A raça humana tramitou por diversos aspectos desde que começamos a povoar o planeta. Com o decorrer dos anos, as espécies foram sendo transformadas, evoluções começaram a ser construídas e o processo de civilização passou a ser cada vez mais inerente com a nossa realidade.
Muita coisa que já conhecemos ou vimos no passado, deixaram de existir ou simplesmente acabaram evoluindo tanto, a ponto de não serem lembradas pelos métodos mais antigos ou tradicionais. Uma vez que a cultura faz parte de toda a evolução humana, sabemos que cada lugar tem características próprias que foram moldadas com o tempo. Entretanto, alguns aspectos são tão globais que tornaram-se parte de uma estrutura como um todo, tal qual nossa sociedade humana mundial.
O processo de civilização foi sendo moldado de acordo com as necessidades que fomos criando ao longo do tempo. O setor tecnológico foi um dos que mais sofreu com mudanças a partir do período do tempo, pois a humanidade passou por processos que automaticamente dependiam de transformações drásticas ao decorrer do dia a dia, principalmente por questões financeiras e de adaptação em sociedade.
Tecnologia humana e as formas de comunicações
Durante todas as décadas que passaram, as formas de comunicação humana se alteraram por sistemas como uma forma de avanço, para dar melhor acesso a como as pessoas vão ter condições de comunicar-se entre si. Com o transcorrer dos anos, alguns aparelhos foram desenvolvidos para melhorar essa adaptação. Muitos dos utensílios criados que conhecemos hoje em dia, sem dúvidas tornaram-se indispensáveis para nossa comunicação.
Um dos maiores e melhores exemplos que temos, é o celular smartphone. Um aparelho que surgiu nos anos 70 e passou por inúmeras transformações até os dias atuais, virou peça chave na forma de comunicação mundial. Atualmente, vemos o quanto esse tipo de aparelho sofreu modificações, visto que os primeiros celulares criados tinham botões e até mesmo capas de proteção, quando hoje, os modelos atuais sequer comportam botões.
Outro meio de comunicação muito importante a ser citado e historicamente lembrado, é o fato da criação dos televisores. Pouco a pouco, estes aparelhos foram sendo reformulados de acordo com a demanda mundial, já que os primeiros televisores criados não tinham cores e tampouco eram capazes de sintonizar canais. Hoje em dia, vemos que qualquer monitor mais avançado consegue até mesmo estabilizar acesso com a internet.
O avanço tecnológico e as influências humanas
Ano após ano, novas tecnologias foram criadas e, com elas, vimos o surgimento de computadores. Máquinas tecnológicas que comportavam sinal de rede da internet e rapidamente se tornam destaque na produção mundial. Dessa forma, nós podemos aprender a navegar em diversos sites, fazer pesquisas, baixar fotos e qualquer outra ferramenta disponível dentro dos navegadores de mídias.
No âmbito da internet, muitos sites e aplicativos foram criados de acordo com a demanda e novas ferramentas tecnológicas. Um dos primeiros e mais promissores sites inventados, hoje atinge uma larga escala mundial de usuários, trazendo novidades promissoras para a humanidade. Estamos falando do Youtube.
O Youtube faz parte da nossa história e é uma plataforma que tem como base a inserção de lançamentos de vídeos através de um login criado por cada usuário. Essa plataforma permite que pessoas ao redor do mundo todo, conectadas à internet, consigam assistir vídeos, documentários, clipes e até mesmo filmes, somente pesquisando dentro dos conteúdos criados e postados por cada pessoa em particular. O Youtube foi criado em Fevereiro de 2005 e, desde então, já consta com bilhões de ‘internautas’ espalhados ao redor do mundo.
O primeiro vídeo postado na história da plataforma
Ainda que a plataforma fosse desconhecida por toda a humanidade, ela havia sido criada, então só faltava um incentivo dos usuários para que o projeto todo realmente desse certo. Sem sombra de dúvidas, a criação do Youtube surgiu como mais um meio de explanar conexões e facilitar a vida das pessoas, pois dava a oportunidade dos usuários serem criativos.
E o primeiro vídeo postado no Youtube aconteceu poucos meses depois do lançamento da plataforma, no mês de Abril. Quem publicou foi o próprio co-fundador, Jawed Karim, e desde que foi postado, esse o o único vídeo presente na conta de Jawed.
O vídeo tem apenas 18 segundos e leva como título a frase “Me at the Zoo” (Eu no zoológico). O enredo da curta filmagem tem apenas cenas de Jawed em frente a câmera de vídeo, enquanto mostra alguns elefantes que estão por trás, provavelmente para fazer parte do enredo em que o jovem quis enfatizar sua localização.
A inteligência e eficiência humana no decorrer da história
Depois de criada a plataforma e com o primeiro vídeo postado, incontáveis novos canais foram surgindo com o passar dos anos. Canais de notícias, esportes, cultura, música, dentre tantos outros segmentos, acabaram tomando forma dentro da plataforma. Pouco a pouco, vídeos foram crescendo, viralizando, fazendo com que a humanidade pudesse assistir os conteúdos de sua própria escolha, de acordo com preferências pessoais.
Atualmente, com os avanços tecnológicos da raça humana, vemos que super produções já foram criadas dentro do Youtube. Cantores internacionais e também nacionais, que apostam em visuais ousados, diferentes e até mesmo polêmicos, geram visualizações dentro dos canais, e é assim que o público vai sendo alcançado mundialmente, pois a demanda torna-se parte principal desse projeto.
Partindo do pressuposto que a geração de visualizações, e cada vez mais pessoas utilizando a plataforma do Youtube, os lucros aumentam, estima-se que a receita da plataforma está beirando a cada dos 25 bilhões de dólares.
Com uma demanda alta de bilhões de pessoas ao redor do mundo conectadas virtualmente, a plataforma, mesmo que passando por altos e baixos, ainda segue sendo muito utilizada, pois qualquer pessoa com acesso a internet consegue facilmente acompanhar os vídeos postados. Embora algumas mudanças tenham desagradado parte dos usuários, tais como a assinatura para ter um conteúdo Premium, sem propagandas ao longo dos vídeos, o Youtube ainda é uma das maiores e mais rentáveis plataformas mundiais, deixando evidente que o sucesso também percorre por momentos de crise dentro da relação humana com a tecnologia.