviço que oferecesse melhorias estéticas, esse público conseguia se desvincular, mesmo que por pouco tempo, de um dia a dia um tanto quanto atordoado. Assistir aos jogos de futebol, beber cerveja ou algum drink e desfrutar de lazer, tal qual videogames ou mesas de sinuca, foram algumas melhorias pontuais que aconteceram no decorrer do tempo em barbearias mais modernas, para que o homem cuide do corpo e relaxe a mente.

A evolução das barbearias nas últimas décadas 1
As barbearias são ponto de encontro para os homens – Freepik.

A estética não faz parte apenas da figura masculina

Quando falamos sobre barbearias, sejam elas mais antigas ou modernas, um dos pontos cruciais para definir a estética desses ambientes tem tudo a ver com a forma como os móveis, espaço e objetos são dispostos em seus devidos lugares. Sem sombra de dúvidas, o visual conta muito em qualquer tipo de situação e, em locais como barbearias, essa premissa não seria diferente.

O investimento em móveis luxuosos e sofisticados são basicamente um requisito a ser preenchido. Espelhos ornamentados e com estéticas modernas, sofás de luxo, cadeiras de couro e confortáveis, objetos de estética padrão para cortes de cabelo e barba são, com certeza, levados em consideração quando falamos sobre uma melhor experiência vivenciada pelo público masculino, embora os homens nem sempre depositem tanta atenção na questão visual de um ambiente.

Embora toda essa espécie de malabarismo faça parte de uma barbearia nos tempos atuais, o foco principal não fica de fora: esses ambientes foram e são projetados, até os dias de hoje, com o intuito de serem locais aconchegantes e totalmente acolhedores para seu público-alvo. É dessa forma que a expansão das barbearias desenvolveu notoriedade nos últimos anos, pois os homens, em especial, costumam retornar para seguirem com novas tendências em cortes de cabelo ou barba.

A evolução das barbearias nas últimas décadas 2
A estética das barbearias segue um padrão único – Freepik.

Um risco que afastou as barbearias do centro das atenções

Enquanto o movimento crescia, grandes marcas buscavam uma alternativa que pudesse desviar o foco e a notoriedade que as barbearias conquistaram. A empresa Gillette foi uma das maiores causadoras desse declínio vivido por esses estabelecimentos. Isso porque, diante de um grande lançamento do seu primeiro aparelho de barbear, a empresa oferecia uma forma mais segura e barata para que os consumidores pudessem fazer a barba e, eventualmente, até realizar cortes de cabelo.

Entretanto, essa prática torna-se complicada para ser realizada por uma só pessoa, visto que ao cortar nosso cabelo por conta própria, por exemplo, não temos uma ampla visão de tudo que está sendo feito e, dessa forma, o serviço pode não estar sendo bem executado. Fazer a barba já é um caminho mais fácil, visto que podemos alinhar da maneira que for mais conveniente para cada um.

Muito embora os aparelhos e lâminas auxiliem no dia a dia, ter um profissional qualificado para esse tipo de serviço faz toda a diferença. E é por isso que as barbearias se tornaram um ramo crescente ao decorrer dos anos. É uma busca por experiência com qualidade personalizada, onde os cortes de cabelo e barba foram se adequando com o tempo, tornando tudo mais moderno e visualmente mais bonito, dando amplo significado à estética, os homens sentem-se em seu habitat natural.

Assim, conclui-se que o ramo da estética tem saltado numa crescente positiva nas últimas décadas. Para além das barbearias, ainda foram criadas diversas clínicas especializadas em procedimentos estéticos, casas de massagens, dentre outros serviços específicos para cada caso particular. Entretanto, é sempre bom manter o alerta ligado, pois recorrer a muitos procedimentos cirúrgicos apenas buscando um padrão de beleza elevado pode ser prejudicial e muito perigoso. Portanto, o ideal é sempre buscarmos serviços que nos ofereçam qualidade e, acima de tudo, confiabilidade diante do que for necessário, mesmo que exclusiva por estética, os cuidados sempre devem ser redobrados. 

Compartilhar