Saber se existe vida em Marte ou já existiu alguma forma de vida em outro planeta é uma das maiores curiosidades do ser humano. Todo mundo já se perguntou sobre isso, pelo menos uma vez na vida. Conforme a tecnologia avança, mais perto nós ficamos de responder a essas perguntas.
Nesse sentido, Marte é o planeta mais explorado do Sistema Solar, depois da Terra. Nós, inclusive, já temos muitas imagens e vídeos do Planeta Vermelho, além de material coletado. Isso acontece em especial por sua localização, sua distância do sol e sua estrutura, que propicia a exploração.
Dessa forma, o planeta é bastante estudado e estamos cada vez mais perto da resposta a esta questão. Por isso, confira algumas informações sobre o nosso vizinho vermelho e chegue às suas próprias conclusões se existe ou não vida em Marte.
Sobre o planeta Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar. Assim como o nosso planeta Terra, ele possui estações, polos, vulcões e, o mais importante, existe a possibilidade de haver água. Em 2015, alguns cientistas acharam minerais hidratados em encostas nos locais mais quentes de Marte.
A água é um pré-requisito para a manutenção da vida como conhecemos. Como resultado, a chance de ter água no planeta vizinho pode ser um bom indicador de que pode ter havido vida lá em algum momento. Ou até que ainda há alguma forma de vida.
Registros do Perseverance em Marte
Os registros do robô Perseverance, que chegou em Marte em fevereiro deste ano, confirmam que existiu água no planeta. Nesse momento, o robô Percy, seu apelido, está colhendo amostras da cratera de Jezero, uma cratera que antes era um lago. As amostras também mostraram que existiram diversas fases desse rio, inclusive enchentes.
Apesar do rio ter bilhões de anos e hoje em dia já ter secado, esse registro é muito importante para definirmos se houve vida em algum momento. Afinal, se existiu vida no planeta, é lá que encontraremos algum vestígio disso. E é possível que alguns destes vestígios estejam conservados até hoje.
Esses indícios também mostram que há milhões de anos atrás, quando a cratera ainda era um lago, o planeta vizinho era bem parecido com a Terra. Agora, Percy está a caminho da base de onde havia uma Delta, para coletar pedras de argila. Além disso, o robô ainda coletará materiais de um anel de rochas, que ficam na borda da cratera de Jezero.
Porém, para a tristeza de todos os curiosos, o robô só vai voltar para a Terra com as amostras a serem analisadas no ano de 2030.
Tipos de vida em Marte
Recentemente, uma foto do robô Curiosity, que também explora Marte, mostrou alguns organismos que parecem ser fungos, na superfície do Planeta Vermelho. Essa hipótese parte do microbiologista Dr. Xinli Wei, da Academia Chinesa de Ciências e do astrofísico, Dr. Rudolph Schild, de Harvard-Smithsonian. Ambos estudaram as imagens e chegaram à conclusão de que pode se tratar de um tipo de fungo, como um cogumelo.
Segundo a dupla de cientistas, esse fungo cresceria e mudaria junto com as estações de Marte. Se isso for realmente um fungo, abre precedentes para a existência de outros organismos, como algas, mofo e espécies redutoras de enxofre.
Uma análise demonstrou nove espécimes esféricos, que saem do chão do planeta vizinho. Apesar de isso não ser prova de que existe vida lá, as descobertas aumentam as chances de que tenha existido ou ainda exista vida em Marte.
Chances de existir vida em Marte
Em uma entrevista à CNN, o astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Gonçalves, disse que ainda há um longo caminho pela frente para que os estudos consigam dizer se houve algum tipo de vida no Planeta Vermelho.
Hoje em dia, Marte é um local bastante inóspito. Por isso, as chances de que ainda exista vida no planeta são bastante pequenas. No entanto, todos os estudos do planeta demonstram que ele já foi bastante parecido com a Terra antes de se tornar um grande deserto de areia.
Há bilhões de anos o planeta abrigava água líquida, possuía uma atmosfera bastante parecida com a da Terra. Além de que, ainda hoje, os planetas possuem várias semelhanças. Ambos possuem estações do ano, uma massa parecida, Marte está um pouco mais longe do sol, mas ainda assim o clima é bem ameno em comparação com outros planetas.
Dessa forma, são todos indícios de que as amostras coletadas em solo marciano podem demonstrar em um futuro próximo que existem indícios de vida no planeta.
Fonte: Smithsonia
Imagem: Pixabay