Os 10 exoplanetas mais estranhos do Universo

Fonte: Pixabay
exoplanetas mais estranhos do universo

Os exoplanetas mais estranhos do universo muito demonstram como há todo tipo de corpo celeste através do espaço. Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas, na década de 1990, todo tipo de planeta já foi encontrado além do nosso sistema solar.

Com milhares de exoplanetas já confirmados, e com esse número crescendo, aumenta a possibilidade de encontrarmos algum mundo que poderia conter vida da forma que a conhecemos. Muitos deles, contudo, seriam extremamente hostis à presença humana, seja por temperaturas extremas ou pela ausência de uma atmosfera.

Conheça abaixo alguns dos exoplanetas mais estranhos do universo.

Os 10 exoplanetas mais estranhos do universo

1. HD 189773b – onde chove vidro

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: ESO/M. Kornmesser

Um dos exoplanetas mais estranhos do universo sem dúvidas é o HD 189773b, o mundo a 64 anos-luz de distância da Terra. Sua aparência pode ser belíssima externamente, como um mármore azul flutuando, mas esse gigante gasoso guarda uma característica perigosa.

Além de conter rajadas de vento que alcançam 8,700 km/h, nele também chove vidro. A coloração azul do planeta é o reflexo do silicato em sua atmosfera – silicato que, quando aquecido pelas altíssimas temperaturas de 1300 graus Celsius, forma grãos de vidro.

2. TOI 849 b – um gigante rochoso sem atmosfera

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: University of Warwick/Mark Garlick

Descoberto pela NASA em 2020, esse exoplaneta orbita tão próximo da sua estrela que um ano dura apenas 18 horas. Ele não contém atmosfera, e suas temperaturas alcançam 1530°C.

Sua característica mais estranha é possuir uma natureza híbrida. Ainda que tenha o tamanho de um gigante gasoso como Netuno, ele é um planeta denso e rochoso – sendo na verdade o maior mundo rochoso já descoberto, 40 vezes tão massivo quanto a Terra.

3. WASP – 12b

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: NASA/ESA/G. Bacon

A três milhões de anos-luz do seu fim, WASP-12b está espiralando em direção à própria destruição nas mãos da sua estrela, uma anã amarela. Novas pesquisas indicam que o planeta, localizado a 600 anos-luz na constelação de Auriga, está agora tão perto que começou a balançar e distorcer-se diante a poderosa gravidade da estrela, enquanto uma intensa radiação estelar o fez inchar tanto que ele começou a se destruir, tornando-o um dos exoplanetas mais estranhos do universo.

4. Mundos perdidos – exoplanetas à deriva

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (Caltech-IPAC)

Muitos exoplanetas são inóspitos, e variam em tamanho, cores e densidades, ainda que compartilhem uma característica em comum: a órbita em torno de uma estrela. Todavia, ainda que a maioria dos planetas se encontre sob tal condição, alguns mundos simplesmente estão vagando através da galáxia. Sem uma estrela para iluminá-los e aquecê-los, a existência é escura e fria nesses nômades espaciais.

Um deles é o OT44, localizado a 550 anos-luz de distância na constelação de Camaleão. Esse planeta tem 11 vezes a massa de Júpiter, e acredita-se que possua um disco circunstelar de poeira, rocha e gelo.

5. 55 Cancri e – um planeta de diamante

exoplanetas mais estranhos do universo
Ilustração artística comparando o tamanho da Terra e 55 Cancri e. Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC)

Um dos exoplanetas mais estranhos do universo, além de fascinante, orbitando uma estrela semelhante ao sol, é o Cancri e. A primeira Super-Terra descoberta em torno de uma estrela, pensava-se que era tão abundante em carbono que, graças à imensa pressão e à temperatura de 2.700°C, seu interior era feito de diamante.

Pesquisas mais recentes tiraram o brilho da teoria do diamante, revelando menos carbono do que se pensava anteriormente, mas a natureza de 55 Cancri e permanece enigmática e fortemente contestada.

6. TrES-2b – o exoplaneta mais escuro

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: David A. Aguilar (CfA)

Identificado pelo telescópio espacial da NASA, Kepler, em 2011, TrES-2b é o exoplaneta mais escuro já descoberto, refletindo menos de 1% da luz que o atinge. Ele orbita uma estrela a 750 anos-luz de distância na direção da constelação de Draco, sendo mais escuro que qualquer planeta ou lua já descoberto.

David Kipping, cientista do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, apontou que o planeta é mais escuro que um pedaço de carvão.

7. KELT-9b – o exoplaneta mais quente

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Um dos exoplanetas mais estranhos do universo, semelhante á Júpiter, é o KELT-9b, mais quente do que muitas estrelas. Ele orbita tão próximo à sua estrela que sua superfície atinge mais de quatro mil graus Celsius – tão quente que possui ferro atômico e titânio em sua atmosfera. Um ano inteiro dura menos que um dia e meio nesse planeta.

Com dados do Spitzer Space Telescope, pesquisadores descobriram que as temperaturas extremas no lado diurno do planeta faz com as moléculas de hidrogênio se quebrem, recombinando-se somente quando elas fluem para o lado noturno, relativamente mais frio, antes de se quebrarem outra vez quando o dia retornar.

8. HR 5183b – a órbita mais esquisita

HR 5183b não tem pressa nenhuma para orbitar sua estrela. Descoberto em 2019, é um planeta gigante, três vezes maior que Júpiter, levando cerca de 74 anos para completar sua translação.

O que é estranho nesse exoplaneta, contudo, é sua órbita, que o leva para os limites externos do sistema antes de retornar para o centro, passando pertíssimo da sua estrela antes de se afastar novamente. Acredita-se que essa movimentação tenha um efeito devastador em qualquer outro planeta no sistema que esteja tentando manter uma órbita mais normal.

9. K2-18b – muita água… ou vapor

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: ESA/Hubble, M. Kornmesser

O K2-18b, com duas vezes o raio e oito vezes a massa da Terra, já foi considerado um possível planeta semelhante ao nosso, então houve muita empolgação quando foi anunciado, em 2019, que água havia sido encontrada em sua atmosfera. Pela primeira vez havíamos achado um planeta rochoso orbitando a zona habitável da sua estrela, onde água líquida poderia se formar na superfície.

Antes de pensarmos em oceanos, contudo, veio a revelação de que K2-18b se pareceria mais com os pequenos planetas parecidos com Netuno, que possuem uma espessa atmosfera de hidrogênio, uma camada aquosa e um núcleo rochoso de ferro, onde as temperaturas e pressões são altas demais para sustentar vida.

10. HAT-P-7b – um Júpiter superaquecido, escuro feito carvão

exoplanetas mais estranhos do universo
Imagem: NASA, ESA and G. Bacon (STScI)

Fechando a nossa lista dos exoplanetas mais estranhos do universo temos HAT-P-7b, maior que Júpiter e com uma órbita inclinada em 108º em relação à sua estrela, o que é quase uma órbita polar.

Ele orbita tão próximo que um ano dura apenas três dias. Está 20 vezes mais perto da sua estrela do que a Terra do sol. Durante o dia, as temperaturas ultrapassam 2,200 graus Celsius, sendo mais quente que muitas estrelas. Apesar disso, é um dos mundos mais escuros da galáxia, tanto quanto carvão, absorvendo 97% da luz visível que o atinge.


LEIA TAMBÉM:

Fonte: BBC Sky at Night Magazine

Compartilhar